• O post esclareceu quase todas as minhas duvidas sobre o curso, parabéns por incentivar todos que pretendem cursar biologia, pois é uma profissão essencial e muito mal falada por ai, principalmente por biólogos que não gostam da profissão. Obrigada.

  • Olá Fernanda. Tudo bem? De nada! :D
    Obrigado pelo comentário.

  • Ola Marcel eu tenho bastante interesse em cobras, aranhas , escorpiões alguma dica ?

  • Meu maior sonho é conseguir um estágio em Zoológico, será que é difícil? E também tenho interesse em trabalhar em zoológico, tem algo especial, que eu possa fazer?

  • Olá Magda, tudo bem?
    Para trabalhar em zoo's basta apenas ir atrás do emprego, não tem nada de especial. É interessante para o zoológico um biólogo que tenha experiência em projetos de educação ambiental, pois é nessa área que o biólogo trabalha na maioria dos zoo's (palestras, demonstrações, etc).

    Abração!

  • Olá,estou no terceiro ano do ensino médio e quero muito cursas biologia. Porém,não consigo me decidir entre licenciatura e bacharelado,pois por um lado não penso em dar aulas,e por outro tenho medo de não conseguir um bom emprego no início de minha formação e ter que recorrer à aulas. Um Biólogo licenciado pode fazer tudo o que um biólogo bacharelado faz e mais dar aulas? O que você me aconselha?

  • Olá! Quero estudar Ciências Biológicas e gostaria de saber se eu preciso fazer a licenciatura antes do bacharelado. Pois me disseram que a licenciatura é obrigatória e dura 3 anos, e o bacharelado é opcional e dura 1 ano, dando um total de 4 anos. O curso de Ciências Biológicas funciona desse modo em todas as universidades? E é possível cursar apenas o bacharelado (sem fazer licenciatura antes)? Obrigada :)

  • Olá , estou com a mesma duvida que a Jéssica , é obrigatório fazer licenciatura primeiro ????

  • Anônimo

    Olá! Estou no terceiro ano do ensino médio e quero estudar Ciências Biológicas. No entanto, ainda estou em dúvida sobre qual universidade eu quero ingressar. Não sei se teria uma melhor ou pior ou qual seria ela, mas quero seguir carreira acadêmica como pesquisadora. Existe alguma universidade que dá mais base, suporte, apoio para isso? Muito obrigada!
    Obs: penso bastante na USP, além de outras coisas, por causa do programa de Ciências sem Fronteiras, já que pretendo fazer alguma pós-graduação fora do país e esse tempo no exterior poderia me dar alguns contatos que tornaria mais fácil fazer essa pós. Isso tem fundamento? :p

  • Olá, Milena. À partir de 2015 o MEC separou os cursos e de agora em diante parece que o licenciado não vai mais poder fazer tudo que o bacharel fazia. Você precisa pensar no que quer para o seu futuro, daqui 10 anos. Quer ser professora em escola, quer ser professora em universidade, quer ser pesquisadora e professora em universidade, quer ser pesquisadora em ongs? Quer ser bióloga para trabalhar em consultorias, ou quer montar a sua própria empresa? Enfim. As áreas de atuação do biólogo são quase 100, muitas opções.

    Eu quero ser pesquisador, fiz bacharel, estou fazendo mestrado, farei doutorado e pós doutorado. Essas são minhas vontades.

    Você precisa ter essa noção em mente, também. Para não fazer uma escolha errada.

    Quanto a "ficar sem emprego", só vai ficar se quiser. Tem muito emprego para biólogo em todo o país!
    Além disso, tem o mundo todo te esperando, com diversas opções de emprego. Tem que sonhar grande, para conquistar coisas grandes, e ter confiança em você mesma. Só você pode decidir quem você vai ser.

    Abração!

  • Olá, Jéssica e amigo(a) anônimo(a). Tudo bem?
    Na verdade, não é obrigatório fazer licenciatura para fazer bacharel. Você pode fazer bacharel ou licenciatura a hora que quiser. De 2015 em diante, segundo o MEC, nenhuma universidade vai poder ter cursos de biologia licenciatura e bacharel juntos, só separados. E cada um terá pelo menos 4 anos.

    Como as disciplinas em ambos os cursos são muito semelhantes, se você é bacharel e quer ter o grau de licenciatura, é só fazer algumas disciplinas focadas no curso de licenciatura. O inverso vale se você fizer licenciatura e quer ser bacharel. Precisa fazer as disciplinas que você não teve na sua graduação e essa diferença vai durar um ano, um ano e meio (2 a 3 semestres) de estudos. Entenderam?

    Abração!

  • Olá amigo(a) anônimo(a), tudo bem?
    Sim, claro que tem fundamento. É ótimo que você tenha essa mentalidade.
    Faça um curso bacharel. A UNESP, UNICAMP, USP, UFSM e várias outras universidades públicas do país são de ótima qualidade. Porém, vai depender muito de você também e do seu esforço. Qualquer universidade boa que escolher (bacharel), te dará um bom suporte na pesquisa científica.

    Qualquer universidade, inclusive particular, pode enviar alunos para o CSF. Ok?

    Primeiro pense no seu curso. Escolha um, entre com determinação e no segundo ano planeje-se para ir conhecer alguma universidade pelo CSF.

    Pelo CSF só podemos ir fazer doutorado pleno ou sanduíche fora, não é possível fazer mestrado. Só existe a bolsa de mestrado profissional, mas isso não se encaixa com a pesquisa científica. Nesse caso, quando terminar o curso, terá de fazer um mestrado aqui mesmo no Brasil e posteriormente você sai para fazer o doutorado no país que quiser, na universidade que quiser, pelo CSF.

    Entendeu?

    Abração!

  • Entendi sim, obrigada Guellity. Na verdade, eu também já fiz muita pesquisa sobre isso e já iniciei meu curso esse mês. Estudo na Unigranrio (RJ) e lá eles fazem do seguinte modo: 3 anos de licenciatura, e mais 1 ano o aluno pode ter o bacharelado também.

  • Legal, Jéssica! Que bom.
    Show de bola. Se precisar, me add no facebook para conversarmos melhor.

    Abração!

  • Seria ótimo Guellity, mas eu não possuo uma conta do facebook… Eu tenho whatsapp, se puder me add meu número é 21 968781382. Obrigada, abraços :)

  • Anônimo

    Olá meu nome é Bárbara e estou preparada pra fazer a tão sonhada facu… de ciências biológicas, sempre tive paixão por tudo que envolve natureza e estava lendo o que vc escreveu e sentir mais confiante pra continuar nesta caminhada valeu …ahh começo a fazer facu esse ano em março *–*

  • Olá Marcel, tudo bem? Primeiramente gostaria de agradecer por você manter esse blog, e pelos seus videos do you tube tudo isso esta me proporcionando as soluções para sanar minhas dúvidas! Eu já tinha escrito uma vez para você mas acho que a mensagem acabou não sendo enviada kkk então se estiver vendo de novo essa mensagem me perdoe. Bom, eu estou com quase toda a certeza e convicção de que quero ser bióloga e é isso que quero fazer pra minha vida toda. Está só me faltando um pouco de segurança sobre qual área dentro da biologia escolher, pois são muitas kkk Pra você me conhecer um pouco, eu tenho 15 anos estou no segundo ano do ensino médio, e moro em uma fazenda desde que nasci, e desde pequena quando perguntavam o que eu queria ser quando crescer sempre respondi que queria ser uma cientista! Sempre fui fascinada por plantas, sustentabilidade, natureza e tudo que a envolve, amava a matéria de ciências na escola, mas no nono ano descobri a matéria de química que me chamou muito atenção e ate então queria fazer química, mas por um acaso do destino kkk ano passado comecei a ter aulas de biologia com uma professora muito divertida, que dava uma aula show e me fez abrir os olhos para esse lado das ciências, comecei a perceber que o que me agradava era estudar o natural, ir pra mata mesmo, acampar, pesquisar e não trabalhar em uma industria… bom, o que queria saber é se você tem alguma sugestão de que área seguir dentro da ciências biológicas para alguém do meu perfil… Desde já te agradeço muito pelos seus posts estão me ajudando muito a fazer a melhor escolha da minha vida!!! Sucesso! Abraços

  • Olá Raissa, tudo bem?
    Posso te ajudar sim, com maior prazer.
    Você tem uma história muito similar a minha. Eu nasci e cresci em uma fazenda também e sei o que você sente.Só saí da fazenda para fazer o 3º ano e em seguida entrei na universidade.

    Bom, se você tem vontade de trabalhar em contato com a natureza, com certeza deve optar por Ecologia e Conservação. É uma área muito ampla, que pode se relacionar com todas as outras áreas do conhecimento e permite o desenvolvimento de pesquisas importantes que em seguida podem ser utilizadas (ou ao menos poderão auxiliar) na conservação da biodiversidade.

    Opte, sem dúvida alguma, por ecologia.
    Você será uma grande bióloga e cientista, tenho certeza. Continue firme e forte com este pensamento.

    Agradeço os elogios.
    Abração!

    Contate-me via facebook para conversarmos melhor.

  • Olá, Bárbara. Tudo bem?
    Que ótimo. Parabéns por sua faculdade.
    Conte comigo ao longo de sua caminhada.

    Abração!

  • Puxa! Muito muito obrigada Marcel!!! Você já pode me dar uma direção que era justamente o que estava buscando! Vou manter contato sim! Suas dicas estão sendo ótimas e tenho certeza que já ajudou muuuitas pessoas assim como eu! Parabéns pelo trabalho e obrigada pela resposta! Abraços

  • Anônimo

    Oi Marcel ,tudo bem?
    Bom,estou pensando em fazer biologia ,porém sou um pouco medrosa em relação a natureza ,sou mais apaixonada pela teoria(pela maneira que as coisas funcionam e tal… )O que você me aconselha ?

  • Obrigado, Raissa!
    Fico feliz em ter te ajudado.
    Conte sempre comigo!

    Abração.

  • Olá, tudo bem, amiga anônima?
    Olha, você precisa ver que a biologia será uma profissão e você precisa amar a sua profissão, antes de tudo.
    Gostar da biologia, na teoria, pode te fazer uma grande professora (essa é a melhor opção para biólogos teóricos). A questão é: você ama e tem muita vontade de ensinar?

    Pense nisso.

    Quanto ao 'medo' da natureza. Que medo é esse? Tem gente que tem medo de aranha, sapo, serpentes, etc, mas ainda assim são grandes biólogas. Não entendo o que é ter medo da natureza.

    Pense no que você gosta. Qual o seu objetivo de vida. Qual a sua missão aqui e o que você pode fazer de bom através de sua profissão, para fazer do mundo um lugar melhor para todas as formas de vida.

    Abração!

  • Anônimo

    Bom,eu gosto muito do campo da pesquisa e laboratório, e com "medo da natureza" quis dizer de alguns animais,acha que me daria bem nessa área?

  • Anônimo

    Olá, gostaria de saber se um biólogo pode trabalhar na área da saúde, se sim ,como pode atuar?

  • Olá! Achei muito bom tudo que li aqui,só me deixa mais ansioso. Estou na expectativa de poder fazer parte desse mundo bonito e curioso da biologia,tenho 32 anos resolvi fazer o Enem de 2014,foi meu primeiro porque antes não levava os estudos a sério,mas descobri que nunca é tarde para consertar os erros e correr atrás dos sonhos,galerinha do ensino médio não percam tempo! Lutem!Corram atrás quanto antes melhor!!! Esta semana saí o resultado do cadastro de reserva da Ufob – Faculdade Federal da Bahia,se eu estiver entre os selecionados vou jogar tudo para o alto e cair de cabeça nesse mar de biodiversidade e me transformar em um bom profissional que acima de tudo ama a vida,ama a natureza!!! Espero voltar com boas notícias…

  • Esclareceu muita coisa pra mim, estou no primeiro semestre do curso e sempre quando entre nesse blog eu sinto mais força de vontade e amor pelo que eu estudo.

  • Ah, entendi!
    Não precisa ter medo não. Não é obrigada a trabalhar com coisas que não gosta. Simples assim. Quando passar a graduação, é só fazer especialização na área laboratorial que gosta e nunca mais terá de ver bichos que você tem medo.

    Abração!

  • Poxa, Diego! Eu fico muito feliz em saber disso!
    Obrigado por seu comentário. Em breve o blog ficará melhor, estou investindo numa plataforma paga e mais rápida.

    Conte sempre comigo em sua caminhada.

    Abração!

  • Olá, Thiago. Tudo bem?
    Obrigado por seu comentário. Fico feliz em poder te animar de alguma forma.
    Nunca é tarde para nada! Tenho certeza que será um excelente biólogo, justamente por pensar desta forma.

    Conte sempre comigo. Será um prazer ajudá-lo também!

    Abração!

  • Carla

    Oi, terminei o ensino médio com muita vontade de cursar Ciências Biológicas, e logo após fazer pós graduação em biotecnologia porém, todos estão sendo contra a minha escolha. Pois, dizem que eu não conseguirei arrumar emprego na área, só que eu gosto muito de biologia, sempre pesquiso e vejo que o mercado de trabalho é bem amplo. Eu Adoraria saber quais são as melhores áreas biológicas para trabalhar em meu estado, moro em São Paulo, será que você poderia me ajudar? Pois tenho muito medo sobre o que as pessoas dizem em relação de ficar sem emprego, mas vou arriscar porque amo Biológia.

  • Anônimo

    Ola Marcel. Gostaria de saber se VC pode me esclarecer melhor essa relação entre a licenciatura e o bacharelado. No final das contas, vale mais a pena licenciatura então? Sempre ouço dizer que quem faz licenciatura é apenas professor. E que não há tantas aulas práticas como em bacharel. Isso é verdade? E a grade curricular muda muito? Querendo trabalhar com pesquisa em campo e com preservação de espécies, qual seria a melhor opção?. Desculpe por tantas perguntas.Obrigada desde já!

  • Anônimo

    Oii gostaria de saber se pra fazer um curso de biologia precisa ter o ensino médio completo.
    Ou cursando o ensino fundamental tbm pode???
    Gostaria muito de fazer esse curso ..
    Me responda por favor… Quero tirar essa duvida…

  • Anônimo

    oie meu sonho é fazer veterinária mais por causa do meu trabalho não tem como, porque a faculdade é integral então estava pensando em fazer biologia pra atuar na aréa de zootecnista, porque vou ter contato com os animais, mais as vezes surge a duvida queria saber se eu posso mergulhar fundo na biologia e nessa especialização já que é com animal que eu quero trabalhar e outra biologia é muito dificil? obrigada desde já.

  • Olá Carla, tudo bem?
    Sabe porque as pessoas conseguem bons empregos? Porque elas fazem o que amam e não aceitam não como resposta. Se não deu certo de um jeito, elas fazem dar de outro. Se não deu certo em um lugar, elas fazem dar certo em outro. A questão principal nisso tudo, é: até onde você está disposta a lutar por seu sonho e por um bom emprego?

    Se for assim, eu devo largar o mestrado em ecologia, e ir fazer medicina, só porque os outros falam que não dá dinheiro? Quer dizer que eu devo deixar o meu sonho de lado só por causa dos outros? Eu nunca, jamais, faria isso. Eu sei o que quero e sei do que sou capaz.

    Você deve ser assim também. Saiba o que quer e lute por isso, sempre.
    Se é seu sonho, porque você não pode ser uma grande pesquisadora e descobrir algo incrível dentro da biotecnologia? Porque você seria uma fracassada?

    Cuidado com as pessoas ao seu redor. Essas que te falam isso, estão te chamando de FRACASSADA, de INCOMPETENTE. Você é?

    Tenha fé em você mesma. Nada é impossível.
    Seja quem você quiser e que se dane o que os outros dizem.

    Expanda a sua visão: não existe só SP, não existe só Brasil! O mundo todo está cheio de ótimas oportunidades. =)

    Abração!
    Conte comigo.

  • Olá, amiga anônima, tudo bem?
    Olha, Biologia é uma coisa, Zootecnia é outra completamente diferente.

    Trabalhar com animais é algo muito amplo. Existem tantas formas.
    Primeiramente, você precisa pensar: o que você quer para sua vida?
    O que pretende ser como profissional? O que acha que nasceu para fazer?
    Até onde está disposta a ir para fazer o que gosta?

    "Difícil" e "fácil" é muito relativo. Pra mim Engenharia mecatrônica é muito difícil, mas para muitos estudantes, não é – e eles achariam biologia muito difícil.

    Se quer ser bióloga, pense antes no que quer fazer como bióloga, onde quer atuar, etc.

    Pense, por exemplo, se quer ajudar a conservar a biodiversidade e ser uma pesquisadora, ficar na natureza, ou se quer apenas ganhar seu dinheiro fazendo trabalhos como consultora ambiental, por exemplo. Ou, ainda, se quer trabalhar em uma universidade e fazer pesquisas. Enfim…

    Ecologia é uma ótima área de especialização, se você um dia quiser estudar animais e entender a natureza.

    Entre no curso e depois trace as suas metas.

    Conte comigo em sua caminhada. Abração!

  • A grade curricular muda muito, sim e por isso no curso de licenciatura não há tantas aulas práticas, afinal, as matérias relacionadas à docência são muitas. Se quer fazer pesquisas e conservação, sem dúvida alguma, faça bacharel.

    Abração!

  • Você precisa concluir o ensino médio para entrar em um curso de biologia.

    Dizem que se você estiver no ensino médio e passar em algum vestibular, você pode entrar com um pedido para ir direto para a faculdade sem concluir o ensino médio. Porém, não sei se isso é real ou como funciona.

    Abração!

  • Muito Obrigado pela força! Ah… Também volto com boas notícias…
    Consegui a vaga!!! Semana passada já foi pra valer minhas primeiras aulas! Mais uma meta traçada e vencida na minha vida! Somos donos da nossa história,tudo que colocarmos amor,focu e dedicação vencerá todas as barreiras! Detonei!!! Biologia é show!!! Agora deixa eu correr que daqui a 20 dias prova!!! Tem nada não eu escolhi isso pra mim! #euquerobiologia eu sou!

  • Poxa, que ótimo, Thiado!
    É isso aí! Fico feliz por você estar tão animado assim.
    Sim, somos nós quem construímos nossas histórias. Está no caminho certo para construir a sua.
    Lembre-se: um sonho sem metas, é apenas um sonho!

    Fortaleça-se em suas metas e siga em frente!

    Abração!

  • Richard

    Olá! Marcel gostei muito do seu blogger, muito esclarecedor para nós que pretendemos cursar biologia. Meu sonho desde pequeno sempre foi ser biólogo e agora esse ano tentei entrar na universidade federal de Pernambuco (UFPE) e consegui!!!, para o curso de Ciências Biológicas com ênfase em Ciências Ambientais bacharelado, gostaria de saber se esse curso voltado para Ambientais foi uma boa escola e quais as expectativas para a profissão no futuro, poderei também me especializar em outra área da biologia sem ser voltada para Ambientais durante o curso? Estou com muitas expectativas para esse curso, iniciarei em agosto, sempre foi meu sonho entender o funcionamento e a evolução da vida em toda a sua grandeza e biologia é o caminho para isso!!!

  • Olá, Richard. Tudo bem?
    Fico muito feliz que tenha gostado do blog! Obrigado.

    Então, a especialização você só faz justamente quando termina a faculdade.
    Não importa que se uma graduação com ênfase em biologia marinha, em ciências ambientais, em ecologia, etc. A sua carreira começa a contar à partir do momento em que você sai da graduação e inicia a sua especialização, fazendo mestrado e posteriormente doutorado. Ou seja, termine o curso – independentemente do que você fizer como TCC – e vá se especializar na área que quiser, sem problema algum!

    Abração!

  • Anônimo

    O curso de ciências biológicas em Licenciatura alem de ser voltado pra educação, professor, quais outros campos poderia ta atuando?

  • Como é o curso? O que o profissional faz no seu dia-a-dia? O curso tem muito cálculo?

  • Anônimo

    Estou no terceiro periodo em cs. biologicas (licenciatura) quero ser pesquisador e não sei se faço estágio nos laboratórios da universidade ou se consigo um emprego fora (em outras empresas). O que seria melhor?

  • Olá, Bruno. Tudo bem?
    Não é possível descrever o curso, mas é possível dizer que você terá muitas aulas práticas com diferentes professores e em diferentes áreas da biologia.

    O que o profissional faz, depende muito, afinal existem quase 100 áreas de atuação. Não tem como generalizar.

    Não tem muito cálculo não, só umas coisas bem básicas, nada difícil.

  • Com certeza um estágio com pesquisadores em sua universidade é a melhor opção, amigo!

  • Aimée Christine

    Eu sempre tive o sonho de trabalhar com pesquisa ou na área da biologia marinha, mas não sei se faço licenciatura ou bacharelado pois me disseram que o licenciado faz a mesma coisa que o bacharel.Tenho muitas dúvidas.O que seria melhor

  • É melhor fazer o que você quer ser, não o que os outros dizem para você fazer.
    Confie em você, trace metas e seja quem você quiser.

    Abração!

  • Anônimo

    Marcel,preciso muito da sua resposta

  • Anônimo

    Me responda pfvr.

  • Anônimo

    Por que você não adiciona ele no Facebook? É bem mais rápido rs Boa sorte :)

  • Olá Sr Guellity Marcel!
    Me chamo Andrea, moro em Brasília – DF e conclui a graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) em 12/2014. O que me fez conhecer o seu blog foi uma busca para encontrar possibilidades que pudessem me ajudar a conseguir uma vaga de emprego, principalmente em zoológico, pois não só eu,como também alguns colegas, estão com dificuldades em conseguir emprego na área. Fazendo busca na internet vi que na área de consultoria ambiental, por exemplo, é exigido experiência comprovada em carteira. Mas as experiências que tenho são do estágio do Pibic que fiz durante um período da graduação e do meu Trabalho de Conclusão de Curso em que utilizei uma espécie de primata que se encontram no zoológico de Brasília.
    Infelizmente os governantes não valorizam as CIÊNCIAS, não enxergam que o nosso país será melhor quando a educação for prioridade.
    Como sou uma pessoa com fé e esperança não desisti do meu sonho que é ser bióloga e primatologista. Mas como não vivemos só de sonhos, preciso de um emprego para investir na minha futura carreira que é fazer uma especialização (PRIMATOLOGIA que não tem no Brasil), mestrado e doutorado.
    Diante a minha situação, gostaria de uma sugestão sua sobre como faço para tentar um emprego no zoológico sem ter experiência? Ou caso não seja possível no zoológico, o Sr conhece outro órgão que trabalha com animais em que eu poderia estar tentando uma vaga para emprego? Ou até mesmo um trabalho voluntário.
    Agradeço desde já a sua atenção. E parabéns pelo blog, o Sr presta um bom serviço a Ciências Biológicas dedicando o seu tempo aos biólogos e aos futuros biólogos!

  • Olá Sr Guellity Marcel!
    Me chamo Andrea, moro em Brasília – DF e conclui a graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) em 12/2014. O que me fez conhecer o seu blog foi uma busca para encontrar possibilidades que pudessem me ajudar a conseguir uma vaga de emprego, principalmente em zoológico, pois não só eu,como também alguns colegas, estão com dificuldades em conseguir emprego na área. Fazendo busca na internet vi que na área de consultoria ambiental, por exemplo, é exigido experiência comprovada em carteira. Mas as experiências que tenho são do estágio do Pibic que fiz durante um período da graduação e do meu Trabalho de Conclusão de Curso em que utilizei uma espécie de primata que se encontram no zoológico de Brasília.
    Infelizmente os governantes não valorizam as CIÊNCIAS, não enxergam que o nosso país será melhor quando a educação for prioridade.
    Como sou uma pessoa com fé e esperança não desisti do meu sonho que é ser bióloga e primatologista. Mas como não vivemos só de sonhos, preciso de um emprego para investir na minha futura carreira que é fazer uma especialização (PRIMATOLOGIA que não tem no Brasil), mestrado e doutorado.
    Diante a minha situação, gostaria de uma sugestão sua sobre como faço para tentar um emprego no zoológico sem ter experiência? Ou caso não seja possível no zoológico, o Sr conhece outro órgão que trabalha com animais em que eu poderia estar tentando uma vaga para emprego? Ou até mesmo um trabalho voluntário.
    Agradeço desde já a sua atenção. E parabéns pelo blog, o Sr presta um bom serviço a Ciências Biológicas dedicando o seu tempo aos biólogos e aos futuros biólogos!

  • Hey, amigo(a), tudo bem?
    Pode atuar sim. Existem mais de 90 áreas regulamentadas por lei, para os biólogos atuarem. Já escrevi sobre elas aqui: http://www.euquerobiologia.com.br/2013/10/quais-sao-as-areas-de-atuacao-do-biologo.html.

    Existem muitas áreas relacioandas à saúde nas quais você pode atuar. Sendo assim, a dica que dou é a mesma que vale para todas as outras pessoas que buscam encontrar uma área de atuação:
    http://www.euquerobiologia.com.br/2013/09/5-dicas-importantes-na-escolha-de-sua.html.

    Espero ter ajudado.

    Me desculpe pela demora em respondê-lo(a).

    Abração!

  • Olá, Andrea! Tudo bem?
    Que bom que não desistiu de seus sonhos. Bom, discordo de você sobre o que diz em relação ao dinheiro para investir em sua formação. Pelo contrário, o governo está dando muitas bolsas de estudo. Só no meu mestrado aqui são 12 bolsas de 1.500,00 por ano, e por 2 anos seguidos apenas 7 pessoas passam na seleção. Além disso, você pode fazer mestrado e doutorado de graça – só pelo fato de poder estudar e se qualificar para o mercado de trabalho numa boa universidade, já é um benefício e tanto – imagine então se ganhar bolsa.

    A maioria das universidades não aceitam que os pós-graduandos trabalhem – ou seja, é dedicação exclusiva aos estudos e pesquisas, até mesmo para honrar com a bolsa que recebem (mestrado 1.500,00 e doutorado 2.200,00).

    Se o seu sonho é estudar primatas, mergulhe de cabeça no mestrado! Você já tem a pré-experiência com primatas devido ao seu TCC, será muito tranquilo encontrar um bom primatólogo para te orientar pelas universidades brasileiras. Inclusive, recomendo fortemente o mestrado em Ecologia e Conservação aqui da UFMS, onde faço. Conheço vários pesquisadores que trabalham com mamíferos e eles podem te ajudar a desenvolver um projeto bacana com primatas aqui no Pantanal – com a bolsa de 1.500,00 você vive tranquilamente aqui em Campo Grande.

    Eu não recomendo que trabalhe agora, pois se quer estudar primatas e pode receber uma boa bolsa durante os estudos, não tem porquê sair em busca de emprego – só iria atrasar a realização de seu sonho. Se começar a trabalhar, será impossível fazer mestrado – você fará contas, etc, o que não vai permitir uma boa dedicação aos estudos. No doutorado é possível trabalhar, desde que acerte com seu orientador e tal, pois são quatro anos (conheço doutorandos e até mestrandos que trabalham em consultorias ambientais, etc).

    Quanto ao lance de trabalhar em consultoria – depende. Já recebi propostas de trabalho quando acabei de terminar o curso, sendo que nunca havia feito consultoria alguma. Ainda hoje alguns amigos me chamam e dizem que é possível ir sem experiência alguma e os biólogos mais velhos na empresa vão te ensinando tudo, passo-a-passo. Então, você precisa fazer contatos com muitas empresas e com biólogos que fazem consultoria.

    Lembre-se sempre de uma coisa: sem ajuda dos outros, nós demoramos muito mais tempo para conseguirmos aquilo que tanto queremos. Ou seja, é essencial em toda e qualquer profissão, um bom círculo de amizades. Por exemplo, desde a graduação você já poderia estar de olho em um mestrado, procurando orientadores que estudam primatas, mandando emails, conversando, aprendendo, para quando terminar o curso já ir prestar o mestrado. Você pode começar a fazer isso desde agora! Vai acertando tudo e tal, pois creio que no final do ano todas as universidades lançam seus editais de seleção de mestrado – e você começa a estudar o que gosta já no ano que vem (ou ainda neste ano, dependendo da universidade ela pode lançar dois editais ao ano – um no começo e um no meio do ano).

    Deixa eu te contar um pouco da minha 'estratégia'. Eu fiz contato com meus orientadores de mestrado na metade da graduação. Trocamos muitos emails e aprendi muito com eles, inclusive peguei dicas para estudar para a prova do mestrado, e estudei ao longo do final da graduação. Ano passado, quando entrei no mestrado, já comecei a fazer contato com uma pesquisadora do Canadá, onde eu pretendo fazer o doutorado. Novamente, já aprendi muito com ela, trocamos muitos emails e estou engajando as coisas para já deixar tudo certinho quando terminar o mestrado. Além disso, conheci pessoas de outros países, mandei muitos emails, etc. Isso é construir um circulo de amizades – isso é planejar o futuro.

    Então, comece a fazer isso. Planeje-se desde já para fazer seu mestrado e realizar seu sonho!

    Talvez essas dicas te ajudem:

    http://www.euquerobiologia.com.br/2013/09/5-dicas-importantes-na-escolha-de-sua.html
    http://www.euquerobiologia.com.br/2014/01/pretendo-pesquisar-animais-selvagens-o.html

    Espero ter ajudado e me desculpe pelo longo texto.

    Abração!

  • Olá, Marcel!

    Tenho 14 anos, e estou no primeiro ano do ensino médio.
    Quero fazer faculdade de biologia, na área de ecologia.
    Amo muito a natureza.
    Só tenho uma dúvida, quando eu fizer a faculdade de biologia, preciso fazer um doutorado, pós – doutorado entre outros. Ou eu faço lá mesmo na faculdade?

    Amo muito a parte de ecologia ,acho que é minha cara. Em fim

    Por favor me ajude.
    Abraços!

  • Olá, Ana. Tudo bem?
    Fico feliz que também goste de ecologia. Eu sou um aspirante a ecólogo, sabia?
    A faculdade é apenas um pequeno passo para a construção de sua formação como profissional.
    Ou seja, após a faculdade é que você irá poder se especializar em ecologia, fazendo mestrado, doutorado e pós-doutorado.

    Ou seja, se preocupe apenas em entrar numa universidade! Depois de entrar, vai começar a aprender ecologia, etc, e aí poderá pensar na sua pós-graduação.

    Conte comigo em sua formação.

    Abração!

  • Aline

    Ola Marcel, tudo bom?
    Vou começar a graduação em ciências biológicas (bacharelado) semestre que vem! Estava pesquisando na Internet sobre o mercado de trabalho e vim parar aqui! Ainda bem, rs. Porque pessoas formadas estavam criticando muito em outras paginas! Trabalho em um laboratório de microbiologia e entomologia. Minhas colegas de trabalho criticaram muito minha escolha de curso dizendo que não é da área, que é inutil, entre outras críticas! Fiquei um pouco desmotivada. Eu posso me formar em biologia e me especializar em microbiologia?
    Obs: Me animei muito com suas palavras! Precisava disso! Obrigada.

  • Olá Marciel meu nome é Clécio quero fazer Biologia em Licenciatura, Qual a faculdade melhor pra eu me ingressar?

  • Isso Ajudou e esclareceu muito minhas dúvidas. Ótimo trabalho!

  • Isso Ajudou e esclareceu muito minhas dúvidas. Ótimo trabalho!