InícioAnimais & PlantasMinhocas deixam o solo mais fértil quando fogem de seus predadores

Minhocas deixam o solo mais fértil quando fogem de seus predadores

Credit: Chuan Zhao/Chengdu Institute of Biology/Chinese Academy of Sciences

Vocês com certeza já viram uma minhoca, certo? Mas já se perguntaram qual o papel dela no meio ambiente? Com certeza já deve ter se perguntado isso, e o que pensaram?

As minhocas são animais anelídeos da classe Oligoqueta, ordem Haplotaxida, distribuídas pelos solos (geralmente os úmidos) de todo o mundo, algumas de apenas centímetros e outras com podendo passar de 1 metro de comprimento, casos nos quais são conhecidas como minhocuçus.
As minhocas possuem extrema importância ao meio ambiente porque são organismos capazes de fazer a ciclagem de nutrientes do solo, ou seja, elas se alimentam principalmente de matéria vegetal morta como folhas, frutos, caules, cascas, e após a digestão, quando defecam eliminam os nutrientes em partículas muito menores que as ingeridas o que facilita a absorção dos mesmos pelos vegetais.
Lendo algumas Short Communications da Science encontrei uma muito interessante que relata a importância das minhocas para os vegetais.
A minhoca é a melhor amiga de uma planta e esta relação se torna ainda mais forte quando uma espécie de besouro se faz presente. Segundo uma pesquisa publicada no Journal of Animal Ecology com o título “Predatory beetles facilitate plant growth by driving earthworms to lower soil layers” ou seja “Besouros predadores facilitam o crescimento das plantas por conduzirem minhocas para as camadas inferiores do solo“.

Através da observação do comportamento da minhoca da espécie Pheretima aspergillum (foto acima) em um prado alpino os pesquisadores descobriram que quando um besouro que ataca as minhocas está presente, as plantas crescem mais. A presença dos besouros também aumentou a qualidade do solo em profundidade. Quando besouros estavam presentes, as minhocas migraram para o solo mais profundo, provavelmente para evitar estarem presentes na área de forrageamento dos besouros. As minhocas se separaram no solo mais profundo, e os nutrientes e a água se consequentemente se concentraram mais nele.

Os pesquisadores especulam que os nutrientes que enriquecem os vegetais e água trazidos para este solo mais profundo pode ter sido mais valioso para as plantas do que a presença das minhocas na parte superior do solo que ocorreram quando os besouros predadores estavam ausentes e as minhocas permaneceram no solo superior.

Bacana não é?

Veja só o que essa pesquisa nos revela:
– Minhocas possuem papel muito importante para com os vegetais
– Quando há besouros na parte mais superior do solo, as minhocas migram para a parte mais inferior
– Quanto mais as minhocas se deslocam na parte inferior, mais aerado fica o solo, ou seja, mais caminhos elas criam e consequentemente mais ar penetra
– Além disso, com estes caminhos abertos a água penetra ainda mais no solo e consequentemente os nutrientes se concentram nessa área, onde as raízes das plantas podem alcançar maiores profundidades e obterem mais nutrientes

Então, da próxima vez que suas plantas ao ar livre não estiverem crescendo, possivelmente não é porque não há minhocas suficientes, mas porque as minhocas não têm predadores para se esconderem, consequentemente, as raízes das plantas ficarão nas partes mais superiores do solo e não poderão penetrar mais, porque não haverá espaços criados pelas minhocas, nem mais ar, água e nutrientes suficientes para as raízes crescerem mais..

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -