InícioAnimais & PlantasRaposa do Campo - Lycalopex vetulus

Raposa do Campo – Lycalopex vetulus

Lycalopex vetulus
Canídeo de pequeno porte, com coloração marrom acinzentado, com uma linha negra na região mediana dorsal. Apresenta manchas negras na cauda. Uma característica muito importante e que esta espécie possui a base das orelhas e partes das patas amareladas e queixo branco. Mede aproximadamente 60 centímetros e pesa cerca de 4 quilos. 
Vive nas vegetações do cerrado e caatinga do Brasil, como campos de vegetação aberta e poucas arvores. Ocorre desde o Ceara, passando por parte de São Paulo e pelos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato grosso e Mato Grosso do Sul. Se alimenta sazonalmente de invertebrados, especialmente térmites e outros insetos e de pequenos roedores e pássaros.
A gestação dura em media dois meses, onde nascem de 2 a 5 filhotes, que ficam em buracos ou tocas, procurados pela mãe. E um animal tímido, mas quando ameaçado pode ser bastante territorialista, defendendo sua prole. Longevidade de 13 anos aproximadamente.
Nas regiões urbanas próximas a agricultura, estes animais são caçados pelo homem por serem considerados uma ameaça a criação de galinhas e outros animais domésticos, já que em raros casos se alimentam destes pela redução e perda de seu habitat e proximidade com fazendas.
Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -