InícioAnimais & PlantasBalanço Hídricos dos vegetais

Balanço Hídricos dos vegetais

As plantas estão constantemente expostas às variações do ambiente atmosférico, assim, perdem água continuamente (por evaporação). O controle dessas perdas é fundamental para a sobrevivência da planta, no qual é denominado Balanço hídrico.A água é um elemento nas plantas essencial para a divisão celular, e consequentemente contribui para o crescimento das mesmas.As células que irão se dividir estão sob pressão de turgidez, onde a membrana plasmática envia sinais para o núcleo, para que a célula comece a se dividir.
A água é essencial para os vegetais pois faz o transporte de nutrientes, contribui para a divisão celular, fotossíntese, transporte de excreções, controle de temperatura superficial etc.

Nesse processo de controle hídrico, ou seja, o controle da água que sai das plantas, estão inclusos dois meios: A Gutação, no qual a perda de água ocorre em forma líquida; e a transpiração que é a perda de água em forma de vapor. 

Para o balanço hídrico ocorrer, algumas estruturas são essenciais, como:

Cutícula: camada cerosa que reveste a epiderme das folhas; Estômatos: Estruturas responsáveis pelas trocas gasosas (O², CO²), sendo assim, estas estruturas controlam a perda de água em forma de vapor e controlam a transpiração, onde as plantas mantem uma estabilidade hídrica favorável. Nas plantas, 98% da água obtida pela raíz é perdida para o ar como vapor dágua, A maior parte da água resultante fica retida nos tecidos vegetais e somente 0,2% é usado na fotossíntese!
Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -