InícioAnimais & PlantasTartarugas de água doce hibernam no fundo dos rios

Tartarugas de água doce hibernam no fundo dos rios

Foto: Jasper Rais – Fonte: Science
Acredite ou não, muitas espécies de tartarugas de água doce são capazes de hibernar durante o inverno, ficando no fundo de rios, lagos e lagoas e privadas de oxigênio. Até então eu não sabia disso, mas esta informação já é muito bem conhecida e difundida no meio científico, ainda assim, eu fiquei muito curioso sobre este fato, principalmente quando li um artigo na Biology Letters com o título Detecting spring after a long winter: coma or slow vigilance in cold, hypoxic turtles? 

O título do artigo traduzido é mais ou menos  isso “Detectando a primavera após um longo inverno: coma ou vigilância lenta no frio, tartarugas em hipóxia?”.
Este fato, das tartarugas apresentarem este comportamento, fez os cientistas Jesper G. MadsenTobias WangKristian BeedholmPeter T. Madsen realizarem este estudo, o que lhes rendeu uma interessante descoberta e explicação para este curioso fato.
Eles se perguntaram: Como as tartarugas podem detectar a chegada da primavera e responder de uma maneira sensata através de informações sensoriais durante a hibernação?
Para responder esta pergunta, eles realizaram um experimento onde expuseram as tartarugas-de-ouvido-vermelho (Trachemys scripta) sob condições em que elas hibernaram (frio e hipóxia) e as expuseram sob a luz e vibrações. Através das respostas das tartarugas eles puderam perceber que durante a hibernação as tartarugas mantinham capacidade de respostas neurais frente aos estímulos luminosos durante a hipóxia prolongada.
Cursos online relacionados com Répteis

Curso online de Anfíbios e Répteis: Classificação, Diversidade e Ecologia

Curso online de Zoologia dos Vertebrados
Além disso, quando as tartarugas que hibernaram por 14 dias foram expostas à luz ou elevação de temperatura da água, as mesmas tiveram um aumento na atividade, porém não responderam frente ao aumento de vibração ou de oxigênio.
Desta forma, neste estudo os pesquisadores concluíram que as tartarugas hibernantes não estão em coma, e que na verdade elas apenas estão em estado de vigilância durante a hibernação em hipóxia e no frio, o que permite que elas possam responder à chegada da primavera e consequentemente possam ajustar seu comportamento de acordo com os estímulos que o ambiente oferece durante a mudança climática em seu ambiente.
Você pode conferir este artigo acessando o link abaixo:
E você, já sabia que as tartarugas de água doce hibernavam?
Deixe seu comentário abaixo!

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -