spot_img
InícioGraduação & Profissão#1 - Empregos para biólogo bacharel - Embrapa: Empresa Brasileira de Pesquisa...

#1 – Empregos para biólogo bacharel – Embrapa: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Para qualquer pessoa que é recém-formada, a principal dificuldade é o primeiro emprego. Muitos procuram por um bom emprego, outros se dedicam a estudar mais e dar continuidade à carreira, fazendo mestrado e posteriormente o doutorado. Entre os empregos disponíveis para biólogos, creio eu que os mais cobiçados se encontrem na Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e também a Embrapa Pantanal.

São empregos bem remunerados e que também são de grande importância para a complementação do currículo, afinal, dizer para alguém da área que você trabalhou ou trabalha na Embrapa é algo de causar inveja em muitos.
Vou falar um pouco da Embrapa pantanal, que em particular, é onde pretendo trabalhar um dia, se Deus quiser!
A Embrapa Pantanal é uma das 41 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Criada em 1975 como uma pequena unidade de pesquisa para atender demandas da pecuária extensiva no Pantanal, ampliou em 1984 sua missão e abordagens de pesquisa após identificar a complexidade socioeconômica e ambiental da região.
Hoje, a Embrapa Pantanal tem uma equipe técnica formada por 40 pesquisadores (25 doutores, 8 doutorandos e 7 mestres),13 analistas (11 graduados e 2 mestres) e 68 empregados nas áreas de apoio à pesquisa, totalizando 121 empregados.
As atividades da Unidade são focadas nas seguintes áreas:
● Agricultura familiar
● Agroecologia e agricultura orgânica
● Ciência e tecnologia de alimentos
● Conservação e uso de recursos genéticos
● Ecologia e manejo de fauna
● Ecologia e manejo de recursos pesqueiros
● Fontes alternativas de energia
● Gestão de biodiversidade
● Gestão e conservação de recursos hídricos
● Mudanças climáticas globais
● Manejo de pastagens nativas
● Produção pecuária sustentável
A instituição adota como estratégia a eficiência na captação de recursos para viabilizar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Dentre as fontes financiadoras está o Tesouro Nacional que repassa recursos para o Sistema Embrapa de Gestão. Outra estratégia adotada é a elaboração de projetos em rede visando à captação de recursos em fontes externas nacionais e internacionais.
A Embrapa Pantanal possui uma política de comunicação para a transferência de conhecimentos, tecnologia e processos à sociedade. A Unidade prioriza mecanismos de incentivo e valorização de publicações técnico-científicas em periódicos indexados, nacionais e estrangeiros, e publicação de livros técnicos. Disponibiliza também publicações em série, de livre acesso via Internet, voltadas a um público mais diverso:
● Boletim de Pesquisa & Desenvolvimento (BP);
● Boletim Agrometeorológico (BA);
● Comunicado Técnico (COT);
● Circular Técnica (CT);
● Série Documentos (DOC);
● Artigos de Divulgação na Mídia (ADM).
Desde 1986, a Unidade organiza o Simpósio sobre Recursos Naturais e Sócio-econômicos do Pantanal (SIMPAN). Este evento reúne especialistas nacionais e estrangeiros, estudantes e comunidades da região. O SIMPAN tem como propósito divulgar resultados de pesquisas sobre o Pantanal, promover o encontro entre comunidade científica e sociedade. Os resultados são publicados em livro e disponibilizados gratuitamente na Internet.
A EMBRAPA Pantanal possui um quadro de pessoal com 143 empregados, sendo 43 do grupo ocupacional técnico-científico (10 com mestrado e 32 com doutorado) e 100 do grupo de apoio à pesquisa (26 Analistas e 75 Assistentes).
Para saber quais são os biólogos e suas linhas de pesquisas na Embrapa Pantanal, clique aqui.
Pois bem, é sempre bom conhecer um pouco dessas empresas e locais de trabalho, afinal todos nós precisamos de um, e pra quem diz que biólogo não ganha dinheiro, está muito enganado! Vai de cada um, pense sempre que tem de ser bom no que for fazer, não pense que será melhor que ninguém, apenas que será bom no que faz. Nós podemos sim ganhar muito dinheiro e não precisamos ser nenhum Richard (SBT) ou Ana Maria Braga (Bióloga por incrível que pareça) para ganhar um bom dinheiro!

Veja abaixo uma pesquisa para tratamento de uma doença conhecida como Pitiose equina, causada por um fungo de áreas úmidas, no qual é realizada por biólogos em parceria com veterinários:

http://www.cpap.embrapa.br/destaques/2011materia58.html

Continue acompanhando a série de postagens aqui no blog sobre Empregos para Biólogo Bacharel.

Qualquer dúvida, entre em contato pelo email: euquerobiologia@hotmail.com

!function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0];if(!d.getElementById(id)){js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=”//platform.twitter.com/widgets.js”;fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}}(document,”script”,”twitter-wjs”);

ganhar dinheiro

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_img

POSTS RECENTES

- Advertisment -spot_img