InícioAnimais & PlantasAnimais silvestres domesticados: Riscos e doenças

Animais silvestres domesticados: Riscos e doenças

“Olá gostaria de sugerir um assunto. Como passou hoje no Fantástico sobre uma macaca que vive com uma mulher e vi no face do Fantástico que muita gente ficou à favor da mulher, dizendo que o animal estava bem e feliz com ela, e sabemos que isso não é verdade, você poderia fazer um post sobre os malefícios e doenças que os animais silvestres nos trazem e nós a eles”. Monize Souza, Avaré-SP.

Obrigado por esta dica Monize! Conforme sugeriu, segue abaixo o que pesquisei sobre os malefícios e as doenças que os animais silvestreste podem causar à nós e o que nós podemos causar à eles. Considerei as espécies de animais silvestres mais comumente domesticadas, principalmente aquelas que podem ser tocadas constantemente e até ficar dentro de casa.
Macacos
Dentre as várias espécies de primatas existentes no país, as espécies do gênero Callithrix sp. são as mais comuns no que diz respeito à domesticação. Estes primatas são até vendidos em alguns pet shop com valores entorno de R$3.000,00 por indivíduo.
Doenças transmitidas aos humanos
Vários artigos e documentos relatam o papel importante dos primatas na transmissão do vírus da Febre Amarela, tendo em vista que este grupo de animais são os hospedeiros naturais do vírus arbovírus (vírus transmitido por atrópodes) Flavivirus sp, causador desta doença. No país, o principal vetor e reservatório desse vírus é o mosquito o Haemagogus janthinomys, que pode picar tanto os primatas quanto nós humanos, sendo uma importante zoonose silvestre e impossível de ser erradicada. Assim sendo, ter um macaco em casa pode ser sinônimo de doença.
Além desta doença, uma outra muito pior pode ser transmitida à nós e também aos outros animais existentes na casa, como gatos e cachorros, a Raiva. Os animais silvestres de uma forma geral são reservatórios deste vírus (Lyssavirus sp) transmitido por contato com a saliva do animal infectado. Geralmente a forma mais comum de transmissão de animais para homem se dá através da mordida, onde a saliva contendo o vírus entra em contato com o sangue do homem. Uma vez infectado o caso é fatal, pois afeta o sistema nervoso central devido ao alojamento do vírus na cabeça (cérebro) causando uma encefalomielite.
Temos ainda a Tuberculose, uma importante zoonose mundialmente conhecida. A agente causador da doença é a bactéria Mycobacterium tuberculosis e um primata infectado pode transmitir esta doença à nós através do seu espirro ou tosse, onde podemos respirar as bactérias que foram espalhadas pelo ar. Esta doença pode ser transmitida também de nós para os outros animais, e em zoológicos e cativeiros, alguns estudos relataram a infecção de animais por ingestão de vísceras de aves ou bovinos infectados.
Estas são as três principais doenças que encontrei  em artigos e também em documentos do Ministério da Saúde, porém, não podemos esquecer que os primatas possuem carrapatos e outras espécies de ectoparasitos, verminoses, além de outras espécies que podem oferecer riscos à nossa saúde.
Aves
Muitas pessoas adoram aves devido ao fato de serem belas por exibirem diversas cores, formas e tamanhos, e também por possuírem os mais diversos tipos de cantos. Porém, quando falamos em doenças, poucas pessoas sabem o que as aves silvestres podem nos transmitir. Como citado acima sobre os primatas, as aves também possuem várias outras espécies associadas à elas que podem nos oferecer riscos, e nós podemos não conhecê-las totalmente. Mas ainda assim existem algumas doenças muito conhecidas transmitidas por este grupo de animais, dentre elas se destacam a Aspergilose, Histoplasmose e a Salmonelose.
A Aspergilose é causada pelo fungo Aspergillus flavus e pode nos infectar através do contato direto com uma ave portadora ou com conídias (espóros) no solo.
Já a Histoplasmose, causada também por um fungo, o  Histoplasma capsulatum, pode nos infectar através do contato com a ave portadora ou através da inalação dos espóros contidos em ambientes fechados, como em residências domésticas.
A Salmonelose é causada pela infecção da ave por espécies de bactérias do gênero Salmonella e a contaminação por nós humanos ocorre quando entramos em contato com indivíduos viáveis destas espécies, principalmente através da ingestão da carne e ovos de aves silvestres, como acontece em criações inadequadas de perdizes, codornas, etc.
E como citado anteriormente, as aves também podem ser portadora da tuberculose!
Várias espécies de silvestres oferecem riscos
Existem ainda outras várias espécies de animais silvestres que são criadas ilegalmente em várias residências, inclusive em grandes centros urbanos, o que pode levar à transmissões de doenças para os profissionais biólogos e veterinários que passam a receber animais que fugiram ou foram abandonados em centros de reabilitação de animais silvestres, zoológicos, cativeiros legais, etc. O problema é tão grande para a saúde pública que existem vários manuais e documentos criados pelo governo para adotarem medidas preventivas e ações que controlem as doenças transmitidas por estes animais. 
Portanto, não são somente os macacos e aves responsáveis por estas doenças. Dentro dos mamíferos, além das espécies de macacos, temos também os coelhos silvestres, onça-parda, onça-pintada, gato do mato, anta, capivara, tamanduá-mirim, entre outras espécies que são capturadas de criações ilegais. Eu mesmo já vi anta, onça, capivara, lobinho, queixada e cateto, tatú, quati e tamanduá-mirim, domesticados! Temos ainda a criação de serpentes não-peçonhentas como as jibóias, por exemplo, e até algumas peçonhentas, bem como os lagartos e iguanas, além de anfíbios criados ilegalmente. Estes animais frequentemente aparecem nas cidades devido à destruição de seus habitats ou até mesmo devido à facilidade que algumas espécies tem para obter alimentos, e muitos podem estar com filhotes, ou as mães morrem atropeladas e os filhotes acabam sendo adotados por algumas pessoas sem informações sobre o risco que estão correndo.
Perigos que nós oferecemos para os animais silvestres
Nós também somos importantes organismos capazes de transmitir doenças para os animais silvestres! Como citei anteriormente, os animais também podem ser infectados pela bactéria causadora da tuberculose através de contatos com humanos.
Quando os animais silvestres passam a manter contatos mais frequentes com humanos, principalmente nas cidades, eles podem estar sujeitos aos mais diversos tipos de doenças que possuímos, como uma simples gripe, verminoses, bacterioses, etc. Se eles são infectados e continuam nas cidades, não há tantos riscos, o grande problema é quando os animais infectados retornam para as suas áreas naturais e acabam então infectando todos os outros indivíduos que até então nunca tinham tido contato com tais doenças, o que pode levar à morte de vários indivíduos.
Esses fatos devem ser considerados, porque, uma doença simples para nós, pode ser fatal para as espécies de animais silvestres que nunca tiveram contato com doenças humanas.
Desta forma, nunca queira criar um animal, ou fique alimentando primatas e outras espécies de mamíferos em geral que possam estar frequentando o seu bairro, pois eles podem adquirir doenças nossas, transmitir para os outros indivíduos e rapidamente todos podem morrer. Se ver animais silvestres rondando seu bairro, busque falar com os órgãos competentes como a PMA – Polícia Militar Ambiental ou o CRAS – Centro de Recuperação de Animais Silvestres. Eles poderão capturar o animal, evitando que o mesmo seja morto por acidentes automobilísticos e consequentemente evitando também que passe doenças para nós e ou nós para ele.
Veja no quadro abaixo as mais conhecidas Zoonoses atualmente:
Clique na imagem para ampliar.

Fontes acessadas:
Ministério da Agricultura: Revisão sobre a raiva.
Manual de vigilância de Epizootias em primatas não-humanos
Doenças infecciosas parasitárias: Guia de bolso
Tuberculose em primatas não-humanos
Principais doenças das aves

Gostou do post? Comente abaixo, seu comentário é importante!

Cursos Online na Área de Biologia

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -