InícioAnimais & PlantasEntrevista com Celso Costa - arquiteto que cria casas sustentáveis usando containers

Entrevista com Celso Costa – arquiteto que cria casas sustentáveis usando containers

A sustentabilidade é uma prática que tem se tornado comum atualmente, principalmente pelo fato das empresas estarem se importando mais com o meio ambiente, desenvolvimento e a sociedade.

Porém, a sustentabilidade não se aplica somente às políticas de uma empresa, ela pode também estar presente em sua casa, por exemplo.

E é isso que o arquiteto Celso Costa pode fazer por você, construir uma casa sustentável com o uso de telhados verdes, sistemas elétricos e hídricos diferenciados e toda adaptação necessária para uma casa sustentável que tem o container como principal característica dessas construções.

BAIXE AGORA!
EBOOK 28 REGRAS – GUIA PARA PEQUENAS CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS

O Eu Quero Biologia realizou uma entrevista com Celso buscando entender como funciona essas construções, quais são as principais vantagens e benefícios deste tipo de casa, e claro, qual a faixa de preços das casas de containers. Confira abaixo:

1 – Celso, quando você teve a ideia de iniciar um empreendimento com o aproveitamento de containers, você já imaginava que esta ideia seria tão bem aceita como está sendo?
Sim, eu tinha certeza de que a proposta seria bem aceita. Primeiramente por ser ecologicamente correta. Quando um container é descartado para carga, sua vida útil é estimada em pelo menos mais 100 anos. Além da durabilidade, os containers oferecem infinitas possibilidades de projetos para a construção civil.

2 – A grande maioria das pessoas acha que uma casa ecológica ou uma casa feita à base de materiais reutilizados, como no caso dos containers, tem um custo elevado. Porém, teu projeto mostra que com os uso dos containers há uma elevada redução de gastos em relação à construção de uma casa de alvenaria comum. Sua empresa também constrói casas pequenas, para casal, por exemplo? Existe algum tamanho padrão de casa e um valor padrão ou a pessoa pode projetar a casa como ela quiser?

Os projetos são personalizados. Nossa missão é aliar tecnologia e sustentabilidade, com um custo acessível. Para você ter uma ideia, uma casa container com tratamento térmico e acústico, esgoto ecológico e captação de água da chuva custa em média 20% mais barato do que uma casa de alvenaria.
 
O primeiro passo é fazer um estudo preliminar para atender a necessidade do meu cliente. Preciso saber qual é a rotina dele, o estilo dele, se ele já tem um terreno, quanto pretende investir, etc. Minha empresa está preparada para atender qualquer tamanho de projeto, desde uma pequena residência até uma grande empresa.

3 – Suas construções possuem algum prazo de validade no sentido da conservação dos containers? Eles podem sofrer algum dano sob ação do sol, chuva, frio, mudanças de temperaturas, ou a casa pode ter durabilidade indeterminada devido à resistência do aço dos containers?

Os containers resistem a todas as intempéries. Além disso, containers são feitos para flutuar em alto mar, isso significa que possuem uma vedação perfeita, ou seja, a possibilidade de infiltração é zero. A durabilidade da casa container é estimada em pelo menos 100 anos, e a conservação é semelhante a uma casa de alvenaria.

4 – Se puder estipular, qual seria o valor de uma casa comum com 3 quartos, sendo 1 suíte, sala, copa, cozinha, banheiro e lavanderia?
Isso vai depender muito do projeto, do tipo de acabamento, e etc. Para ter uma ideia estou com projeto de uma casa container de 60 metros quadrados que vou entregar com toda a mobília, projeto luminotécnico e paisagismo por apenas R$ 80 mil. Mas cada projeto é singular.
 
 

5 – Devido ao isolamento acústico e térmico dos containers, a casa precisa possuir aparelhos de ar condicionado, ou mesmo no calor ela se mantém numa temperatura agradável?

Além do tratamento térmico e acústico realizado no container, que nos permite chegar ao mesmo nível de conforto de uma casa de alvenaria, nós trabalhamos com o telhado verde, ou seja, plantamos um jardim irrigado na parte superior da casa. Além de bonito, isso nos ajuda controlar a temperatura no interior do ambiente. 
 
6 – Teu projeto é inovador no país e veio para ficar, pois ao meu ver é um projeto de rápida execução e com excelente estrutura, segura e confortável. Porém, sabemos que são poucos os projetos semelhantes na construção civil. Qual a sua concepção, ou o que você pode nos dizer sobre as perspectivas futuras em relação ao interesse da construção civil em iniciar empreendimentos que envolvam a reciclagem de materiais e construções mais rápidas?
Sustentabilidade, essa á a palavra chave. Posso assegurar a você que as pessoas estão preocupadas com o meio ambiente e o interesse por esse tipo de construção é enorme. Desde que começamos a divulgar o nosso trabalho, eu e minha equipe estamos trabalhando muito para atender pedidos de diversos lugares do Brasil.
 
7 – Agora gostaria que vendesse o seu peixe e dissesse para os leitores do EQB quais são as principais razões para uma pessoa investir na construção de uma casa feita de containers e quais as vantagens que ela oferece.
Bom, a nossa proposta é tornar esse tipo de edificação viável aqui no Brasil, por isso escolhemos Campo Grande/MS como sede do nosso empreendimento, exatamente por estar no centro da América Latina, o que nos possibilita enviar nossas unidades em containers para qualquer lugar do país.
 
Além de ecologicamente correta, o custo benefício da casa container é inquestionável. Custa mais barato do que uma casa convencional, porque enquanto estamos preparando uma casa container em nossa linha produção, nosso cliente não está tendo gastos com mão de obra, barracão de obra, vigia noturno, água, luz e etc. O tempo de execução da obra é outro diferencial: uma casa container leva em média de 45 a 60 dias para ficar pronta, com a vantagem de não gerar entulho. Outro diferencial importante é que ao adquirir uma casa container nosso cliente não terá, no futuro, problemas com infiltração, rachaduras e etc.

Celso, obrigado pela entrevista e informações compartilhadas conosco. Tenho certeza que este projeto continuará sendo o sucesso que é, pois além de prático, de preço acessível e rápida construção, não gera entulho e ajuda a preservar o meio ambiente, e isso poucas empresas conseguem fazer. Fonte das imagens: arquiteto Danilo Corbas
E ai, o que achou da entrevista? Comente abaixo!

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -