InícioGraduação & ProfissãoQuero pesquisar animais selvagem. O que tenho que fazer?

Quero pesquisar animais selvagem. O que tenho que fazer?

Bom, para qualquer pesquisa com animais selvagens você deve se formar um Biólogo bacharelado ou um veterinário. Esses são os dois caminhos somente. Engenheiros ambientais nem chegam perto de animais e as disciplinas e ares são diferentes. O biólogo bacharel pode trabalhar com a ecologia, a biodiversidade, as comunidades de vertebrados selvagens, assim, ele entende o comportamento reprodutivo, os atos de acasalamento, os níveis hierárquicos quando existir um grupo social, o biólogo sabe tudo sobre o animal ou grupo a ser estudado. Já o veterinário vai estudar os métodos de tratamento de algum machucado no animal, a forma de manejo, a quantidade específica de sedativo para aplicar ao animal, as quantidades específicas de remédios e demais drogas que sejam necessárias durante uma pesquisa. Então, eu uma pesquisa com animais selvagens, você deve sempre saber o que vai trabalhar, vai estudar o comportamento reprodutivo, a hierarquia e comportamento em grupos, ou quer saber quais são os componentes de sua dieta, ou qual a área de vida da espécie, enfim, são várias perguntas que você irá fazer para si mesmo, buscando escolher qual área pretende trabalhar.

As monitorias via rádio estão se difundindo cada vez mais nas pesquisas no país e os membros indispensáveis das equipes são os biólogos e veterinários. O biólogo vai estudar a espécie anotar os dados, ver onde a espécie está andando, ver rastros etc… o veterinário irá sedar estes animais para que sejam implantados os colares para rastreamento.
Em uma pesquisa de monitoria para estudos de área de vida de um animal, o veterinário é um membro essencial, pois somente o veterinário pode sedar os animais selvagens aqui no Brasil, de acordo com a legislação. Sendo assim, se um biólogo quiser capturar um animal para estudo, e for necessária a sedagem, só o veterinário poderá fazê-la. Mas isso não significa que o biólogo é dependente do veterinário, pelo contrário, totalmente independente, só mesmo em caso de sedagem de animais que o veterinário entra em cena.
Para você que gosta de qualquer animal e pretende ajudar na sua conservação, o caminho é a biologia. Na graduação você verá Biodiversidade, Ecologia de comunidades e populações, no qual são matérias muito importantes que se relacionam entre si buscando estudar o comportamento e a distribuição dos organismos.
Para mais informações sobre o curso de biologia, clique aqui.
Abraço!
Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -