Com certeza você já se perguntou algumas vezes qual seria o título ou tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC e ficou totalmente confuso, em dúvida quanto à área a ser escolhida e qual a sua afinidade por ela. Calma! Isso é mais do que normal, e não importa qual área escolha, isso não te fará obrigado a seguir somente esta única área de estudo o resto da vida, pois o TCC é apenas um trabalho que você realiza sozinho para ser avaliado quanto à sua condição e nível de conhecimentos necessários para concluir o curso superior.
 
Muitas pessoas me pediram várias vezes idéias de pesquisas, projetos de TCC, e eu pude ajudá-las sempre. Agora, gostaria de partilhar com vocês algumas idéias para quem pretende fazer um trabalho de conclusão de curso mas ainda está confuso quanto ao que irá fazer.
 
Antes de tudo, antes de escolher a área que pretende atuar e pensar nas idéias que colocarei logo em seguida, gostaria que considerassem e dessem muita atenção e respondam para si mesmos os tópicos abaixo quanto ao seu TCC:
 
  1. Você tem compromisso consigo mesmo?
  2. Você faria bem feito um trabalho que não fosse numa área que tem afinidade?
  3. Quais áreas você tem mais afinidade? Se acha capaz de fazer um bom trabalho nessa área que mais gosta?
  4. Quando tiver de coletar seus dados, seja em laboratório ou em campo, se estiver doente ou cansado, deixaria de ir coletar?
  5. Você quer fazer um trabalho fácil?
  6. Você quer fazer um trabalho de importância científica?
  7. Você só quer fazer o TCC para concluir o curso, ou quer fazê-lo numa área que pretende seguir futuramente?
  8. Se comprometerá a ler muitos artigos científicos para produzir um bom trabalho?
  9. Quando você cometer um erro durante o trabalho, você irá contar ao sue orientador?
  10. Seu trabalho será confiável e passível de reprodução por outras pessoas?
Eu coloquei essas perguntas para que você se atente ao tamanho da importância de um trabalho de conclusão de curso e a sua grande importância e seriedade principalmente por ser uma pesquisa científica na área biológica. Você deve ser totalmente responsável pelos dados que coletará, e portanto, responsável por um estudo científico que deve ser totalmente imparcial, confiável e sério. Portanto, pense muito bem antes de iniciar um estudo para que não faça o seu TCC de qualquer jeito, começando uma pesquisa, investido recursos como tempo e dinheiro, que serão perdidos caso você desista. É essencial que você tenha um grande interesse pela área que pretende atuar, e caso não haja possibilidades de você fazer um trabalho na área que deseja, se decidir fazer um TCC com uma área que não tem muita afinidade, que seja para iniciá-lo de forma séria, com ânimo, para que seu trabalho não fique ruim, o que pode ocorrer devido ao desinteresse pela área, onde você pode faltar as datas de coleta de dados, fazer experimentos ou coletar diversos outros dados com preguiça, de forma errada, sem atenção ou responsabilidade. Pense bem nisso antes de fazer o seu TCC. Quando se sentir pronto, comece e não pare!
 
Vejamos as dicas:
 
1 – Estudo de parasitos de pombos que podem ser possíveis causadores ou transmissores de doenças para humanos
 
Se na sua cidade existem muitos pombos, você poderia realizar um estudo de levantamento de parasitos de pombos urbanos, coletando desde ectoparasitos sob pênas e pele, até parasitos na corrente sanguínea ou trato intestinal (fezes), etc.
 
Os pombos são transmissores de diversos tipos de doenças para nós, porém, acredito eu, existem muitas áreas de estudo relacionadas com as doenças associadas à estes animais. Acredito que um levantamento microbiológico (fungo e bactérias) e de invertebrados parasitos em pombos urbanos poderia ser uma pesquisa interessantíssima que poderia gerar dados significativos à saúde pública.
 
Será que já conhecemos todas as doenças que os pombos podem transmitir? Será que os ectoparasitos dos pombos podem ser vetores de doenças que ainda não foram encontradas? Será que todas as espécies de ectoparasitas dos pombos foram estudadas ou são conhecidas? Será que os pombos possuem resistência à algum tipo de bactéria  ou fungo que são nocivos às outras aves? Essas perguntas poderiam ser respondidas com um TCC como esse.

Não descreverei mais sobre a pesquisa e sobre o que eu faria, mas creio que esta dica pode ter te ajudado e pensar em um trabalho relacionado com outros animais ou microorganismos. Se surgiram idéias agora em sua mente, anote em um papel ou bloco de notas no PC e vá atrás de um professor da área e pergunte se é possível um estudo como este, quais são as idéias dele sobre isso, se é um estudo significante e viável. Converse com ele e busque aprender tudo que puder ao longo de suas conversas com um suposto orientador para seu  TCC. Siga as mesmas dicas citadas nesse parágrafo para as outras dicas de TCC que serão dadas abaixo.
 
2 – Bactérias e fungos presentes em unidades de saúde da sua cidade
Este trabalho eu achei interessante e com certeza existem outros semelhantes, e devem existir mesmo, afinal, a mortalidade por infecções hospitalares pode ser muito grande em algumas regiões do país. Você sabe se na sua cidade a qualidade dos atendimentos e do local é confiável em relação à limpeza? Os postos de saúde são higienizados constantemente? Quantas pessoas na sua cidade estão sujeitas a adquirirem uma infecção hospitalar? Quantas pessoas já adquiriram infecções hospitalares na sua cidade? As infecções hospitalares colocam a vida dos pacientes em risco? Como ocorrem as infecções hospitalares e quais são os principais microrganismos envolvidos nessas infecções? Como prevenir e resolver este problema? 
 
Acho que estas questões podem ser respondidas também em um trabalho de conclusão de curso.
 
3 – Estudo com mamíferos em áreas urbanas
 
Estudos com espécies de mamíferos geralmente se concentram em grandes regiões preservadas. São poucos os estudos, não só com mamíferos mas com a fauna em geral, que são realizados na área urbana. Podem existir diversas espécies de morcegos em áreas de remanescentes florestais próximos de centros urbanos e nessas áreas você pode descobrir muitas coisas sobre as espécies de morcegos. Pode por exemplo procurar estudar quais espécies vegetais da região servem como alimento para os morcegos e se após as sementes passarem pelo trato digestivo, quanto tempo demora para geminarem no solo das áreas remanescentes. Esse pequeno estudo mostraria se os morcegos que você encontrou se alimentam ou não dos frutos disponíveis nas áreas estudadas, ou ainda, se eles se alimentarem desses frutos, você observaria a taxa de germinação das sementes e evidenciaria a importância da conservação dos frutos, bem como do próprio morcego, já que após defecar, as sementes germinam mais facilmente o que contribui para a preservação de algumas espécies vegetais.
 
Do mesmo modo, não somente com os morcegos frugívoros mas também com outros, é possível estudar a alimentação de diversos mamíferos e as suas importâncias para com o ecossistema. Por exemplo, você pode estudar qual o papel do gambá numa área urbana. Porque as pessoas não devem matá-los? Qual o serviço que eles prestam para a natureza (caso a área seja bem preservada e sem interferências humanas, apenas próxima ou dentro da cidade)?  Porque os mamíferos que vivem nestes locais devem ser preservados?
 
É interessante estudar estas pequenas populações de mamíferos em áreas urbanas, pois podemos realizar rápidas capturas, pegar vários animais em menos tempo de esforço amostral, e é possível realizar estudos mais complexos que envolvam a recaptura dos indivíduos. Converse com seu professor dessa área, pergunte a ele qual estudo você poderia fazer utilizando alguma ou algumas espécies de mamíferos em áreas urbanas.
 
4 – Estudo de anfíbios anuros em áreas rurais do seu município
 
Muitas vezes as pesquisas científicas com fauna não ocorrem no interior do país, pelo contrário, elas ocorrem sempre em áreas grandes e mais preservadas. Deste modo, as informações sobre a distribuição das espécies ao longo do país podem ser misturadas e/ou podem não expressar totalmente a verdade, pois não conhecendo totalmente o local de distribuição das espécies, como entenderemos toda a distribuição delas marcando somente os locais mais preservados de pesquisas? E se as espécies de anuros puderem existir em ambientes antropizados como em áreas rurais com muitos desmatamentos e plantações? E se a quantidade de espécies em uma área preservada for a mesma que a quantidade de espécies numa área alterada? Como podemos garantir a preservação de espécies de anuros em pequenas áreas preservadas na zona rural? As espécies de anuros podem habitar locais de plantações e agricultura? Se sim, quais seriam elas? Porque as espécies de anuros devem ser preservadas em áreas rurais? Qual o benefício dela para o dono da propriedade?
 
5 – Análise microbiológica da qualidade da água de córregos e cursos d’água na sua cidade
 
Infelizmente muitas cidades foram construídas em áreas próximas de córregos e rios ou até sob áreas de nascentes, e hoje contam com muitos córregos que correm dentro dela. Estes córregos podem ser fontes de diversas doenças, causadas principalmente por bactérias e protozoários, porém pouco ainda se sabe, ou não sabem nada relacionado à isto na sua cidade, caso você more no interior. É uma informação importante, e você pode relacionar as espécies encontradas nos córregos com os focos de doenças na região, o que seria muito importante, afinal, você poderia dizer se a população próxima desses locais poderia ser afetada por estes microrganismos presentes na água.
 
Novamente, converse com seu professor sobre esta ideia. Eu acho superinteressante pois carecemos de diversos tipos de informações relacionadas à saúde e qualidade de vida das populações interioranas do país.
 
Cursos online reconhecidos pelo MEC e relacionados com as dicas deste post:
 

 Precisa de mais dicas? Venha conferir o mais novo Ebook do EQB!

ebook-15-dicas-200px

Clique aqui para baixar gratuitamente o Ebook 15 Dicas de TCC Inspiradoras para Estudantes de Biologia.

E ai, o que achou deste post?
Comente abaixo!
COMPARTILHAR
Artigo anteriorEcolocalização de morcegos e golfinhos evoluiu por uma mesma mutação
Próximo artigoVespa parasita de lepidópteros (borboleta e mariposa)
Guellity Marcel

Biólogo de vida selvagem, mestre em Ecologia e Conservação e apaixonado por ciência e tecnologia. Tem interesse em ecologia de populações, ecologia do movimento, ecologia de paisagem e efeitos de mudanças climáticas na biodiversidade, especialmente em áreas úmidas. Atualmente trabalha com mamíferos de médio e grande porte (cervo, veado-campeiro, veado-mateiro, queixada) e jacarés em parceria com pesquisadores da Embrapa Pantanal.

  • Gabriel

    Obrigado pela ajuda foi muito útil realmente é muito difícil escolher um tema.Vlw mesmo!!!!

  • Olá Gabriel, tudo bem?
    Fico muito feliz em ter te ajudado.

    Quando precisar de ajuda para saber mais sobre a escrita do TCC, as normas, etc, me contate.

    Forte abraço e obrigado pelo comentário!

  • Carolinna Silva

    Oi Guellity, eu falei com meu professor de micro sobre eu fazer um TCC com análise da água dos córregos da minha cidade e as doenças dos ribeirinhos e ele adorou e disse que suas dicas são ótimas. Muito obrigado, me ajudou demais! Espero que continue assim até mesmo depois de terminar o curso e estiver fazendo mestrado você ajuda muitos jovens que não cursam biologia ou aqueles que estão no curso, como eu.

    Beijinhos :) Carol!

  • Caramba, foram muito uteis as dicas. Pretendo esse ano iniciar o meu TCC, apesar que estou no terceiro ano de ciências biológicas, mas sinto que já está na hora de começar. E realmente não é fácil escolher, mas já decidi que farei o trabalho, no tema que envolva genética de plantas, pois pretendo seguir nessa área após o termino do curso. Só me resta agora esperar que as ferias termine para começar a luta,rsrrsrsr. Mas parabéns pelas dicas que você dá, são de grande importância aos que estão cursando, e aos que irão ou pretendem cursar!!

  • Fico feliz que tenha gostado Daiane! Isso ai, aproveite que está com ânimo e manda ver no TCC. Se precisar de ajuda, conte sempre com o EQB. Abração e boa sorte nos estudos!

  • Obrigada!! :)

    Abraços!!

  • Gostei muito das dicas, só faltou mesmo uma dica na área de genética!

  • Carol, que bom que ajudei você! Fico feliz por isso!
    Abração!

  • Anônimo

    muito boas as dicas , ja ate decidi o q eu quero!! ass Renner Gama

  • Fico feliz que tenha gostado e te ajudado, Renner!
    Continue acompanhando o blog. Abração.

  • Que bom, amigos da Bio Uesb. Com certeza eu farei mais posts como este e colocarei algumas dicas de genética. Obrigado pelo comentário!

  • suzana cabral

    Sou do curso de enfermagem e tenho q fazer algo de tro de microbiologia, queriia mais dicias, sera q pode me ajudar. Tenho q começar meu TCC. ABRAÇO!

  • Ótimas Dicas, me fez pensar bastante no quesito de comprometimento e amor pela profissão. Falta de Comprometimento e Biologia não andam juntas. Obrigada!

  • Tem razão! Fico feliz que tenha te ajudado de alguma forma, Larissa. Conte sempre comigo!
    Abração!

  • Em breve posto algumas dicas, Suzana! Obrigado pelo comentário. :)

  • Anônimo

    Ola! Eu sou José Amaro Francisco, e moro em Angola.
    E preciso que me ajude a escolher o tema para a minha defesa de Licenciatura.
    Estou a frequentar o curso de Biologia Marinha. E estou sem ideias.
    se tiveres alguns temas por favor ajude-me-

  • Olá José, tudo bem? Podemos conversar, sim.
    Me contate através da caixa de mensagem logo abaixo no rodapé do blog. Abração!

  • ALEXANDRA

    Boa noite Guellity, estou fazendo licenciatura e eu poderia fazer sobre reeducação alimentar nas escolas, por exemplo? por ser licenciatura, estou com certo receio, porque gostaria mesmo de fazer sobre plantas que auxiliam na prevenção do cancer como a Babosa, qual a sua opinião a respeito? Desde já, obrigada!

  • Olá Guellity!

    Faço bacharelado e gostaria de dicas para tcc na área de biologia molecular.

    Desde já, obrigada!

  • Olá Lidy, tudo bem? Legal, obrigado pela sugestão. Irei fazer sim!
    Abração!

  • Anônimo

    olá , muito obrigado pelas dicas, estou pretendendo fazer algo sobre a preservação de espécies animais, mais precisamente o sagui, que hoje vive em zona urbana onde moro, sem mais espaço, estão quase ficando instintos nessa região, quero que me ajude em qual ponto devo focar nessa idéia,aguardo resposta abraço,. Jota junior

  • Anônimo

    Oi gostaria de uma dica para meu TCC faco biologia licenciatura não sei o q fazer mas gostaria de alguma coisa voltada para educação sera q VC pode me ajudar ?

  • Anônimo

    Oi, estou no terceiro ano de ciências biológicas e pretendo fazer meu TCC na área de paleontologia. Eu comecei a pesquisar e me interessei pela paleozoologia de invertebrados, mais especificamente moluscos. Será que o melhor é realizar uma revisão de literatura ou um trabalho experimental após saída de campo? Em São Paulo é possível encontrar fósseis ou vestígios desses organismos? Ah, e adorei seu blog. As dicas são ótimas. Desde já, obrigada pela atenção!

  • Olá, tudo bem?
    Obrigado!

    Então, paleozoologia é meio improvável de você trabalhar em campo. Primeiro porque só especialistas fazem isso. Segundo, porque você iria demorar muito para encontrar estes fósseis e demoraria ainda mais para escrever um parágrafo sequer sobre o que encontrou. Eu mais acho interessante uma revisão bibliográfica. Porém, a graduação é uma grande oportunidade para você aprender a fazer ciência. Por isso, mesmo que sua área de atuação no futuro seja paleontologia de invertebrados, não faz mal você tentar realizar outros tipos de estudos que não envolvam a paleonto. Você pode fazer vários trabalhos com moluscos de água doce, por exemplo. Porém, depende da região e das linhas de pesquisas de seus orientadores e também se você vai poder se deslocar grandes distâncias, para fazer o trabalho.

    Podemos falar mais sobre isso no face, se quiser.
    Fique à vontade para me contatar por lá.

    Abração!

  • Olá, tudo bem?
    Depende. Ajudar, eu posso sim. Mas você precisa já ter ideias sobre o seu projeto e tal. Não posso te dar o tema de TCC, mas podemos discutir e encontrar algo bacana!

    Abração!

  • Anônimo

    Olá Marcel! Meu nome é Hélia, sou de Angra dos Reis, gostei muito de suas dicas. estudo Licenciatura em Ciências Biológicas.Já pensei em um tema sobre como explicar através da biologia os transtornos psíquicos, mas já mudei de ideia, pois é um assunto muito complexo e eu teria que ter um coordenador dessa área, certo? Pensei em organismos planctônicos, gosto também da área de laboratório. Enfim ainda tenho dúvidas, como moro numa cidade litorânea, você teria outra dica?

  • Olá, Hélia. Tudo bem?
    Poxa, que bacana!

    Sim, tenho várias dicas. No ponto de vista ecológico, eu acho muito interessante entender como é a comunidade de macroinvertebrados aquáticos em regiões onde existem banhistas. Será que a presença humana favorece algumas espécies e elimina outras? Ou será que elimina todas espécies? Será que em lugares onde não existem banhistas a riqueza de espécies de moluscos bivalves, crustáceos, 'vermes', etc, é bem maior do que nos lugares onde há banhistas? Sabemos que existem muitos impactos mas o que isso implica nas espécies de invertebrados que ocorrem próximos à praia? Se o impacto for evidente, o que pode ser feito para reduzi-lo?

    Outra coisa, você pode trabalhar com os vermetídeos (gastrópodes). Eu não sei te dizer muita coisa porque conheço pouco o litoral. Mas acho que estes organismos são bem abundantes e podem ser bons como objetos de estudos. Você pode elaborar uma série de perguntas para tentar responder ou pode elaborar um estudo relacionado aos turistas/banhistas, já que faz licenciatura.

    Contate-me no face para conversarmos melhor sobre isso.

    Abração!

  • Boa Noite Marcel,
    Meu nome é Lorena e estou no 5º período de Ciências Biológicas – Licenciatura, em primeiro lugar parabéns pelo texto.
    Começo meu tcc esse semestre, mas estou em dúvida em relação ao meu tema, tenho muito interesse nas áreas de Entomologia e Botânica, você teria alguma ideia para me dar em alguma dessas áreas ?!

    Desde já agradeço a atenção.

  • Boa noite, Lorena. Tudo bem? Obrigado! Fico feliz em ajudar.
    Ideias eu tenho de monte, porém você precisa primeiro encontrar professores em sua universidade que podem te orientar nessa área que deseja. É preciso ter um orientador com experiência na área que você deseja fazer o TCC. Ou seja, não adianta eu dar várias dicas se não sei quais professores podem te orientar.

    Descubra quais são as linhas de pesquisa de seus professores, veja qual te interessa mais e ai me chame para conversamos sobre projetos que se encaixam na linha do professor.

    Abração!

  • Olá Marcel, Tudo Bem?
    Em primeiro lugar, devo lhe dar parabéns pelas dicas, simples e claras de forma que norteia a pessoa desesperada por um tema a seguir um caminho. Rs'
    Sou graduanda em Licenciatura de C. Biológicas pela Faculdade do Futuro em Manhuaçu – MG. Eu devia ter lido essa matéria antes, sofri em busca de um tema. Durante as aulas de Zoologia IV me interessei por anuros, e mesmo antes de ler essa matéria já havia decidido que esse seria meu tema. Irei trabalhar 2 fragmentos de áreas distintos com distância entre si de +/- 35km, sendo 1 urbano e 1 rural, comparando diversidade de espécies, entre outras coisas. Mais uma vez, parabéns pelas dicas :)

  • Olá Suellen. Tudo bem?
    Que bacana, fico feliz em ajudá-la de alguma forma.
    Obrigado pelo elogio!

    Muito interessante o seu projeto. Quero saber mais!
    Conte comigo se precisar de ajuda.

    Abração.

  • Ótimas dicas, mas é uma tristeza para quem faz licenciatura, decidir algum tema que seja da biologia e envolva a educação. Será que você tem algumas sugestões? Estava muito animada a fazer na área de microbiologia e meu tema era muito semelhante ao que sugeriu, porém minha faculdade exige que envolva algo na licenciatura. É bem complicado…

    Rayra

  • Olá, Rayra. Tudo bem?
    Sim, muitos possuem essa dificuldade. Porém, faz parte. Eu acho isso muitíssimo relevante, pois nos faz pensar, redobrar nossa capacidade de criar e ainda nos força a transformar informações biológicas em coisas aplicadas à educação de crianças e jovens.

    Você pode fazer muitas coisas. Podemos conversar via facebook.
    Qualquer coisa, me adicione lá. Abração!

  • Anônimo

    Quais estudos posso fazer na citogenética de peixes?