InícioAnimais & PlantasHerpetologia marinha - existem pesquisas nessa área?

Herpetologia marinha – existem pesquisas nessa área?

Olá amigos tudo bem? Em contato comigo, a Caroline Lima leitora, disse:
Sou estudante de biologia e me interesso por Herpetologia, porém, especialmente répteis, só que com preferência em tartarugas e iguanas, más tudo que acho sobre herpetologia é sobre serpentes, apenas serpentes. Será que até em pós graduação o foco são sempre as serpentes? Pode escrever sobre isso? Sobre outras áreas possiveis da herpetologia? Obrigada desde já.

Tentando ajudá-la, escrevi este post.

Realmente Caroline, o foco sempre se concentra nas serpentes, talvez por serem indivíduos de mais fácil encontro e de melhor manuseio dentro das pesquisas de campo, já que se pararmos para analisar, capturar um lagarto é muito mais difícil do que uma serpente. Porém, a herpetologia não abrange somente os répteis, abrange também os anfíbios, sejam eles os anuros, salamandras ou outros animais deste grupo, e eles também são de fácil manuseio e captura.

Cursos Onlin 24 Horas - Cursos com Certificado
Possivelmente, creio eu, a herpetologia no Brasil tem seu maior foco nas serpentes e anurofauna devido ao constante encontro das pessoas com estes animais, onde eles acabam sendo mortos. Este fato torna necessária a pesquisa em campo para levantar informações sobre a área de vida, uso de habitat, a ecologia de uma forma geral desses grupos, visando levar até a população quais papéis esses animais desempenham e porque devem ser preservados. As serpentes e anuros sempre foram mortos quando encontrados na fazenda onde morei, e elas sempre são mortas em qualquer lugar quando encontradas por pessoas leigas, e quanto aos anuros, raramente as pessoas tocavam com vassoura, ou deixavam de matá-los. Como existem agouros e lendas acerca dos sapos (utilizados em bruxarias, traz azar, etc) sempre eles eram mortos.

E a herpetoligia marinha? Como tínhamos conversado pelo Facebook, será que existem pesquisas com os répteis marinhos, além das raras pesquisas com as tartarugas?

Se procurarmos por “herpetologia marinha” não achamos nada na internet. Por isso decidi fazer algumas pesquisas em mestrados e doutorados de Zoologia e Ecologia de algumas universidades próximas ao litoral para ver se existem muitos estudos com tartarugas, como você me perguntou. Quanto às iguanas, elas são animais que no brasil existem em poucas espécies, mas em outros locais há vários trabalhos com elas, principalmente em Galápagos. Vejamos então o que encontrei quanto à biologia marinha.
A Universidade Federal Fluminense – UFF, de Niterói – RJ, possui um mestrado com várias linhas de pesquisa, porém, nenhum trabalho com tartarugas ou outro réptil marinho. As linhas de pesquisas são:

– Biologia, ecologia e conservação dos néctons
– Biologia dos bentos
– Biologia dos plânctons marinhos
– Genética marinha
– Microbiologia marinha
– Poluição marinha
– Produtos naturais de organismos marinhos

Encontrei um site muito bacana, se chama Ciências do Mar – Brasil, que reúne várias informações sobre as diferentes linhas de pesquisas na área de ciências biológicas aplicadas ao mar. É interessante este site porque ele lista as universidades em todo o país que oferecem mestrados e doutorados nessas áreas, conforme a tabela abaixo:

Clique na imagem para ampliar.

Procurando por mais informações, encontrei o site de pós graduação em Zoologia da UFPR, e buscando por algum pesquisador que trabalhasse com biologia marinha, encontrei o pesquisador prof. Dr. Marco Fabio Maia (mfmcorrea@ufpr.br), a profª Drª Rosana Rosana Moreira da Rocha (rmrocha@ufpr.br) e também a profª Drª Setuko Masunari (setmas@ufpr.br). Para te ajudar a obter respostas em relação aos estudos de tartarugas, sugiro que entre em contato com estes pesquisadores para saber mais sobre as linhas de pesquisas dos mesmos.

Além disso, com base  nessa tabela que mostrei acima, pude entrar em vários sites de pós-graduação em Ecologia e Zoologia, e ambos realizam pesquisas com organismos marinhos, porém, não pude encontrar neles uma linha de pesquisas com tartarugas ou outros répteis marinhos. Porém, existem sim algumas teses e dissertações com estes animais, principalmente com tartaguras.

O que sugiro a você, é que entre em contato com os pesquisadores das universidades abaixo, que trabalham com organismos marinhos e faça contato para tirar suas dúvidas e se sua pretensão futura como mestrado é trabalhar com tartarugas ou algum outro réptil marinho, você já pode conversar com os pesquisadores e tentar apresentar suas idéias, quem sabe eles possam te orientar no que pretende trabalhar. Creio que trabalhos com tartarugas são mais difíceis de serem realizados, porém, se a universidade possuir estruturas suficientes, as pesquisas serão possíveis e muito valorizadas.

PPG ECOLOGIA UFPR
http://poseco.ufsc.br/

PPG ECOLOGIA AQUÁTICA E PESCA – UFPA
http://www.ufpa.br/ppgeap/

PPG – INSTITUTO CIÊNCIAS DO MAR – UFC
http://www.labomar.ufc.br/


PPG – ECOLOGIA – UFRN
http://www.posgraduacao.ufrn.br//pge

PPG – BIOLOGIA MARINHA – UFF
http://www.uff.br/posbiomar/ *clique em Docentes/vários pesquisadores e seus emails de contato.

PPG – SISTEMAS COSTEIROS E OCEÂNICOS – UFPR
http://www.cem.ufpr.br/?page_id=61

PPG – OCEANOGRAFIA BIOLÓGICA – FURG
http://www.ocbio.furg.br/

É isso Caroline, espero poder ter ajudado. Agradeço seu contato!
E você, leitor, tem alguma dúvida?

Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas
 
Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -