Esta lista pode não ser muito agradável para alguns, mas para muitos que amam a natureza é extremamente útil e importante. Veja quais são as serpentes mais venenosas do mundo!

1) CASCAVEL

As serpentes do gênero Crotalus compõem o grupo de serpentes com nome comum cascavel, tendo como principal característica a cauda com o guizo (chocalho). Estas serpentes não atingem grande tamanho, medindo aproximadamente 1,5m. São consideradas uma das serpentes mais venenosas do Brasil e do mundo devido aos altos danos às vítimas que foram atacadas, sendo responsável por cerca de 10% dos acidentes ofídicos no Brasil. Seu guizo é formado em decorrência da troca de pele destes animais, porém não está relacionado com a idade, tendo em vista que as trocas de pele ocorrem de acordo com o crescimento do animal.

2) KRAIT MALASIANA

Esta serpente vive no no sudeste da Ásia e da Indonésia e seus hábitos são noturnos. Seu veneno pode provocar coma permanente e morte cerebral, sendo tão potente que 50% das vítimas morrem mesmo tomando o soro antiofídico. Pertencem ao gênero Bungarus.

3) TAIPAN OU COBRA-DE-BARRIGA-AMARELA

A Taipan, também conhecida como ‘cobra-de-barriga-amarela’, é comumente encontrada no interior da Austrália. Seu veneno é tão potente que pode matar um ser humano adulto em apenas 45 minutos. Essa espécie tem o veneno de cobras terrestres mais tóxico do mundo. A produção máxima registrada por uma mordida é de 110mg, o suficiente para matar cerca de 100 seres humanos, ou 250.000 ratos. Ela é 10 vezes mais venenosa que a cascavel, e 50 vezes mais venenosa do que a naja comum.

4) COBRA-MARROM

Como muitas outras, a cobra marrom também prefere morar na Austrália. Não deixe seu nome inócuo lhe enganar: cerca 1/500 gramas de seu veneno é suficiente para matar um ser humano adulto. De sua espécie, é a mais venenosa. Mesmo filhotes podem matar um ser humano. Ela se move rapidamente, podendo ser agressiva em certas circunstâncias. Houve casos em que perseguiu seus agressores e os atacou repetidamente. Seu veneno contém neurotoxinas e coagulantes de sangue. Felizmente para os seres humanos, menos da metade de suas picadas contém veneno, e elas preferem não morder se possível. Apenas reagem ao movimento, então fique muito parado se encontrá-la alguma vez na vida.

5) COBRA-DA-MORTE

Apropriadamente chamada cobra-da-morte, a espécie é encontrada na Austrália e Nova Guiné. Ela caça e mata outras serpentes, inclusive algumas dessa lista, geralmente através de emboscada. Parece bastante com as víboras, já que tem cabeça em formato triangular e corpos pequenos e achatados. Normalmente, injeta em torno de 40 a 100mg de veneno nas vítimas. Uma mordida não tratada da cobra-da-morte é uma das mais perigosas do mundo. O veneno é uma neurotoxina; uma picada provoca paralisia e pode causar a morte dentro de 6 horas, devido à insuficiência respiratória. Os sintomas geralmente alcançam seu auge em 24 a 48 horas depois do ataque. Antiveneno é muito bem sucedido no tratamento de sua mordida, particularmente devido à progressão relativamente lenta dos sintomas. Antes de desenvolvimento do antiveneno, uma mordida da cobra-da-morte tinha uma taxa de letalidade de 50%. Com o ataque mais rápido no mundo, a cobra-da-morte pode ir do chão à posição de ataque (e voltar) dentro de 0,13 segundos.


6) COBRA-TIGRE

Encontrada na Austrália, essa cobra tem um veneno neurotóxico muito potente. A morte por mordida de serpente-tigre pode ocorrer dentro de 30 minutos, mas normalmente leva 6 a 24 horas. Antes do desenvolvimento de um antídoto, a taxa de mortalidade de serpentes-tigre era de 60 a 70%. Os sintomas podem incluir dor localizada na região do pé e pescoço, formigamento, dormência e sudorese seguida por dificuldades respiratórias e paralisia. Essa cobra geralmente foge se encontrada, mas pode se tornar agressiva quando encurralada. Ataca com precisão infalível.


7) MAMBA-NEGRA

A mamba-preta é encontrada em muitas partes do continente africano. Elas são conhecidas por sua agressividade e ataque de precisão mortal. Elas também são as cobras terrestres mais rápidas do mundo, capazes de atingir velocidades de até 20 km/h. Podem atacar 12 vezes seguidas. Uma única mordida é capaz de matar entre 10 e 25 adultos. Seu veneno é uma neurotoxina de ação rápida. A mordida fornece cerca de 100 a 120 mg de veneno, em média, no entanto pode fornecer até 400 mg. Se o veneno atingir uma veia, 0,25 mg/kg é suficiente para matar um ser humano em 50% dos casos. O sintoma inicial da picada é dor local na área da mordida, embora não tão grave quanto de cobras com venenos hemotóxicos. A vítima experimenta uma sensação de formigamento na boca e extremidades, visão dupla, confusão, febre, salivação excessiva (incluindo espuma na boca e no nariz) e ataxia acentuada (falta de controle muscular). Se a vítima não receber atenção médica, os sintomas progridem rapidamente para graves dores abdominais, náuseas e vômitos, palidez, choque, nefrotoxicidade, cardiotoxicidade e paralisia. Eventualmente, a vítima experimenta convulsões, parada respiratória, coma e morte. Sem antiveneno, a taxa de mortalidade da cobra é de quase 100%, entre os mais altos de todas as serpentes venenosas. Dependendo da natureza da picada, a morte pode vir entre 15 minutos e 3 horas.


8) NAJA

A maioria das espécies de naja não entraria nessa lista, mas a cobra cuspideira das Filipinas do Norte é a exceção. Seu veneno é o mais mortal de todas as espécies de naja, e elas são capazes de cuspi-lo até 3 metros longe. O veneno é uma neurotoxina que afeta a função cardíaca e respiratória, e pode causar neurotoxicidade, paralisia respiratória e morte em 30 minutos. Sua picada provoca apenas danos mínimos no tecido. Os sintomas podem incluir dores de cabeça, náuseas, vômitos, dor abdominal, diarréia, tontura, desmaio e convulsões.

9) SERPENTE-MARINHA-DE-BICO

Essa cobra marinha é encontrada nas águas do sudeste asiático e na Austrália setentrional. É a serpente mais venenosa conhecida do mundo: alguns miligramas de seu veneno são fortes o suficiente para matar 1.000 pessoas. Porém, menos de um quarto de suas mordidas contém veneno; elas são relativamente dóceis. Pescadores são geralmente as vítimas dessas picadas, quando encontram as espécies em redes lançadas ao mar.


10) COBRA-REI

Como a maioria das serpentes de sua espécie, a cobra rei vive na Índia. É fácil distingui-la das serpentes aparentadas, especialmente da naja indiana, pelo seu porte avantajado(Podendo chegar aos 6 metros de comprimento). É a maior cobra venenosa. Seu veneno é tão mortal que uma mordida pode derrubar um tigre ou mesmo um elefante. A cobra-rei alimenta-se principalmente de outras cobras, desde a cobra de capim até uma pequena píton. Antes do acasalamento, macho e fêmea executam uma espécie de dança nupcial, na qual se enfrentam com as cabeças erguidas. Elas vivem aos pares, fato raro entre as cobras. Na época da postura, a fêmea prepara um ninho de folhas, capim e galhinhos. É perigoso chegar perto do ninho nessa ocasião porque o macho está sempre de guarda.

Fonte: Terra Selvagem

COMPARTILHAR
Artigo anteriorNova espécie de hominídeo é descoberta na China
Próximo artigoMedição da glicose sem picada de agulha para diabéticos
Guellity Marcel
Biólogo de vida selvagem, mestre em Ecologia e Conservação e apaixonado por ciência e tecnologia. Tem interesse em ecologia de populações, ecologia do movimento, ecologia de paisagem e efeitos de mudanças climáticas na biodiversidade, especialmente em áreas úmidas. Atualmente trabalha com mamíferos de médio e grande porte (cervo, veado-campeiro, veado-mateiro, queixada) e jacarés em parceria com pesquisadores da Embrapa Pantanal.

22 COMENTÁRIOS

  1. enfim eu achei um site que tenha uma lista correta das cobras mais venenosas.. parabéns muito legal

  2. Ótima matéria ! As serpentes me fascinam,mesmo que eu tenha um certo e justificadoo medo dos efeitos causados pelo veneno poderoso delas,pois são devastadores e podem levar as pessoas à morte. Contudo,parabéns pelo seu trabalho,pois serve para nos orientar e levar essas informações às pessoas que desconhecem tais fatos,lembrando que essas serpentes também contribuem para que muitas pessoas sejam salvas, graças ao trabalho desenvolvido por Profissionais competentes,que usam o próprio veneno delas para desenvolver o soro antiofídico,que salva muitas vidas. Mais uma vez,parabenizo você,Guellity Marcel,e digo-lhe que continue com esse ótimo trabalho,pois é muito importante para todos nós. Valeu ! Um abraço !

  3. essa serpentes sao facinantes com sua forma de caça e seus botes rapidos e mortais essas cobras sao realmente venenosas e predadores imcriveis

  4. admiro essas cobras por serem predadores imcriveis muitas pessoas dispresam cobras por serem venenosas e "perigosas "mais elas sao seres vivos e tem que sequir seus estintos para sobreviver e uma cobra so atacara se si sentir ameaçada como qualquer ser vivo elas preçisão se devender entao mudi sua opiniao e pense duas vezes em matar uma animal tao imcrivel como uma serpente. e nem voce gostaria de de se ariscar matando uma cascavel ou uma taipan.

  5. essas serpentes sao legais gostaria de ver uma um dia mais longe de me atacar e com um profissional tambe acho que cobras sao imcriveis e so vao atacar se se sentirem ameaçadas e tem que se proteger e usar seus estintos para sobreviver na natureza entao elas tem que ser respeitadas e admiradas como animais incriveis que sao

  6. essas serpentes sao legais gostaria de ver uma um dia mais longe de me atacar e com um profissional tambe acho que cobras sao imcriveis e so vao atacar se se sentirem ameaçadas e tem que se proteger e usar seus estintos para sobreviver na natureza entao elas tem que ser respeitadas e admiradas como animais incriveis que sao

  7. muito interessante mas a ordem está errada !! 1° taypan do interior(Oxyuranus microlepisotus) 2°cobra marrom(Pseudonaja textilis)3° krait malasiana(Bungarus candidus)

  8. a mamba-negra é a cobra mais rápida do mundo 20 por hora se ela picar no pé ou na canela pode chega 4 horas e se picar na região tórax a vitima pode falecer em menos de 20 minutos

  9. PORQUE A JARARACA QUE VIVE EM UMA ILHA DO LITORAL DE SP CONHECIDA COMO A ILHA DAS COBRAS NÃO TÁ NESTA LISTA?

Comments are closed.