InícioAnimais & PlantasO biólogo e a pós-graduação

O biólogo e a pós-graduação

Olá caros amigos, esta postagem é especialmente para jovens que pretendem cursar a biologia e seguir a carreira como pesquisador.
Sabemos que o biólogo pode ser tanto licenciado como bacharel. O bacharel tem mais relação com a pesquisa durante a graduação já o licenciado tem relações com a pesquisa também, porém mais voltado para a aplicação em sala de aula, voltado ao ensino.
Após a graduação, um biólogo para seguir uma carreira como pesquisador, deve partir para a pós graduação.
A pós graduação pode ser:
  1. Especialização
  2. Mestrado
  3. Doutorado

Especialização: É a forma mais simples de pós-graduação, apresenta-se uma monografia. Tem duração curta de 380 a 500 horas.

Mestrado: É mais complexo que a especialização, pois exige experimentos, uma pesquisa a ser realizada em um tema muito específico. Tem duração de 2 anos e pode ser mestrado acadêmico ou mestrado profissional. O mestrado acadêmico é o normal, onde é feita uma pesquisa em um tema bem específico que é apresentada como uma dissertação para conclusão do mestrado, os alunos deste mestrado só recebem aulas de professores doutores. Já o mestrado profissional tem mais ênfase em uma área específica do mercado de trabalho, onde bachareis, especialistas ou técnicos em determinados temas ou áreas do mercado escolhida pelo mestrando, ministram aulas também, e a dissertação tem que ser voltada para o mercado de trabalho, algo que seja útil para tal finalidade.

Doutorado: Uma pesquisa mais específica que a do mestrado é feita durante um Doutorado, buscando aprofundar ainda mais em tal tema. Tem duração de 4 anos. Como trabalho de conclusão é apresentada uma tese.

Tem-se ainda o pós-doutorado, que é feito com duração mínima de 6 meses, geralmente com 12 meses, podendo ser renovado para mais 12 meses de pesquisa. Não exige-se tese e sim a publicação de artigos da pesquisa realizada para a obtenção do título de pós-doutorado.

Cursos Onlin 24 Horas - Cursos com Certificado

É interessante destacar que professores especialistas, mestres e doutores possuem distintos valores de Hora/aula conforme a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, o que varia bastante de acordo com cada instituição.
Por exemplo, o salário de um professor doutor em Genética da UNIFAl por 40 horas de aula semanais é de R$ 8.049,77. Se não me engano, a rede de instituições Anhanguera paga somente R$26,00 hora/aula de um mestre, até mesmo por este motivo que muitos alunos se revoltaram, já que quando o grupo anhanguera comprou outras instituições, milhares de professores doutores pesquisadores foram demitidos dando luga à professores muito menos capacitados, o que garantiu a queda na qualidade do ensino das universidades ligadas ao grupo.
Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas
 
Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -