InícioAnimais & PlantasOs morcegos possuem ectoparasitas?

Os morcegos possuem ectoparasitas?

Para quem é acadêmico de biologia esta pergunta pode ser muito mais do que óbvia, porém para muitos que não são da nossa área, isso é algo totalmente intrigante. Afinal, os morcegos possuem parasitas, ou não?

Quem vai nos dar esta resposta é meu amigo Luciano Brasil M. Almeida, acadêmico de Ciências Biológicas que trabalha com morcegos e seus inquilinos. Vamos lá!

Os morcegos, assim como qualquer outro animal também não estão livres de ectoparasitas que são artrópodes pertencentes às classes insecta e arachnida (principalmente), que vivem sobre as suas pelagens ou sobre a membrana das suas asas, alimentando-se de folículos capilares ou fluídos corpóreos.

Dentre esses ectoparasitas existem 2 famílias de moscas exclusivamente ectoparasitas de morcegos, a  família Streblidae e Nycteribiidae. Streblidae conta com 13 gêneros e 227 espécies aproximadamente e a maioria de suas espécies localizam-se no hemisfério leste do planeta, enquanto Nycteribiidae conta com 13 generos e 275 espécies aproximadamente e as suas espécies em sua maioria localizam-se no hemistério oeste.

Mosca ectoparasita de morcegos do gênero Megistopoda.
As cavernas são consideradas abrigos favoráveis para os ectoparasitas pois nelas existe uma grande agregação de morcegos, o que facilita essa transmissão dos ectoparasitas de um morcego para o outro, além de proporcionarem um microclima favorável a eles. Além disso, em locais que geralmente tem um grande acúmulo de guano (fezes de morcegos) a sobrevivência desses ectoparasitas é favorecida.

Não se sabe ao certo como esses ectoparasitas influenciam na vida dos morcegos, mas já foi observado morcegos que se auto-mutilaram tentando retirar esses ectoparasitas das suas pelagem, sofrendo injúrias principalmente nas membranas de suas asas. Espécies maiores de morcegos como por exemplo Artibeus lituratus e Artibeus planirostris possuem uma tendência maior a serem infestadas por esses ectoparasitas pois além de possuírem um tamanho corpóreo maior, suas populações são densas e ambas são muito bem distribuídas geograficamente ao contrário das espécies menores como por exemplo Myotis nigricans que possuem distribuições restritas e se mudam pouco de abrigos.

Os ectoparasitas que vivem sobre a pelagem dos morcegos contam com uma estrutura denominada ctenideo, que auxilia na diminuição do atrito do ecto com o seu hospedeiro, já os que vivem sobre as membranas das asas não a possuem.

E ai, o que achou do post?
Para maiores informações, fale com o Luciano e retire suas dúvidas!

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -