InícioAnimais & PlantasEvolução do gato doméstico, felinos modernos e tigre-dente-de-sabre

Evolução do gato doméstico, felinos modernos e tigre-dente-de-sabre

Crânio de um Smilodon (tigre-dente-de-sabre)

Os gatos modernos divergiram na forma do crânio de seus antepassados ​​com dentes de sabre no início de sua história evolutiva e, em seguida, seguiram trajetórias evolutivas distintas, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Bristol, publicada em dia 6 de julho de 2012 na PLOS ONE
A notícia é antiga mas eu achei muito importante compartilhar essa informação com vocês.

Cursos Onlin 24 Horas - Cursos com Certificado
Este estudo também constatou que a separação entre os gatos domésticos modernos e grandes felinos, como leões e tigres também está profundamente enraizada.
O Dr. Manabu Sakamoto e Dr. Marcello Ruta da Escola de Ciências da Terra estudou a forma do crânio de tigres dente de sabre extintos e gatos modernos (dentes cônicos) e felinos pré-históricos “basais” (ancestrais dos gatos modernos). Esta é a primeira vez que estes três tipos diferentes de felinos foram analisados ​​em conjunto num único conjunto de dados.
Os pesquisadores quantificaram a forma do crânio, tomando várias medidas, ajustando essas medições das diferenças de tamanho, em seguida, investigaram a distribuição de crânios de felinos em forma-espaço. Estimando posições ancestrais através da forma-espaço e do tempo, eles investigaram os padrões de evolução da forma do crânio do outro lado da árvore genealógica do felino doméstico.
Eles encontraram uma divergência inicial e visível entre os felinos modernos (dentes cônicos) e os tigres dente de sabre, onde todos os tigres dente de sabre seriam mais estreitamente relacionados uns com os outros do que eles eram com os felinos modernos de dentes cônicos.
Houve também uma separação marcante entre felinos modernos de pequeno e médio porte (isto é, o gato doméstico e seus parentes próximos, a chita, puma, jaguatirica, serval e lynx) e grandes felinos modernos (como o leão, tigre, leopardo e onça-pintada), com uma divergência na forma do crânio no início de sua história evolutiva. Isto significa que os felinos pequenos e médios e os grandes seguiram diferentes trajetórias evolutivas em relação à forma do crânio.
Felinos de médio e grande porte

Dr. Sakamoto, disse: “Nosso estudo é o primeiro a determinar as inter-relações entre os felinos modernos de dentes cônicos, tigres dente de sabre, e alguns gatos basais. Ele também destaca como medidas simples podem ser usadas ​​não só para investigar a distribuição forma-espaço, mas também para discriminar com sucesso e identificar as diferentes espécies de felinos – “isso poderia ser útil para os museus que podem ter ainda espécimes de felinos não identificados em suas coleções”.
“Finalmente, nossos resultados mostram que as diferenças na forma do crânio de felinos têm profundamente enraizado histórias evolucionárias, primeiro entre os tigres dente de sabre e dentes cônicos, e, em seguida, entre gatos de pequeno, médio e grande porte.”
Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas
 
Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -