InícioAnimais & PlantasQual a diferença de sapo, perereca e rã?

Qual a diferença de sapo, perereca e rã?

Muitas pessoas não sabem qual é realmente a diferença desses animais, e a pedidos do Lucas de Lima vou explicar.

Pererecas

Anura, Família: Hylidae
Estes animais são pequenos, aproximadamente 10cm e achatados, ou seja, com o corpo comprimido e com a pele extremamente úmida. O que os diferencia dos demais anuros são os discos adesivos que estão localizadas nas extremidades de seus dedos. Na foto acima podemos ver essa estrutura. Estas papilas proporcionam maior eficiência em seus movimentos, principalmente quando saltam e precisam se agarrar em superfícies plantas verticalmente (como a parede azulejada do banheiro hehe). Esta estrutura está associada ao seu desempenho em locomoção, juntamente com as pernas desenvolvidas que proporcionam um grande impulso ao animal, fazendo com que se fixe onde pulou. Possuem 4 dedos (que são curtos) nos membros anterior e 5 no posterior.
Rãs
Anura, Família: Ranidae
Já as rãs, possuem a pele úmida também, e são animais que possuem os dedos dos membros posteriores alongados, e os da frente mais curtos. Os membros posteriores são muito maiores que os anteriores.
A sua principal característica é a ausência de discos adesivos e a presença de membrana interdigital entre os dedos, conforme foto abaixo:
Sapos

Os sapos são animais que possuem a pele seca e com diversas protuberâncias. Também possuem lateralmente no início do dorso (acima do tímpano) as glândulas paratóides, que possuem substâncias tóxicas, assim quando algum animal tenta mordê-lo, essas glândulas quando pressionadas secretam a substância tóxica pelos poros da pele, onde fazem com que o predador desista.
Possuem o corpo grande e não são achatados mas sim robustos, as patas são  bem desenvolvidas e os dedos são longos, principalmente os das patas traseiras.
Estas são características Básicas para apenas diferenciação destes animais.
Para mais detalhes, postarei as características de cada um em tópicos separados!
Deixem seus comentários!

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -