InícioAnimais & PlantasQueixada - Taiassu pecari

Queixada – Taiassu pecari

Os queixadas (Tayassu pecari) são conhecidos como porcos-do-mato. Se distribuem em todo o Brasil e demais países da América do Sul. Formam bandos grandes, de 50 a 150 indivíduos e seu bando em maioria é composto por fêmeas. Não possuem dimorfismo sexual, ou seja, tanto o macho quanto a fêmea são iguais.
Estudos feitos pela pesquisadora Alexine Keuroghlian no Instituto Ambiental Quinta do Sol, em Taboco, distrito do município de Corguinho, aqui em Mato Grosso do Sul, revelaram que os queixadas se alimentam principalmente de Buriti (Maurytia flexuosa), uma plameira localizada em áreas úmidas, que possui frutos carnosos.
Os queixadas possuem dentes grandes (parte inferior) que ficam para fora da boca, e é com estes enormes dentes que fazem um barulho muito alto quando batem eles, uma característica típica destes animais. Além disso, eles possuem um cheiro característico, devido a glândula secretora localizada do lado direito, em seu dorso próximo à cauda. Esta glândula secreta uma substância extremamente desagradável quando se sentem ameaçados.
Os queixadas se alimentam de raízes, frutos e caules, fazendo trilhas pelas matas com marcas de suas fuçadas ao solo, em busca de alimento. Como o número de indivíduos no bando é grande, as marcas deixadas também são.
Estudos revelam que os queixadas tem importantes papeis como dispersores de sementes de alguns frutos, mas ao mesmo tempo são potenciais predadores pois em muitas vezes predam o fruto por inteiro, inclusive as suas sementes.
Eu (Guellity) e minha amiga Carol Marchewicz com a queixada Cris, no Instituto Ambiental Quinta do Sol, em Taboco – MS.
Se quiser saber mais sobre estes animais, acesse:
Drª Alexine Keuroghlian – Bióloga da WildLife Conservation Society.
Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -