InícioAnimais & PlantasA hipocrisia e o uso de animais em laboratório

A hipocrisia e o uso de animais em laboratório

“A hipocrisia fede” alguém disse isso uma vez. E realmente é verdade. Com certeza – ABSOLUTA – as pessoas que invadiram os laboratórios do Royal para salvar os beagles, usam alguns desses produtos: Dove, Colgate, Ades, ração pedigree, palmolive, L’oreal, avon, e diversos outros do grupo Unilever. Eles são testados em animais e por dia, mais de 2 milhões de brasileiros usam esses produtos. E não só elas, como muitos outras pessoas que cometeram ou ainda cometem o mesmo tipo de crime: invasão de patrimônio e roubo. É tudo por proteção dos animais? Tem certeza?
De que adianta então salvar os beagles se depois, quando estiverem com dor de cabeça vão correndo na farmácia comprar remédio, testados em animais. E comer boi, frango e peixe no almoço é outra coisa? Não é tortura animal?
Matar para comer é bom, torturar para testes é ruim. Explique então como os animais são transportados para abate sem tortura. Bovinos em várias fazendas chegam a ficar 7 dias (ou muito mais) trancados nos caminhões sem comida e água ao longo do transporte e das burocracias para retiradas de notas (documentos) o que gera gigantes filas de veículos. Frangos são transportados em caixas apertadas, etc. Isso é tortura, o animal não fica na engorda todo bonitinho e depois vem uma arma letal e pronto, mata sem dor. Do mesmo modo com os peixes.
Extensa área de cultivo de soja. Cadê os animais que moravam aqui, para onde foram?
Ai está. Morreram queimados em lavouras, atropelados em rodovias ou foram caçados enquanto se dispersavam desesperados. E você, sabia disso?
Os selvagens dão lugar ao gado que comemos e às lavouras. Triste né?
Produtores só criam e engordam o animal, outras empresas recebem e matam, não são duas atividades juntas, não existe uma fazenda-frigorífico em qualquer canto por ai, o que exige transportes longos e constante tortura dos animais para abate.
“Não, isso não conta, eu quero proteger os animais contra testes em laboratório”. Quer mesmo e porquê exatamente, se você está sendo hipócrita e cometendo muitas outras torturas? Você polui muito, nem sequer se preocupa em economizar água e captar água das chuvas em sua casa, sequer separa o lixo orgânico de reciclável. Isso, e muito mais coisas que não só você, mas eu e todos outros habitantes desse planeta fazem, faz com que animais sejam torturados também e sofram, tudo implica na degradação ambiental, não só para produção de alimento, como para produção de combustíveis, madeira para sua casa, mineradoras que fabricam cimentos para construir a sua casa e desmataram muito e contaminaram o lençol freático com seus buracos de escavações gigantes, e dentre tantas outras coisas.
É muito fácil falar “ah, se a ciência está tão evoluída, porque não substituem os testes em animais?” como se testar em animais fosse legal, como se os pesquisadores amassem ver animais sendo torturados todos os dias. Claro que não fazem isso por opção, e sim porque não há mais opções e estão trabalhando duro para resolver isso. Porém em muitas empresas há sim a possibilidade de substituir o teste em animais, porém não é feito talvez por ser mais barato que implantar uma nova tecnologia de pesquisa.
E existem muitas empresas que não testam, muitas mesmo, porém, os testes em animais de outra forma é inevitável: precisamos de remédios e estes precisam ser testados em modelos animais (vivos).
É simples entender isso. Se você estiver rachando de dor de cabeça, uma que seja insuportável que você pode nem sequer ter sentido igual – você deixaria de tomar um remédio que curaria rapidamente sua dor, só porque ele foi testado em animais? Sinceramente, você tomaria rapidamente o remédio, e pronto. E ai eu pergunto de novo, será que as pessoas que protegeram os “beagles” – ou seja, aquelas que destroem outras empresas em prol da proteção animal – vão deixar de comprar um remedinho para dor de cabeça? Será que nunca mais vão consumir remédios porque eles são testados em animais? Hum?
E eu ainda tenho raiva desse povo porque eles não fazem idéia do que os animais vão muito além daqueles que vivem em laboratório. Eles são minoria! Você viu as imagens acima. Não morrem só tamanduás, morrem tatús, serpentes, lagartos, aves que não voam, anfíbios, enfim, todos os grupos de animais morrem!
Mas, é muito mais fácil proteger bichinhos fofos como macacos, ratos, coelhos, cachorros, do que olhar para o caos que está nossas florestas. E os bichinhos fofos que morrem muito mais do que os testados em laboratório por consequência do “arroz e feijão” que comemos todos os dias? A redução de habitat natural mata muito mais e tortura também! Imagine só animais sendo removidos de seus habitats, fugindo em busca de abrigo e comida e se deparam com extensas áreas de produção onde ainda são caçados pelos moradores rurais. Passar fome não é tortura?
Algum desses libertadores de animais já parou para pensar nesse fato? Os animais sofrem, e muito por consequência de nossas ações, a todo momento. Não podemos fingir isso e querer olhar apenas para o lado que não concordamos, sendo que fazemos outras coisas iguais.
Não adianta ser vegetariano por amor aos animais, que isso também não te livrará da tortura animal. A degradação dos habitats naturais se dá principalmente pela produção de grãos como feijão, trigo, arroz e soja, além também de grandes áreas de cultivo de “verduras e legumes” e cultivos de frutos, tudo gera desmatamento e quem paga o preço são os animais selvagens que você nunca chegou a ver e nem sabe que existem. Simplesmente prefere fingir, não pensar nisso, achar que não existam mais torturas em animais, pra reduzir o peso na consciência e ainda sair achando que fizeram um bom trabalho e ação de proteção animal.
Eu respeito, e muito, quem se dedica para proteger os animais, pois eu vou fazer o mesmo, dedicarei minha vida para proteger animais também. Mas protegerei os selvagens, porque ninguém liga para eles, fingem que não existem e eles sim morrem de forma muito mais inocente do que aqueles utilizados em laboratório muitas vezes para salvar vidas, como em pesquisas biomédicas, medicinais, neurológicas, etc. Infelizmente alguns são utilizados na produção de produtos de beleza, o que eu acho totalmente fútil e desnecessário, mas o uso dos animais para salvar vidas humanas é bom, é o melhor que temos para garantir a nossa saúde, até que seja criada uma nova tecnologia que substitua definitivamente o uso dos animais.
Mas, como você pode perceber neste post, todo mundo se preocupa com os bichinhos usados na cidade, os fofinhos, mas os animais que morrem ao montes todos os dias de forma semelhante e até pior, ninguém quer saber!
A hipocrisia fede mesmo.

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -