InícioAnimais & PlantasPulga-do-mar: Cymothoa exigua

Pulga-do-mar: Cymothoa exigua

Pulga-do-mar: Cymothoa exigua
É um parasita que sobrevive se fixando na língua do peixe marinho conhecido vulgarmente como Luciano (Lutjanus apodus). Ela se alimenta de plânctons e outros itens alimentares pequenos que o peixe luciano ingere. 
Cursos Onlin 24 Horas - Cursos com Certificado
Segundo o professor Jubilut:
Quando o peixe está nadando, essa pulga – que é um crustáceo e não um inseto – entra pelas brânquias sem que ele perceba. O invasor vai até a boca do animal, onde se prende firmemente com suas garras em formato de gancho e corta os vasos sanguíneos para a língua, que fica sem circulação e atrofia. 

Quando isso acontece, a pulga-do-mar substitui o órgão – ela se torna a língua, passando a controlar a alimentação do peixe. A vítima leva uma vida relativamente normal e o “Alien” consegue comida com mais facilidade.

Este é o primeiro caso da biologia onde um parasita substitui um órgão do hospedeiro.
O interessante é que o peixe parece não sofrer danos com a presença da pulga, pelo contrário, a presença dela parece conferir uma certa proteção à possíveis doenças e patologias que podem ocorrer na língua do peixe.
Confira um artigo sobre esta relação:

Curso online de Perícias Criminais

 
Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -