spot_img
InícioAnimais & PlantasO ornitorrinco é venenoso? - Documentário

O ornitorrinco é venenoso? – Documentário

Este é um dos animais que mais me chama atenção dentre todos os seres vivos do planeta. Nem mesmo as criaturas mais bizarras das profundezas do oceano me fazem refletir sobre a evolução tanto quanto este animal.
Como é um animal muito curioso, existem muitas informações espalhadas pela internet sobre ele, e dentre elas sempre há dúvidas, principalmente quando vemos nas notícias que estes animais possuem veneno.
Cursos Onlin 24 Horas - Cursos com Certificado

Por incrível que pareça isso é verdade, e eu busquei uma fonte segura para mostrar a vocês, um documentário da Discovery Channel elaborado juntamente com vários biólogos pesquisadores que são especialistas no grupo destes animais, os monotremados.
Os monotremados (ordem Monotremata) são mamíferos que vivem na Oceania, especificamente na Austrália, Nova Guiné e Tasmânia. A ordem é dividida em duas famílias: Ornithorhynchidae (ornitorrinco) e Tachyglossidae (equidnas). Estes animais são característicos por botarem ovos, o que o difere das outras duas grandes ordens de mamíferos, os placentários e os marsupiais. Ainda assim, estes animais possuem pêlos, glândulas mamárias com produção de leite, bem como outras características dos mamíferos como os três folículos auditivos e o coração dividido em 4 câmaras.
Existem somente 3 espécies desta ordem, o ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus) e duas espécies de equidnas, a equidna-de-focinho-curto (Tachyglossus aculeatus) e a equidna-de-bico-longo (Zaglossus brujinii).
Tachyglossus aculeatus
Além do ornitorrinco existem também, como representandos desta ordem, as equidnas (Tachyglossidae), que parecem com um porco espinho com focinho alongado, porém com tamanho entorno dos 30cm. Se alimentam de cupins, formigas e outros pequenos invertebrados com auxílio de sua língua comprida.
Agora, voltando ao título do post, os ornitorrincos tem muito mais a nos revelar além do fato de possuir veneno. E como eu disse logo no começo do post, me impressiono muito com estes animais principalmente quanto ao aspecto evolutivo dos mesmos porque até hoje a origem da ordem monotremata é incerta, ninguém ao menos consegue explicar de forma convincente como estes animais surgiram, quais fatores de seleção foram significantes, etc.
Os machos possuem esporões que se localizam na parte interior das patas posteriores, que estão interligados com uma glândula que produz uma substância muito tóxica para os outros animais, inclusive para a própria espécie, já que em conflitos entre machos de cativeiros houveram vários casos de mortes.
Portanto é verdadeiro que os ornitorrincos possuem veneno e esporões para injetá-los nos animais que tentarem atacá-los. Vejamos então este incrível documentário sobre estes espetaculares animais!
Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas
 
Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_img

POSTS RECENTES

- Advertisment -spot_img