InícioAnimais & PlantasA Importância da Mata Ciliar

A Importância da Mata Ciliar

Existem diferentes tipos de vegetação que se desenvolvem nas margens dos rios. Essas diferenças se devem à variação das espécies de plantas que ocorrem nas diversas regiões. Por outro lado, também ocorrerão variações de plantas devido às condições dos solos nas margens desses rios, por exemplo, quando temos ambientes mais ou menos encharcados.

Os rios constituem correntes naturais de água e são delimitados por suas margens. Nessas margens desenvolve-se uma vegetação conhecida muitas vezes como mata ciliar. Essa vegetação em conjunto com o solo, os animais, além do próprio rio formam o ambiente ciliar ou ambiente fluvial. A mata ciliar também recebe outros nomes como, por exemplo, floresta ripária e mata de galeria.
A sua importância é extrema pois tem relação direta com a água. Atua como Proteção física das margens dos rios, faz a Reciclagem de elementos em condições de solos encharcados, possibilita a interação entre os ecossistemas terrestre (corredores biológicos) e aquático, Desempenha papel de corredor  genético  para a flora e fauna, promovendo o fluxo de espécies dentro e entre os diferentes Biomas. Diferentes matas ciliares: vales fechados, terraços, alagados, ilhas, banco de areia.

A sua ausência ocasiona:

  • Desmoronamento;
  • Assoreamento;
  • Destruição dos ecossistemas do leito do rio, das margens;
  • Aumento da temperatura da água e diminuição do oxigênio;
  • Fim dos alimentos para ictiofauna;

Existem leis que estabelecem, para as propriedades rurais, um limite que deve ser preservado de mata ciliar de acordo com a largura do rio. Veja figura abaixo:
A mata ciliar deve ser entendida como um componente da propriedade devido aos muitos benefícios que gera ou aos diversos problemas que ela ajuda a evitar. Trabalhos de educação ambiental para os proprietários são de grande valia para levar informações básicas através das leis que protegem as Areas de Preservação Permanente – APP (mata ciliar) e Reserva Legal.

Atualmente cerca de 90% dos proprietários rurais estão ilegalizados quanto à questão de preservação da mata ciliar, fato este, muito importante para que o Governo Ferderal juntamente com o Governo Estadual e Prefeituras possam elaborar planos diretores de fiscalizção ambiental mais eficazes.

(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) {return;}
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/en_US/all.js#xfbml=1”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -