InícioAnimais & PlantasQueixadas realmente atacam?

Queixadas realmente atacam?

Hoje vou falar sobre um caso que muitos julgam como verdade absoluta sem contestamento, o ataque de queixadas. O que você acha? Será mesmo que eles te atacam e te matam se você estiver perto deles? Ou acha que eles podem até atacar, mas somente quando estiverem ameaçados, por defesa própria?
Pois bem, eu trabalhei com queixadas, no Instituto Ambiental Quinta do Sol em Taboco, um distrito do município de Corguinho em Mato Grosso do Sul. Você pode saber mais sobre minhas pesquisas com estes animais clicando aqui. 
Mas voltando ao assunto, será mesmo que estes animais são assim tão violentos?

Como você pode ver, estes “estalos” que eles fazem são batidas de dentes para se defender antes de atacar, pois os animais não precisam e evitam brigas o tempo todo, somente em casos extremos que eles brigam entre si, e principalmente, é raro quando atacam alguém ou até mesmo outros animais. Isso serve não só para os queixadas como também para os outros animais, como por exemplo a cascavel, já percebeu que ela chacoalha o sua cauda para que seus guizos funcionem como um sinal de ” se afaste, se chegar mais perto eu te ataco”. É realmente isso que os animais fazem, sinalizam para evitar confrontos.
Os venenos para as cobras são extremamente importantes. Mas porque eu falo das cobras? Queixada e cobra, o que tem a ver? Tudo! Você percebe no vídeo que o queixada quando está assustado na jaula está o tempo todo batendo os dentes, isso é uma forma de sinalizar que ele não quer atacar, mas se chegar mais perto ele ataca! Entendeu agora como os animais evitam os conflitos? Eles são acostumados a brigar por território, disputas de parceiros sexuais ou recursos alimentares, e ainda sim, estes conflitos são raros, principalmente quando se fala em queixadas, já que o grupo é grande e se respeitam.
Realmente, os queixadas fazem grandes estragos quando atacam, pois os dentes deles são grandes e fortes, rasgando a carne da vítima rapidamente com facilidade. Fazendeiros temem por estes animais porque muitas vezes seus cachorros foram atacados e puderam ver o estrago. Mas é claro que o bando de queixadas não saiu correndo atrás do cachorro, foi o cachorro que mordeu o animal, que já havia “estalado” os dentes um bucado para tentar impedir o cachorro de mordê-lo.
O mais bacana de tudo é que quando estamos no meio do bando eles ficam quietos, apenas nos sentido através do olfato, pois eles não enxergam muito bem. Sempre fico no meio do bando destes animais, quieto e com minha câmera, nunca estes animais se voltaram contra mim, inclusive quando estão com filhotes. O que eles fazem somente é soltar da sua glândula odorífera uma substância que fede demais! O cheiro desagradável é uma forma de também inibir predadores quando se aproximam do bando, bem como serve para marcar território.
Eu amo estes animais e os defendo com unhas e dentes! Não são agressivos e nem saem atacando. Como disse acima, fico no meio do bando contando os indivíduos (machos e fêmeas, filhotes juvenis e adultos) e nunca me atacaram.
Os animais tem mais medo de nós, do que nós deles.

!function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0];if(!d.getElementById(id)){js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=”//platform.twitter.com/widgets.js”;fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}}(document,”script”,”twitter-wjs”);

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -