InícioAnimais & PlantasComo os anfíbios respiram pela pele?

Como os anfíbios respiram pela pele?

Essa é uma dúvida que aparece e fica na cabeça desde o primeiro momento que você ouve que os anfíbios respiram pela pele. Comigo pelo menos foi assim, aprendi isso na escola ainda no ensino médio e como o professor não entrou em detalhes específicos e eu tinha vergonha de perguntar, nunca pude saber exatamente como esses animais respiram pela pele.
Não é só basicamente por “difusão”. O oxigênio para chegar à corrente sanguínea deve passar por uma pequena camada de tecido, e como isso ocorre?
É uma das coisas que eu mais admiro na biologia, a capacidade de respirar pela pele não passa despercebida por mim nunca. Desde sua origem, um grupo específico de animal foi literalmente moldado ao longo da evolução, de tal forma que possibilitou a sua distribuição por todo o planeta, até em regiões remotas como o deserto de areia.
Para que ocorra a passagem de ar (oxigênio) em qualquer superfície, é necessário que hajam duas coisas básicas:
– Umidade
– Pouca barreira (ou seja, um tegumento/pele muito fino(a)).
Os anfíbios são “gosmentos” e de pele fina justamente para que o oxigênio possa passar tranquilamente, penetrar nos vasos sanguíneos e ganhar a corrente sanguínea. Para estar constantemente úmida, na pele dos anfíbios existem milhares de glândulas produtoras de muco. Esse muco é composto por grande quantidade de glicose. Todo esse muco produzido fica retido na pele do animal, deixando-a umida o suficiente para que o oxigênio se ligue e passe por difusão para os capilares.
A pele como é muito fina, é repleta de vasos sanguíneos extremamente finos, com a parede também muito fina. Então, a pele com esses vários capilares sanguíneos, é extremamente vascularizada de tal forma que juntamente com o contato com a umidade (muco), propicia a entrada do oxigênio.
A respiração cutânea dos anfíbios ocorrerá através do contato do oxigênio com o muco da pele, que ficará retido. Esse oxigênio presente no muco, em contato com a superfície do corpo passará por difusão entre as membranas das células e penetrará na corrente sanguínea. O sangue com oxigênio da respiração cutânea segue pelas veias sistêmicas rumo ao coração. Enquanto que o sangue com oxigênio do pulmão segue para o coração através das veias pulmonares, lá serão distribuídos para todo o corpo através das artérias. Como estes animais possuem 2 átrios e apenas 1 ventrículo, ambos os sangue se misturarão parcialmente.
Ah, lembre-se: Veias LEVAM o sangue até o coração, Artérias DISTRIBUEM o sangue do coração para todo o corpo.
É importante ressaltar que a composição exata do muco glicosídico não é ainda descrita totalmente. Cientistas desconhecem um pouco sobre os componentes presentes no muco dos anfíbios.
Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -