InícioAnimais & PlantasBactérias são utilizadas para diminuir a Malária

Bactérias são utilizadas para diminuir a Malária

Os mosquitos são eficientes transmissores de doenças mortais. A investigação conduzida em Michigan State University, no entanto, mostra que eles podem também ser parte da solução para as doenças tais como a malária.
Um estudo publicado na edição atual da Science mostra que a transmissão da malária através de mosquitos aos seres humanos pode ser interrompida através de uma estirpe de bactéria Wolbachia em insetos. Em certo sentido, Wolbachia agiria como uma espécie de vacina para os mosquitos que iria protegê-los de parasitas da malária. Tratar mosquitos iria impedi-los de transmitir a malária aos seres humanos, uma doença que em 2010 afetou 219 milhões de pessoas e causou um número estimado de 660.000 mortes.

Cursos Onlin 24 Horas - Cursos com Certificado

” O uso da bactéria Wolbachia como estratégia de controle da malária tem sido discutido nas duas últimas décadas “, disse Zhiyong Xi, MSU professor-assistente de microbiologia e genética molecular. “Nosso trabalho é o primeiro a demonstrar que a Wolbachia pode ser estabelecida de forma estável em um vetor chave da malária, a espécie de mosquito Anopheles stephensi, o que abre a porta para usar  a Wolbachia para o controle da malária.”
Em primeiro lugar, a equipe de Xi demonstrou com sucesso como a Wolbachia pode ser utilizada por este mosquito vetor da malária e como eles podem transmitir a bactéria ao longo de toda a população do mosquito. Em segundo lugar, os pesquisadores mostraram que as bactérias podem impedir que os mosquitos transmitam o parasita da malária aos seres humanos.
“Nós desenvolvemos uma linhagem de mosquitos que carregam uma infecção estável por Wolbachia“, disse Xi. “Em seguida, foram distribuídos em populações não infectadas, onde sugiram repetidas populações com a predominância de Wolbachia
A base para as mais recentes descobertas de Xi está ligada ao sucesso de seu trabalho usando Wolbachia para deter a dengue. Para esta pesquisa, Xi focou-se nas espécies Aedes aegypti e Aedes albopictus. Este trabalho ajudou a lançar um esforço global para desenvolver, com a Wolbachia, estratégias baseadas para eliminar doenças como a dengue e outras.
Veja na imagem abaixo um resumo do estudo com a dengue:
A chave para a pesquisa da malária foi identificar as espécies corretas de Wolbachia – wAlbB – e depois injetá-la em embriões de mosquitos. Milhares de embriões receberam a bactéria, pelo pesquisador associado Guowu Bian, que foram desenvolvidas em uma fêmea que carregava a Wolbachia
A linhagem de mosquito derivada dessa fêmea manteve a infecção de Wolbachia wAlbB com uma freqüência de infecção de 100 por cento até 34 gerações. O número pode crescer mais, pois isso é simplesmente a última geração que os pesquisadores produziram, Xi disse.
A equipe, então, introduziu várias proporções de fêmeas infectadas em uma população de mosquitos não infectados. Em cada caso, toda a população que continha bactérias produziram em torno de oito gerações ou menos.
Usando essa abordagem promissora para combater a malária – a maior doença transmitida por vetores – dá aos cientistas e autoridades de saúde mundiais outra ferramenta importante para combater a malária.
Uma vez que a Wolbachia foi lançada em uma população de mosquitos, é bem possível que ela não precisa ser reaplicada, tornando este método mais econômico do que outros métodos, como pesticidas ou vacina humana. Isso agrega valor especial para a viabilidade desta estratégia de controle, considerando-se que a maior parte das áreas endêmica da malária estão sofrendo com a pobreza, disse Xi.
Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas