spot_img
InícioAnimais & PlantasPopulações de borboleta monarca reduzidas drasticamente

Populações de borboleta monarca reduzidas drasticamente

Borboleta monarca em Pântano de Milkweed Wildflower. (Crédito: © Mark Herreid / Fotolia)
Uma má notícia novamente para a borboleta monarca, o número de populações desta espécie vem sendo reduzido drasticamente pela redução dos habitats naturais através dos incêndios florestais dos últimos anos no Texas. A pior notícia é que a espécie vegetal que a borboleta monarca depende para sobreviver está sendo destruída também, segundo o Observatório de Monarcas da Universidade A & M do Texas.
Craig Wilson, um admirador da borboleta monarca e associado ao centro de pesquisa Centro de Matemática e Ciências da Educação, diz que vários relatos vindos do México, onde as monarcas têm seus locais de reprodução, mostram números significativamente baixos, o que é muito preocupante.
As condições secas e as práticas agrícolas estão dificultando o crescimento da serralha (a espécie vegetal que as borboletas dependem para sobreviver), que é o único tipo de planta que a monarca vai digerir enquanto faz sua viagem ao norte. 
Cursos Onlin 24 Horas - Cursos com Certificado
No Texas aconteceram dezenas de incêndios florestais nos últimos anos, o que têm dificultado o crescimento serralha, e mesmo havendo mais de 30 tipos de serralha (Asclepiadaceae) no estado, os números não estão suficientes. O aumento do uso de pesticidas também afeta muito a produção de serralha, observa Wilson.
Wilson ainda diz que “As pessoas podem ajudar, podem pegar algumas mudas de serralha em lojas de cooperativas de agricultores locais, pois isso sem dúvida será uma grande ajuda para auxiliar a monarca em sua  jornada migração”.
As monarcas se concentram no estado Mexicano de Michoacán, uma área onde existem dezenas de milhões de indivíduos que passam o inverno ali antes de se dirigir para o norte. O ex presidente Jimmy Cater, visitando esses locais de hibernação das borboletas monarcas, disse que essas borboletas unem os três países da América do Norte em paz (Canadá, México e EUA).
Segundo wilson, é extremamente importante que haja uma prioridade nacional para realização de plantios de serralha o que garantirá a sobrevivência de monarcas no futuro, principalmente se vários estados colaborarem, criando então, um “corredor” de serralha do México até o Canadá.
Wilson está adicionando uma variedade de plantas serralha ao Jardim Cynthia Woods Mitchell no campus da Universidade A & M do Texas. Ele recomenda que os interessados por esta espécie  e demais espécies migratórias acessem os sites: Journey North, Texas Monarch Watch and Monarch Watch. [[Fonte]].
Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas
 
Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_img

POSTS RECENTES

- Advertisment -spot_img