InícioAnimais & PlantasDúvidas comuns sobre o curso de Biologia

Dúvidas comuns sobre o curso de Biologia

Desde 2011, quando criei o EQB, eu recebi muitos emails com perguntas e dúvidas quanto ao curso de biologia ou ciências biológicas.

A maioria dos emails era de jovens que pretendiam cursar biologia mas que ainda estavam no ensino médio e queriam saber mais detalhes do curso. Além disso, recebi muitas perguntas de acadêmicos também sobre o curso, área de atuação e trabalhos de conclusão de curso.

Decidi fazer este post com as perguntas que mais recebi ao longo desses anos, para que possa ajudar muitos de vocês, leitores do EQB. Confiram!

1. EU TENHO QUE TER UM PERFIL DE BIÓLOGO PARA ENTRAR NO CURSO?

Não! Você precisa simplesmente entrar com certeza absoluta no curso, tendo em mente qual a sua meta e objetivo de vida com a sua futura profissão. Ter o perfil de biólogo não necessariamente é ter que gostar de todos os animais e flora, como as pessoas acham que os biólogos são. Conheço muitos profissionais que não gostam de campo e possuem muita afinidade com laboratório e só atuam nessa área, porém, assim como todos os biólogos, ao longo do curso eles precisaram cursar disciplinas que puderam não gostar, mas isso faz parte. O que importa é o que você quer ser depois de formado, independentemente de quais disciplinas e atividades você for realizar durante o curso. Por isso, sempre recomendo que busquem rapidamente encontrar as áreas que possuem afinidades, para ingressarem o mais rápido nelas ao longo do curso.

Recomendo a leitura desses posts:

5 dicas importantes na escolha de sua área de atuação

Vou ser biólogo – 10 dicas importantes para estudantes de biologia [ebook]

5 dicas de TCC na área de Ciências Biológicas/Biologia


2. QUANTOS ANOS DURA O CURSO DE BIOLOGIA?

O curso de biologia, geralmente dura cerca de 4 anos (8 semestres), tanto bacharel quanto licenciatura. Porém, existem faculdades em que bacharel e licenciatura são juntos, e o curso dura cerca de 9 semestres e às vezes menos.

3. TENHO MEDO/PAVOR DE DETERMINADO ANIMAL, SOU OBRIGADO A MANUSEÁ-LO? 

Não! Você pode apenas falar com seu professor e ele te passa alguma outra atividade, que não envolva o contato físico com o animal, ou aproximação. Por exemplo, se tem muito medo de aranhas, seu professor não te obrigará a pegar uma aranha, mas, como parte da disciplina (Invertebrados, por exemplo) ele pode querer que você saiba teoricamente tudo sobre as aranhas (classificação, estruturas, adaptações, etc). Mas, tudo isso sem chegar a ver uma aranha sequer! Do mesmo jeito, isso ocorrerá com outros animais que você tem medo. Não se preocupe.

4. QUEM CURSA LICENCIATURA PODE FAZER MESTRADO E REALIZAR PESQUISAS?

Com certeza! Nada te impede. Termine o curso e vá para o mestrado na área que desejar! 


5. QUEM FAZ LICENCIATURA PODE FAZER A MESMA COISA QUE BACHAREL?

Sim. Na verdade, o biólogo licenciado pode fazer tudo que um biólogo bacharel faz, e ainda pode dar aulas para ensino fundamental e médio.

6. O BACHAREL PODE DAR AULAS?

Não! Biólogo bacharel não possui a grade curricular voltada para a educação, como no curso do biólogo licenciado. Porém, se um biólogo bacharel quiser dar aulas, ele terá que fazer alguns semestres de licenciatura (disciplinas na área de educação) para poder dar aulas em escolas (ensino fundamental e médio) ou então, após a graduação fazer mestrado e então poderá dar aulas em universidades.

7. COMO FAÇO PARA ESCOLHER UMA ÁREA DE ATUAÇÃO?

Tenha experiências. Não há como você gostar de um prato de você não experimentá-lo. Correto? Como vai saber se gosta de algo, sem nunca conhecer? Experimente! Converse com os professores/pesquisadores que trabalham em diferentes áreas da sua universidade e peça para acompanhar algumas atividades dos mesmos, mas sem compromisso nenhum, apenas para você conhecer. Após conhecer algumas áreas, com certeza terá afinidade com alguma. Conheça os laboratórios de microbiologia, de biologia vegetal, zoologia, micologia (fungos), virologia, anatomia humana, farmacologia, etc. Converse com seus professores ou pesquisadores da área. Entre em contato por email, faça muitas perguntas, tire suas dúvidas. Tenho certeza que fazendo isso, encontrará a área que mais gosta e que posteriormente vai atuar ao longo do curso.

8. QUANDO DEVO INICIAR O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)?

O quanto antes puder! Lembre-se que não precisa ser na área que você pretende atuar como profissional. Por exemplo, se você quer ser biólogo marinho, mas faz faculdade num local muito longe do mar, você pode fazer o seu TCC em qualquer outra área e, após formado, pode buscar a pós-graduação em Biologia Marinha e outros cursos associados, para então se tornar um especialista nessa área, mesmo que seu TCC tenha sido com bactérias, por exemplo.

Tenha contato o mais rápido possível com as áreas que tem mais afinidade. Sugiro que no primeiro ano do curso faça contatos com diversos professores e pesquisadores, para encontrar uma área que goste mais. Posteriormente, no início do 3º semestre, por exemplo, já pode iniciar a elaboração do seu TCC e no 4 semestre pode dar início às atividades de pesquisa. Iniciando cedo, você termina a pesquisa cedo também, sobra mais tempo para você discutir e escrever seu trabalho, sem aquela pressão de final do curso, juntamente com trabalhos da faculdade etc. Comece o quanto antes, e terá tranquilidade para fazer um ótimo trabalho.

9. COMO ESTÁ O MERCADO DE TRABALHO PARA BIÓLOGOS?

O mercado de trabalho está ótimo, o que faltam são pessoas capacitadas, qualificadas e competentes, principalmente. Em uma pesquisa realizada pelo governo federal, foi comprovado que faltam biólogos especializados para ocuparem cargos ótimos com bons salários! Não ouça os biólogos que só reclamam do curso, não ouça seus pais falando que a biologia é uma profissão desvalorizada e que não dá dinheiro, não ouça nenhuma opinião alheia. Pense primeiro na sua felicidade como profissional, fazendo o que mais gosta. Sendo feliz profissionalmente, seremos muito mais competentes e grandes profissionais, do que aqueles que são infelizes na profissão. Ser feliz é fundamental para fazermos o que sabemos muito bem feito e com amor. Assim, temos sempre a sede de conhecimento e nos tornamos grandes naquilo que fazemos, podendo então ocupar cargos grandes em concursos por conta da nossa vontade de estudar e aprender cada vez mais. Quanto mais estudamos e aprendemos, maior o salário será e maior o reconhecimento que teremos.

Estude com vontade, se esforce, faça mestrado, doutorado, pós-doutorado, e terá um grande emprego, bem como uma ótima vida como profissional. Se espera se formar e passar num concurso bom com apenas a graduação, pode esquecer! Porque hoje em dia, só a graduação não basta! As empresas e os órgãos do governo querem pessoas capacitadas, especializadas, com currículo e muito conhecimento. Então, pense na sua carreira, invista em você hoje, para no futuro ter um grande emprego!

Não existe essa de que faltam empregos. Se pararmos para analisar quem mais reclama da nossa profissão, com certeza, eu afirmo, são aqueles que levaram o curso nas coxas, nunca fizeram nada nos prazos, nunca estudaram com vontade, colaram nas provas, reprovaram por que não estudaram, não pensavam em como deveriam se preparar para o mercado de trabalho. Tenho certeza que se fossem pessoas estudiosas e dedicadas, teriam um bom emprego.

Portanto, lembre-se: você faz o seu futuro, não os outros. Ué, se existem vagas com ótimos salários, porque você não vai ocupar uma? Elas estão sempre abertas, esperando pessoas competentes e qualificadas! Nada te impede de chegar lá!

10. COMO POSSO SER UM BOM ACADÊMICO E SAIR PREPARADO PARA O MERCADO DE TRABALHO?

É simples, basta apenas fazer tudo da melhor forma possível. Dê sempre o seu melhor no que for fazer. Nunca faça nada de qualquer jeito. Dedique-se e busque sempre fazer perguntas, muitas perguntas. Quanto mais você pergunta e aprende, mais perguntas surgirão e mais rápido você compreende todo o conteúdo que está sendo dado pelo professor. Jamais faça trabalhos sem realizar pesquisas aprofundadas e em fontes confiáveis. Sempre que for apresentar um trabalho, tenha domínio do tema. Se não entender muito bem, converse com o professor antes da apresentação, tire as suas dúvidas, para então poder finalizá-lo e apresentá-lo bem.

Tenha ética sempre. Lembre-se que a graduação é a sua preparação para o mercado de trabalho, é a sua imagem como profissional que está sendo montada. Se todo mundo ver que você é estudioso e dedicado, a sua imagem como profissional será o reflexo disso, do mesmo modo, se for desleixado, não estudar, fazer tudo de qualquer jeito, a sua imagem como profissional será péssima. Quem faz o curso de qualquer jeito, sem compromisso e seriedade, será um péssimo profissional.

Para ser um bom estudante e profissional, faça tudo para aprender o que está sendo ensinado, da melhor forma possível. Estudar, sempre, é o único caminho para ser um bom acadêmico e consequentemente um grande profissional.

Espero que estas dicas tenham te ajudado caro leitor! Comente abaixo o que você gostaria de saber e rapidamente lhe responderei.

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -