InícioAnimais & PlantasNovas espécies de moluscos são descobertas em Bonito - MS

Novas espécies de moluscos são descobertas em Bonito – MS

Em maio deste ano, fizemos um trabalho de levantamento da riqueza de moluscos no Rio Formoso, no Parque Ecológico Rio Formoso, em Bonito – MS. 

Área de Estudo
O Parque Ecológico Rio Formoso é uma reserva natural no município de Bonito-MS, localizado no entorno do Rio Formoso.  Nele são praticadas várias atividades turísticas, como o ecoturismo, cavalgadas, trilhas pela mata ciliar, mergulho, flutuação entre outras, além dos belos restaurantes e camping que recebem muitos turistas de todo o país e mundo. O Parque Ecológico Rio Formoso está localizado a 7km do município de Bonito.
Metodologia
Foram feitas as coletas no dia 06/05/2011, sexta-feira. Para a amostragem, foram escolhidos quatro pontos (denominados ponto 1, 2, 3 e 4) aleatórios no Rio Formoso, num trecho dentro do Parque Ecológico Rio Formoso. O trecho percorrido totalizou 1.5km.
As coletas foram feitas próximas à margem, no sedimento de fundo, com auxílio de um puçá (armação de ferro e rede de malha densa), através de mergulho. A profundidade a ser coletada a amostra foi aleatória. Em cada ponto eram feitas duas coletas (amostra 1 e 2), as mesmas eram peneiradas com peneira de 0,18mm, para retirada do barro e areia, restando somente os moluscos e túbulos calcários formados pelas algas caráceas. Assim, as amostradas eram armazenadas em sacos plásticos e levadas para análise.
Para a análise, foram utilizadas bandejas de plástico, onde as amostras eram colocadas juntamente com água para facilitar a observação dos moluscos. A retirada para observação das conchas e identificação da famíla dos moluscos foi feita com auxílio de pinças e pipetas pequenas, colocados em pequenos frascos com algodão umidecido em álcool 70%. Para os gastrópodes foi feita a contagem de indivíduos por família, através da observação das conchas e utilização da chave de identificação de Mansur (2005). Já os bivalves, devido à sua complexidade e muitas semelhanças nas valvas, tornou-se difícil a identificação de família devido ao pouco tempo de trabalho restante, portanto foi somente separados indivíduos inteiros (I) e valva única (V).
Resultados
Na análise das amostras registrou-se cinco famílias de moluscos limnicos (Ancilidae, Planordidae, Thiaridae, Hydrobiidae e Physidae) e bivalves com valvas únicas e indivíduos inteiros. As famílias de moluscos mais representativas foram dos gastrópodes a família Hydrobiidae com 360 indivíduos, e os bivalves foi encontrado o maior número de valvas (V) do que indivíduos inteiros (I).

Os moluscos indicados possuíam menos que 5mm (0,5 cm)


Tabela 1. Moluscos encontrados no Rio Formoso, Bonito – MS. PEREIRA, G.M.F et al (2010)

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -