InícioAnimais & PlantasCanibalismo entre ursos polares: mais comum conforme o Ártico esquenta?

Canibalismo entre ursos polares: mais comum conforme o Ártico esquenta?

Ursos polares machos predando filhotes e até mesmo fêmeas não é exatamente uma novidade, mas as observações recentes ao largo da Noruega sugerem que o canibalismo pode acontecer com mais frequência conforme as temperaturas aquecem e reduzem o gelo do mar Ártico.
A conclusão dessa pesquisa é baseada em imagens e observações feitas em três incidentes separados de canibalismo no verão e começo do outono, enquanto os ursos polares adultos estavam no gelo do mar, que eles usam como plataformas para caçar focas.
Observações de canibalismo anteriores envolveram ursos polares na costa, e não no mar, e em outra época no ano. “As três observações que descrevemos são diferentes da maioria dos outros relatos de infanticídio e canibalismo de ursos polares, pois ocorreram entre o verão e o início do outono, enquanto alguns ursos de todas as idades e sexos ainda estavam usando ativamente o gelo do mar como uma plataforma para caça”, disseram o especialista em ursos polares Ian Stirling e a fotógrafa que registrou o incidente Jenny E. Ross.
Como poucas observações anteriores de ursos polares no gelo marinho no verão foram feitas, o canibalismo pode ser relativamente normal e ocorrer mais frequentemente do que foi previamente pensado.
“Como o clima continua quente e o gelo do mar continua a romper-se e derreter mais cedo, tornando as focas menos disponíveis mais cedo no verão, a frequência de predação intraespecífica e canibalismo pode aumentar”, disseram os autores do estudo.
Da mesma forma, como os navios vão mais longe com o gelo derretendo, mais casos semelhantes de predação intraespecífica e canibalismo podem ser relatados.
O gelo do Ártico segue um ciclo natural de crescimento no inverno e encolhimento no verão, mas na última década, a retração se espalhou. Em setembro passado, o gelo que cobre o Oceano Ártico caiu no segundo registro mais baixo desde 1979.[MSN]

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -