InícioAnimais & PlantasMamíferos aquáticos entram no cardápio de 114 países

Mamíferos aquáticos entram no cardápio de 114 países

A cena dramática é parte do filme “A Enseada”, que mostra o abate de golfinho para consumo de carne e pele, em Taiji, Japão. (Foto: Divulgação)

Manaus, AM – Mamíferos aquáticos estão no cardápio da população de 114 países. A conclusão é de uma equipe de pesquisadores da Wildlife Conservation Society e da Okapi Wildlife Associates, que durante três anos levantaram informações sobre o abate desses animais para consumo humano em todo o mundo. E nesta lista não constam espécies abatidas acidentalmente ou que servem para capturar outros animais (como é o caso dos botos na Amazônia), são apenas aqueles caçados para encher o prato dos humanos.
No total, o estudo levantou que 87 espécies de mamíferos aquáticos foram utilizadas, desde 1990, para a alimentação humana. “Obviamente, há a necessidade de aumentar o monitoramento de espécies como os golfinhos-corcundas tanto do Oceano Índico quanto do Atlântico e outras espécies”, afirma o diretor do Programa Gigantes do Oceano da WCS, Howard Rosenbaum. “Em áreas mais remotas e em inúmeros países, a necessidade imediata é entender as motivações por trás do consumo de mamíferos aquáticos para desenvolver soluções de proteção destas espécies ícones”, completa.
Cursos Online 24 Horas - Cursos 100% Online com CertificadoNo Congo, Gabão e Madagascar, por exemplo, pesquisadores da WCS registram um preocupante aumento na captura e consumo de golfinhos. Nestes países, há um esforço para reduzir o impacto das captura destes animais por pescadores. Leis de proteção e meios alternativos de geração de renda, como o turismo de observação de golfinhos e baleias, estão sendo implementados. 
No Brasil, principalmente na Amazônia, apesar da proibição da caça, ainda é comum que peixes-boi sejam abatidos para alimentação de populações do interior ou mesmo vendidos em mercados das cidades.

O golfinho-de-fraser em um mercado de peixes no Sri Lanka

Entre as espécies consumidas estão espécies encontradas no Brasil, como os peixe-boi-da-amazônia (Trichechus inunguis) e o peixe-boi-marinho (Trichechus manatus) – o primo deles, o peixe-boi-africano (Trichechus senegalensis), também está na lista — e o boto-de-burmeister (Phocoena spinipinnis). 

Estão também espécies pouco conhecidas como o golfinho-negro-do-chile (Cephalorhynchus eutropia), baleia-bicuda-pigmeia, (Mesoplodon peruvianus), a baleia-piloto (Globicephala melas) e o boto-de-burmeister (Phocoena spinipinnis), que pode ser encontrado na costa brasileira. Estão também espécies de água doce, como o golfinho-do-ganges (Platanista gangetica). Até o urso polar (Ursus maritimus) entra nesta história. [OEco]

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -