InícioAnimais & PlantasCachorro do Mato Vinagre - Speotthos venattiicus

Cachorro do Mato Vinagre – Speotthos venattiicus

Speotthos venattiicus
Canídeo de pequeno porte, medindo de 55 a 75 centímetros da cabeça ao corpo e pesando aproximadamente de 5 a 7 quilos. Apresenta como características marcantes as orelhas redondas e extremamente curtas, assim suas patas e cauda. É considerado o canídeo mais social, pois vive em grupos de 4 a 7 indivíduos. Estes grupos podem ser compostos pelo casal e sua prole e estar ou não associado a outros indivíduos. A gestação duraaproximadamente 67 dias e a prole varia entre 1 a 6 filhotes, que são amamentados por oito semanas. A longevidade e de aproximadamente 10 anos. São encontrados no Panamá, Colômbia, Venezuela,
Guianas, leste do Peru, Brasil, Sul da Bolívia, Paraguai e nordeste da Argentina. Habitam florestas a áreas de savana úmida, sendo encontrado em diversos habitats, como florestas de galeria e floresta tropical úmida, de preferencia próximo a cursos d´agua. 
Sua alimentação é constituída de peixes, grandes roedores como cutias, pacas e capivaras, de pequenos cervídeos, incluindo também outros mamíferos de pequeno porte. A utilização de animais maiores do que o próprio S. venaticus para alimentação e possível através da caça cooperativa, onde vários indivíduos do grupo participam. A espécie aparenta ser rara em seu habitat, sendo mais suscetível a destruição do habitat e ocasionando a perda de suas presas, pelo mesmo problema.
Esta espécie foi classificada pela IUCN como vulnerável, de acordo com o Livro Vermelho, de 1994. Este canídeo parece ser extremamente raro dentro de sua área de ocorrência, o que o torna mais suscetível á destruição de seu habitat.
Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -