InícioAnimais & PlantasRépteis pré-históricos: gênero Hydrosaurus

Répteis pré-históricos: gênero Hydrosaurus

Os “dragões sailfin” do gênero Hydrosaurus intrigam qualquer um que se interesse por dinossauros.

Estes répteis pré-históricos viventes possuem picos e cristas em seus corpos, o que os torna ainda mais magníficos. Os machos possuem grandes velas salientes na base da cauda. Herpetólogos se apaixonam por eles!

No entanto, os dragões sailfin não são para todos. Eles ocupam a região tropical do leste da Indonésia, Nova Guiné e Filipinas.

Geralmente estes répteis (Hydrosaurus spp.) vivem em locais muito úmidos, principalmente perto de riachos. Fogem ao primeiro sinal de perigo, pois são muito rápidos, normalmente executando a bipedia na água, até afundarem numa distância segura da ameaça. Andar em bipedia, é andar sobre suas duas patas traseiras. Eles podem permanecer até uma hora debaixo dágua para garantir que qualquer ameaça passe.

Infelizmente estas espécies são muito vendidas para pessoas que os adotam como animais de estimação. Em cativeiros eles podem chegar até 3 metros e grandes machos adultos podem chegam os incríveis 4 metros! As fêmeas são geralmente um terço menor que os machos. As espécies Hydrosaurus pustulatus e H. amboinesis são as espécies que atingem os maiores tamanhos. Porém, de modo geral, as espécies do gênero Hydrosaurus apresentam uma faixa de 3 a 5 quilos de peso, sendo os machos os mais pesados.
Em cativeiro, existem relatos de exemplares que viviam 20 anos, porém a literatura revela que eles podem chegar até os 25 anos. Alguns em cativeiro, na faixa dos 15 anos, ainda se reproduzem ocasionalmente. 
Duas espécies de Hydrosaurus estão relatadas nas Filipinas. A espécie H. amboinensisno ocorre mais ao sul e H. pustulatus ao norte. No entanto, existe alguma confusão na identificação e, consequentemente, há confusões sobre a distribuição dessas espécies. Mais estudos taxonômicos são necessários para esclarecer a distribuição das espécíes do gênero Hydrosaurus nas Filipinas. Independentemente, as espécies são vulneráveis, sendo consideradas ameaçadas segundo a Lista de Espécies Ameaçadas da IUCN.
Fontes acessadas:
IUCN
Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -