InícioAnimais & PlantasAraras - Um casal para a vida inteira

Araras – Um casal para a vida inteira

Já reparou que as araras, indivíduos da família dos Psittacidae, sempre estão voando em casal? Pois bem, as araras sejam elas canindé, arara-vermelha ou arara-azul, formam casais que perpetuam pro resto da vida. Estes casais vão cuidar dos filhotes juntos, onde o macho pode sair para buscar alimento e a fêmea fica no ninho ou vice-versa. 
Os casais se mantêm juntos enquanto estão vivos, somente com a morte do macho ou fêmea é que passam a viver sós, ainda assim, é muito difícil do indivíduo que restou arrumar outro parceiro sexual. Este tipo de relacionamento, a formação de casal, se chama monogamia, onde os indivíduos de uma espécie, de acordo com a seleção natural, obtiveram melhor sucesso reprodutivo se reproduzindo com um parceiro sexual somente, dedicando assim mais cuidado com sua prole. Uma arara bota em média 2 ovos por período reprodutivo mas na maioria das vezes, mesmo com o cuiado parental intenso, somente um filhote sobrevive. O filhote pode ficar até 7 anos com seus pais, até se tornar um indivíduo apto para reprodução e encontrar um parceiro sexual.
Quer saber mais sobre as araras?
Conheça o Projeto Arara Azul, Criado pela Bióloga Neiva Guedes para preservação da Arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus).
Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -