InícioAnimais & PlantasCientistas buscam salvar leopardo-da-neve através de pesquisas com células-tronco

Cientistas buscam salvar leopardo-da-neve através de pesquisas com células-tronco

A sobrevivência do leopardo-da-neve (Panthera uncia) está sendo prolongada a cientistas da Universidade  de Monash, que produziu pela primeira vez, células-tronco embrionárias através de células do tecido de um leopardo adulto. Foi feita a produção induzida de células troncos pluripotentes, no qual compartilham muitas propriedades de células-tronco embrionárias, gerada a partir de um membro da família dos felinos. A descoberta levanta a possibilidade de clonagem futura e outras técnicas de reprodução assistida através da preservação desse material produzido.
O estudo publicado na Theriogenology é parte do projeto de doutorado de Rajneesh Verma, supervisionado pelo Dr. Paul Verma, ambos do Instituto de Pesquisa Médica de Monash. O professor Peter Temple-Smith, do Departamento de Obstretícia e Ginecologia de Monash e o professor Michael Holland da Universidade de Queensland também colaboraram.
Os pesquisadores disseram que o avanço foi significativo devido à dificuldade da obtenção de células reprodutivas em gametas, até mesmo em animais em cativeiro. Segundo o Dr. Verma, “Há muito interesse na criopreservação de tecido de espécies ameaçadas de extinção, mas para que isso seja útil para a conservação, é necessário tanto espermatozóide quanto óvulo”. Verma também disse que os avanços obtidos para a conservação das espécies de felinos e da biodiversidade foram claros, e complementa ” O poder das células-tronco é que elas podem se diferenciar em todos os tipos de células no corpo. Isso significa que elas tem o potencial para se tornar gametas. Ao gerar essas células-tronco, demos o primeiro passo na criação de células reprodutivas de tecidos adultos de um animal em extinção. no futuro, pretendemos aproveitar o potencial dessas células para mais finalidades, isso ajudaria a salvar espécies consideradas ameaçadas de extinção”.
O leopardo-da-neve é um grande felino nativo da Cordilheira da Ásia Central. Seu habitat é em elevadas altitudes e a sua natureza tímida e arisca acaba sendo difícil fazer a contagem exata da população, mas estima-se que existam de 3500 a 7000 leopardos em estado selvagem, sendo que este número está em constante declíneo.
Dr. Verma ainda diz que ficou fascinado pelos felinos durante sua infância na Índia. “Estou realmente a seguir minha paixão na aplicação de minha experiência em células-tronco para ajudar a salvar estes animais. Estou aplicando as mesmas técnicas para outros membros da família dos felinos, incluindo o tigre-de-bengala, o jaguar e o serval. [Science Daily]

!function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0];if(!d.getElementById(id)){js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=”//platform.twitter.com/widgets.js”;fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}}(document,”script”,”twitter-wjs”);

ganhar dinheiro

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -