InícioGraduação & ProfissãoComo obter coordenadas geográficas com o Google Maps

Como obter coordenadas geográficas com o Google Maps

Trago para vocês um post muito importante para nós biólogos, afinal quem nunca passou um pouco de raiva tentando encontrar as coordenadas da sua área de estudo para fazer um trabalho ou artigo? Pois então, o Google Maps realizou várias atualizações e temos agora uma versão disponível do novo Google Maps. Se você baixava o Google Earth para obter as coordenadas de sua área de estudo, pode desistir dessa ideia. Dentre as novas funcionalidades do Google Maps temos as funções Balão do LatLng e Marcador do LatLng que nada mais é do que duas ferramentas que mostram as coordenadas de qualquer lugar que o seu cursor apontar no mapa. Veja como obter coordenadas geográficas no google maps seguindo o tutorial que fiz, abaixo: 1. Acesse o Google Maps versão nova (https://maps.google.com.br/) 2. No canto inferior esquerdo clique em Labs do Google Maps.
Para ver detalhes, clique nas imagens para ampliar.

 

3. Após clicar neste link vai abrir uma janela com várias opções que você pode ativar para seu Google Maps, porém, para obter as coordenadas geográficas você deve ativar duas opções:

 
4. Clique em Ativar nas opções “Balão do LatLng e Marcador do LatLng
 
 

5. Clique em Salvar alterações

 

6. Basta posicionar o curso e pressionar o botão SHIFT para a coordenada aparecer. Veja como fica

 
 

7. Okay, deu certo. Mas e agora, como vou interpretar esses valores que obtive: -20,438886, -53,760264 É simples, basta acessar este site e seguir os passos abaixo.

 

8. Após isso irá abrir uma nova janela, é só copiar os valores gerados correspondentes à latitude e longitude, que no caso do meu exemplo foram: Lat : 20º 44′ 28.86” S Lon: 54º 16′ 02.63” W.

 

Espero poder ter ajudado vocês pois este recurso me ajudou bastante, já que eu não tinha um GPS para usar quando eu estava fazendo meu trabalho de conclusão de curso na cidade onde moro. Se curtiu, compartilhe com seus amigos e comente abaixo! :)

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -