Quero estudar biologia marinha, o que devo fazer? Tenho que fazer a graduação em biologia bacharelado e depois me especializar em biologia marinha, ou existem cursos de bacharel em biologia marinha, onde todas as disciplinas são focadas nesta área? Sou apaixonada pelos animais marinhos e quero ser uma bióloga marinha. Poderia me ajudar? – Patrícia Souza

Patrícia, assim como você, vários outros estudantes de ensino médio me fazem a mesma pergunta, e para ajudá-los, pesquisei à fundo e então poderei responder esta e outras dúvidas sobre o curso de biologia marinha.


EXISTEM CURSOS (GRADUAÇÃO) DE BIOLOGIA MARINHA (BACHAREL)?
Sim! Existem vários. Você estuda somente a área marinha e toda sua biodiversidade, bem como ainda as adaptações dos organismos, suas necessidades fisiológicas, evolução, etc. O curso abrange praticamente todas as disciplinas que existem nos cursos de biologia bacharel, porém, com ênfase na biologia marinha, como por exemplo, Ecologia de populações e comunidades, Evolução, Sistemática animal e vegetal, Anatomia comparada, Biologia celular, Bioquímica, etc.

Deixo abaixo alguns cursos de biologia marinha reconhecidos pelo MEC, para que possam saber mais sobre a futura profissão de vocês!

Curso avaliado como “muito bom” pelo MEC, tem duração de 4 anos e carga horária de 3.582 horas. É o curso mais conhecido. Atualmente existem 150 vagas abertas para o ano letivo de 2014, sendo 70 no período diurno e 80 noturno.

Até 2012, cerca de 2.300 profissionais em biologia marinha foram formados por várias universidades. Só a UNISANTA formou 47% desses profissionais.

>> Cursos de Ciências Biológicas com ênfase em Biologia Marinha:
– Ciências Biológicas – Biologia Marinha (UFRJ): veja as disciplinas do curso e seus objetivos (clique aqui)






APÓS ENTRAR NO CURSO, COMO FAÇO PARA DECIDIR EM QUAL ÁREA ATUAR?
Recomendo a leitura do post 5 dicas importantes na escolha de sua área de atuação, que também se aplica ao estudante de biologia marinha.

QUAIS SÃO AS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO BIÓLOGO MARINHO?
Existem muitas, assim como no curso de biologia em si. O biólogo marinho pode trabalhar como um pesquisador e docente numa universidade federal próxima do litoral, pode trabalhar em diversas ongs, com as mais variadas espécies-alvo, lutando para conservá-las, como o Projeto Tamar, Projeto Peixe-boi marinho, Projeto Baleia-Franca, Projeto Baleia-Jubarte, Projeto Golfinho-rotator, Projeto Golfinho-nariz-de-garrafa, Projeto Tubarão, e diversos outros projetos, inclusive de grandes instituições não-governamentais internacionais e reconhecidas, com ótimos salários.

Sugiro que entrem em contato com diversos profissionais que já atuam nessa área para que possam saber mais detalhes sobre as diferentes áreas de atuação do biólogo marinho. Envie emails, faça perguntas, mantenha contato.

No site “Ciências do Mar – Brasil” da Universidade Federal do Rio Grande, há todas as informações sobre o curso de biologia marinha, de forma mais detalhada, contando inclusive o histórico da profissão no pais, dentre tantas outras informações interessantes. Além disso, o site conta com os mais diversos grupos de pesquisas espalhados por todo o país. É um ótimo site, muito completo e didático. Com certeza ele irá ajudá-los.

Espero que tenha ajudado você, Patrícia, e todos os outros jovens que leram este post. Não deixem de comentar logo abaixo, toda opinião é muito últil para o blog. Nem precisa logar, é só comentar com o perfil do Facebook!

Curta a página BIODIVERSIDADE MARINHA
  • Anônimo

    Muito Obrigada, queria saber mais detalhes mesmo da formação em biologia marinha, porque sou fascinada por animais marinhos, valeu.

  • De nada! Conte sempre com o Eu Quero Biologia!

  • Anônimo

    Nossa muito legal seu blog..sou apaixonado por golfinhos..e quero trabalhar para a preservação deles.

  • Fico feliz por sua vontade de ajudar os animais. Em breve será um grande biólogo conservacionista :)

  • Anônimo

    Adorei amo biologia.

  • erika

    Nascir querendo..ser quando crescer uma biologa marinha

  • Anônimo

    Bom amei o seu blog tirou todas as minhas duvidas e`isso que eu quero
    Pra minha vida toda ser uma bióloga marinha obrigada

  • Que ótimo! Continue assim :D

  • É bom saber o que queremos ser, desde pequenos, né?
    Parabéns pela escolha!

  • Fico feliz que tenha gostado e que pude ajudá-la!
    Volte sempre :)

  • soraya rodriguez

    Maravilhoso , sonho que vai ser realizado !

  • Fico muito feliz por você, Soraya! Conte sempre comigo!

  • Anônimo

    qual e a media necessaria para ser biologos marinhos

  • Anônimo

    Também quero saber

  • oi moro sc e vou fazer o curso de b m na univille mais tenho que me especializar em biologia primeiro o curso é focado em bm ?

  • Estou No 2° semestre de Biologia Bacharell, estou gostando muito, porem aquelas duvidas, batem aquele medo tambem, mais eua cho que é normal né kkk, tenho vontade de especializar nessa area porem, quero ver outras, pra ver se é isso mesmo, Não quero ser mais um Biologo, quero fazer a diferença..

  • Cícero, tudo bem?
    Você pode fazer a diferença. É só fazer tudo que gostar! Bons profissionais existem porque amam o que fazem. Se dedique plenamente em algo que ama. Só assim poderá fazer a diferença. :)

    Abração!

  • Ola, eu quero cursar Biologia Marinha, mas não sei sobre a especialização do curso. Quando procuro acho graduação em Ciências Biologias e pós em Biologia Marinha e o que quero saber é graduação em Biologia Marinha pós graduação em…?? É uma coisa que não acho, não sei se é porque não ha, ou porque seria quase as mesmas pós que existem em Ciências Biologias? Estou meio perdida nisso.

  • Bom amei o seu blog tirou todas as minhas duvidas e`isso que eu quero
    Pra minha vida toda ser uma bióloga marinha, sonho que vai ser realizadoo, amor bilogia marinha e amo os animais marinhos , esse e meu sonho e quero realizar . Muito Obrigadoo ajudou muito mesmo <3

  • Que bom, Emily. Fico feliz em poder ajudá-la.
    Conte comigo em sua caminhada.

    Abração!

  • Olá, Luiza. Tudo bem? Existem muitos programas de ecologia, zoologia, genética, etc, voltados para a área de biologia marinha. O correto é entrar nos sites dessas universidades que eu mencionei e procurar informações nos programas de pós-graduação (PPG). Envie emails aos PPGs falando sobre a área que pretende atuar e pergunte se existem na universidade e quais são os programas voltados para biologia marinha. Eles te responderão prontamente.

    Abração!

  • Vejam as notas de corte dos cursos que vocês tem interesse! Não sei como é, mas sei que são acima de 600 pontos!

  • Pamela

    Oi primeiro obrigada pelas informações. Quero estudar biologia marinha,mas moro em São Paulo capital,e as fculdades e universidades citadas acima estão fora da Capital! Sera q vc conhece alguma dentro de São Paulo,na capital??? Desde ja obrigada.

  • Que post PERFEITO!!! Eu amo biologia e desde criança sou apaixonada pelo projeto TAMAR, sonho em um dia participar e essas informações me ajudaram muito.

  • Anônimo

    Oi obrigada pelo seu site, descobri o que devo fazer de verdade na minha vida! Gostei muito do projeto Golfinho-Rotador e Golfinho-nariz-de-garrafa. Quero muito trabalhar em algum desses projetos, defendendo uma preservação! Adoro o mar, não tem o porque de não trabalhar sendo um biólogo marinho! Rs' tem 13 anos e ja me apaixonei. Gostaria de entrar na faetec no ensino medio, essa escola é tecnica. Estou na escola certa para biologia? Lá tem algum curso ou algo do tipo? Obrigada :)

  • Olá, amiga anônima. Tudo bem?
    De nada!

    Olá, não conheço a FAETEC. Você deve procurar por uma universidade credenciada pelo MEC que ofereça a graduação em Ciências Biológicas com ênfase em Biologia Marinha. Se não achar, não tem problema, faça uma graduação em Ciências Biológicas, independentemente da área de ênfase. Quando terminar, vá para o mestrado e especialize no que quiser.

    Abração!

  • tem como ser biologo marinho apenas cursando ciencias biologicas bacharel sem ser especializado na area de biologia marinha?

  • Anônimo

    Muito bom ! Eu ainda estou indecisa, mas eu sou a pessoa mais indecisa do mundo ksks' esta é uma linda profissão, eu gostaria de trabalhar no projeto tamar, que eu tenho grande admiração. Muito bom seu post!
    -Amanda

  • Ótimo site. Venho acompanhando já faz algum tempo.
    Gostaria de saber se fazendo biologia Marinha e depois se especializando em outra área, é possível trabalhar na EMBRAPA? Pois onde moro, só tem Biologia Marinha e Biologia voltado na parte ambiental, gerenciamento costeiro. E tenho interesse na parte de Entomologia e microbiologia. Mas tenho receio de que essa faculdade (o foco dela) acabe atrapalhando meu sonho de um dia poder atuar na Embrapa. Pois não sei se eles aceitam.

  • Vou cursar biologia e depois pretendo me especializar em Biologia marinha. Durante meu curso eu devo focar em qual área ? Devo puxar algumas matérias em específico, ou independente disso eu posso me especializar em biologia marinha ?
    Obrigada

  • Anônimo

    ola faço biologia e química na UFAM , gosto muito e me identifico com a biologia, mas o meu curso e em licenciatura, gostaria muito de me especializar em algo relacionado a natureza e salvar vidas de animais, no que deveria me especializar? thais.

  • Olá, Ricardo. Tudo bem? Tem sim. É só cursar e ao longo da graduação fazer de tudo para ir até os projetos de biologia marinha e ter o mínimo possível de experiência e fazer contatos com pesquisadores para entrar em um mestrado na área logo após a sua formação.

    Abraço!

  • Olá, Amanda. Tudo bem?
    Poxa, que ótimo. Pois vá trabalhar no TAMAR, oras. Você tem um belo cérebro que pode te levar para qualquer lugar do mundo. Só depende de você. Estude e vá ainda mais longe, para a Austrália, Nova Zelândia, etc!

  • Olá, Alexandre. Tudo bem?
    Obrigado pelo elogio. Fico feliz que tenha gostado do site.

    Olha cara, faça a biologia voltada para a área ambiental, já que não quer trabalhar com biologia marinha. É muito mais fácil você entrar para a EMBRAPA em um concurso como biólogo com ênfase em gerenciamento costeiro, do que como biólogo marinho, afinal, você quer trabalhar com insetos e micro.

    Se eu fosse você me esforçaria para fazer um curso de bacharel que não fosse voltado para ambientes costeiros ou biologia marinha em si. Faria um curso bacharel, sem ênfase, como fiz em minha faculdade.

    Depois, seguiria ao longo da graduação fazendo pesquisas só nas áreas que eu gostasse e tal. Se entrar para a biologia que mencionou, vai atuar em ambientes costeiros. Provavelmente o seu contato com insetos e as oportunidades de pesquisas na sua área serão muito pequenas.

    Como a embrapa é muito criteriosa nos concursos, ela exige o máximo de especialização que puder. Nesse caso, um curso com ênfase em biologia marinha, pode te atrapalhar num processo seletivo, mesmo que faça mestrado e doutorado na sua área de entomologia e micro. Afinal, se existir um outro profissional que desde a graduação trabalhou na área, ele terá melhores condições de ocupar o cargo do que você que só começou a atuar na área à partir da graduação.

    Pense bem nas opções de cursos de doutorado para fora do país bancadas pelo programa ciência sem fronteiras! Pode se especializar em microbiologia marinha e tal e ir para fora, morar num país de primeiro mundo e fazer o PhD em qualquer lugar do planeta!

    Enfim! Pense na sua felicidade e no que te fará melhor mas não foque só na embrapa não! Existem centenas de opções em todo o planeta. Só depende de você!

    Abração!

  • Olá Camila, tudo bem?
    Preparei umas dicas muito legais nos posts "5 dicas para escolha de sua área de atuação" e "10 dicas importantes para estudantes de biologia". Veja:

    >> http://www.euquerobiologia.com.br/2013/09/5-dicas-importantes-na-escolha-de-sua.html
    >> http://www.euquerobiologia.com.br/2014/01/vou-ser-biologo-10-dicas-importantes.html

    Espero que ajude você!

    Qualquer coisa, é só chamar!

    Abração!

  • Olá, Thais. Tudo bem?
    Você pode simplesmente terminar o curso e ir fazer o mestrado na área que tem interesse. Não precisa fazer bacharel para entrar no mestrado!

    Porém, ao longo do curso você deve seguir umas dicas para escolher certinho a área que pretende atuar futuramente.

    Veja esses posts e aprenda as dicas:

    >> http://www.euquerobiologia.com.br/2013/09/5-dicas-importantes-na-escolha-de-sua.html
    >> http://www.euquerobiologia.com.br/2014/01/vou-ser-biologo-10-dicas-importantes.html

    Espero que ajudem!

    Abração!

  • obrigada pela ajuda,tenho 11 anos e já sei o que quero fazer . nunca vou desistir desse meu sonho de ser bióloga marinha e trabalhar com tubarões.

  • De nada, Clárian. Fico muito feliz em poder ajudá-la e mais ainda em saber que será uma bióloga apaixonada pelo trabalho. Vai dar tudo certo e você vai estudar tubarões. Continue pensando assim.

    Abração!

  • Anônimo

    Olá, muito boa noite. :)
    Pelo pouco q vi ja gostei do seu blog.
    Eu estou fazendo Licenciatura em Ciências Biológicas, e gostaria de tirar uma dúvida q sempre me surge…eu poderei trabalhar como bióloga marinha com essa formação ou terei que fazer alguma especialização??
    É pq eu quero dar aulas, mas também sempre tive vontade de trabalhar com os animais marinhos( fico fascinada com os animados, as algas, os peixes rs acho lindo ), ou com algo que me possibilitasse ajudar a preservar os animais e seus habitats…
    Desde já, muito obrigada pela atenção!

  • Adorei…
    Sou de Maringá-PR e nao sei se tem curso para me formar em biologia marinha aqui!
    Amo tubarões.. Sempre amei, desde pequeno.
    Orcas e tubarões sempre me chamaram a atenção. Todos os tipos de tubarões: tigre, touro, licha, mako, galha branca, azul, branco, cabeça chata
    Pra trabalhar com esses animais como eu faço??
    Obrigadão desde ja!!

  • Adorei…
    Sou de Maringá-PR e nao sei se tem curso para me formar em biologia marinha aqui!
    Amo tubarões.. Sempre amei, desde pequeno.
    Orcas e tubarões sempre me chamaram a atenção. Todos os tipos de tubarões: tigre, touro, licha, mako, galha branca, azul, branco, cabeça chata
    Pra trabalhar com esses animais como eu faço??
    Obrigadão desde ja!!

  • Adorei…
    Sou de Maringá-PR e nao sei se tem curso para me formar em biologia marinha aqui!
    Amo tubarões.. Sempre amei, desde pequeno.
    Orcas e tubarões sempre me chamaram a atenção. Todos os tipos de tubarões: tigre, touro, licha, mako, galha branca, azul, branco, cabeça chata
    Pra trabalhar com esses animais como eu faço??
    Obrigadão desde ja!!

  • Anônimo

    bom amo ficar na agua, amo golfinhos, meu sonho e poder cuidar e protege-los, gostaria muito de se tornar uma bióloga marinha, sempre admirei essa profissão e amo viajar ,os animais marinhos me fascina ,e onde eu moro não tem um curso de biologia marinha bacharel, então fica meio difícil mais não vou desistir do meu sonho .Obrigada pela atenção Veruska chagas

  • Dianne

    Eu sou apaixonada por bichos, principalmente marinhos. Tenho 17 anos e eu quero muito ser Bióloga Marinha, só que tenho medo de não conseguir. Eu tenho a certeza que o meu dom é só cuidar desses bichos incríveis. Obrigada por dividir essas informações.

  • Vai conseguir sim, Dianne. Só depende de você.
    Confie no seu dom e siga em frente.

    Abração!

  • Que bom, Veruska. Com certeza, não desista não. É só fazer o que eu disse, já que não existe um curso com ênfase em bio marinha onde você vive.

    Abração e sucesso!

  • estou cursando Ciências Biológicas só que licenciatura, depois que eu acabar tem como eu me tornar um biólogo ??

  • Olá, Juninho. Tudo bem?
    Cara, se você está cursando Ciências Biológicas, você está se tornando um biólogo, oras!

    Licenciado ou bacharel, não importa! Um é formado para ensinar e o outro é formado para fazer pesquisa e outros tipos de trabalhos, mas ambos são biólogos.

    Escolha o que você quer ser e planeje isso. Corra atrás.

    Se quer ser pesquisador, termine a licenciatura e já faz mestrado em seguida. Depois, faça doutorado e siga em frente. Se quer atuar em outras áreas, só decidir qual é e corra atrás.

    Você tem que fazer uma faculdade pensando no que você vai ser. Se está perdido, pense com muita calma naquilo que você acha que nasceu para fazer, na sua maior vocação. Escolher uma profissão, é isso.
    Escolha fazer o que mais gosta (com amor, sempre).

    Abração!

  • Olá,gostaria se saber se o mercado de trabalho para biologos marinho está bom,e como faço para ingressar em algum projeto ou ong para trabalhar com animais marinhos,qual seria a forma deu ingressar nesse trabalho apos minha formação. É necessario fazer a pós ou apenas o curso de ciencias biologicas? Grata

  • existe faculdade de biologia marinha? ou eu tenho que fazer ciencias biologicas e depois me especificar em biologia marinha, sendo a mesma, eu posso atuar em qualquer area? (pesquisadora, entre outros). Existem outras universidades, na bahia por exemplo com esses cursos?
    Me apaixonei por biologia marinha por causa dos animais aquáticos <3 prendo ser pesquisadora e ajudar na preservação dos animais!
    Curti d + seu blog, parabéns!

  • Anônimo

    Quero ser Bióloga Marinha oq devo cursar?? Oq devo Fazer faso uma faculdade direto ou tenho q cursa e depois especializar em um curso??

  • Olá Rayza, tudo bem?
    Trabalhos existem de monte por aí! É só você correr atrás deles.
    Além disso, nenhum emprego surge do nada quando você termina a graduação.
    Você precisa planejar tudo isso, onde deseja atuar, onde quer viver, o que deseja fazer como bióloga, etc. Aí, você traça metas e trabalha nelas, até concluir todas.

    Quanto mais você investir em você, fazendo mestrado, doutorado, etc, melhor. Mas falo isso se você pretende fazer pesquisas. Se só quer trabalhar com a graduação e tal, aí nem precisa fazer mestrado ou doutorado.

    Corra atrás dos seus sonhos, sempre.
    E não se limite só ao Brasil não! Olhe o mundo todo escancarado aí!

    Abração.

  • Olá, Rafaele. Tudo bem?
    Obrigado!

    Sim, você pode ser pesquisadora e realizar vários outros tipos de trabalhos como bióloga marinha. Por exemplo, existem empresas de consultoria ambiental constituída por vários biólogos, cada um com a sua especialidade (mamíferos, herpetologia, aves, invertebrados, etc…). Do mesmo modo, muitas empresas também contratam biólogos marinhos para consultorias em diversos ambientes costeiros, marinhos, etc.

    E sim, existem faculdades de biologia marinha! Mostrei no post. UFRJ, FAMATH, UFF, etc.

    Na Bahia, não sei se existem faculdades de bio marinha ou com ênfase em bio marinha. Precisa pesquisar aí!

    Abração.
    Conte comigo!

  • Obrigado por responder minhas inumeras perguntas Guellity! Mas no meu caso que quero ser Biologa Marinha,exercer meu trabalho como pesquisadora e ter contato direto com os animais marinho para proporcionar o melhor estilo de vida possivel para eles. É necessario fazer uma PÓS ou apenas a GRADUAÇAO basta? No meu caso estou morando atualmente em Recife -PE Mas não vejo um mercado tão expansivo nessa area. E no caso do mundo a fora,as oportunidades,são muitas? Grata,bye.

  • meu nome é fernanda moro em apodi rio grande do norte e queria te fazer umas perguntas , com quantos anos pode exercer um curso ou experciencia de biologia marinha ou cientista , como posso pra me nao se prejudicar nas outras materias por causa da ciencias pois tou tirando notas vermelhas por ser tao enterecada so por ciencias , posso cursa algum curso relacionado a biologia ou cientista eu tenho apenas 13 anos mas em setembro faço 14 , bom por enquantoo é so isso por favor me responde , blog muito bom parabens bjs desde ja obrigado

  • meu nome é fernanda moro em apodi rio grande do norte e queria te fazer umas perguntas , com quantos anos pode exercer um curso ou experciencia de biologia marinha ou cientista , como posso pra me nao se prejudicar nas outras materias por causa da ciencias pois tou tirando notas vermelhas por ser tao enterecada so por ciencias , posso cursa algum curso relacionado a biologia ou cientista eu tenho apenas 13 anos mas em setembro faço 14 , bom por enquantoo é so isso por favor me responde , blog muito bom parabens bjs desde ja obrigado

  • Anônimo

    Oi , sou muito interessada na área de biologia marinha , porém vejo que o mercado de trabalho é difícil , então gostaria de saber se realmente vale a pena pois tenho receio de quando terminar a faculdade não ter empregos , estou no 3 ano do ensino médio , e preciso me decidir logo..e eu moro em Fortaleza-CE sendo assim , terei que morar em locais perto do litoral?

  • Olá, amiga (a), tudo bem?
    A sua especialização como bióloga começa após a faculdade. Então, faça biologia bacharel ai em Fortaleza mesmo. Depois de terminar o curso, aí você vai procurar um mestrado em biologia marinha. Depois, fará um doutorado. É só se qualificando que você conseguirá um bom emprego, tanto aqui quanto principalmente em outros países.

    Não se limite. Não existe só Brasil! Existe o mundo todo! Então, nunca, jamais, tenha medo de seguir o seu sonho. Se for realmente o seu sonho, você será boa no que faz e conseguirá qualquer emprego, em qualquer lugar – tudo só depende, única e exclusivamente, do seu esforço.

    Então, ESTUDE MUITO.

    Abração!

  • Anônimo

    Adorei o Blog! Pretendo fazer biologia marinha mas estou em dúvida entre a Unisanta e a Univille, a Unisanta é considerada a melhor, mas a Univille parece ter uma infraestrutura melhor, você sabe algo sobre isso Marcel?
    Agradeço desde já. Beiijos.

  • Olá, tudo bem, amiga?
    Não sei, não conheço ninguém dessas universidades.
    Porém, não se preocupe, é você quem constrói a sua carreira, não é a universidade que vai te dar um emprego.

    Por exemplo, todo mundo ficava falando que seria muito difícil eu entrar na UFMS e fazer mestrado em ecologia, porque eu estava em universidade particular e iria concorrer com todos os alunos de lá. Não tive medo, estudei muito, fui lá e passei – dos 7 que passaram na minha turma, só 1 era aluno formado na UFMS. Ou seja, só depende de você e de seu esforço.

    Espero que esse exemplo, seja importante para você, pois nós podemos conquistar tudo que queremos, só depende de nossa força de vontade, interesse e amor pelo que queremos fazer.

    Abração e bons estudos!

  • oi meu nome é Leonardo
    tenho uma pergunta como posso virar um biologo marinho
    porque eu já o curso de ciências biológicas, e posso virar pesquisador
    mas meu sonho é ser biologo marinho como faço?

  • Ola queria ser medico,mas acho muito difícil e gosto bastante de animais marinhos quando eu viajo eu sempre faço minha mãe ir nos projetos TAMAR ou do peixe-boi pois eu adoro ver esses animais,queria saber quanto um biólogo recebe ? onde vc trabalha como biologo ? da pra sair para outros paises ajudar animais também ? eu falei com minha mãe que pensava ser biologo marinho ela disse q é melhor eu ser medico pois tem melhor salario e status nem minha mãe me apoia :( tenho 14 anos.

  • Anônimo

    Estou amando o seu blog! Serio mt bom MSM!! Eu tenho 14 anos e já sei q vou ser biologa marinha, mais eu tenho muita duvida em que área entrar, gostaria de mergulhar e ajudar a preservar animais de grande porte como golfinhos, baleias etc, vc sabe q área exatamente devo pesquisar? E a melhor faculdade? Do msm jeito obg!! O blog é maravilhoso!! Bjs!!

  • Olá, meu nome é Fernanda, já estou no terceiro ano do ensino médio e preciso urgentemente decidir minha profissão.
    Eu já estava decidida na biologia marinha, mas minha professora me aconselhou em fazer ciências biológicas primeiro e depois me especializar em biologia marinha. Como moro no interior de SP, estou querendo cursar na USP e tentar a especialização na Austrália.
    É muito arriscado? Acredito que lá haja mais oportunidades.
    Agradeço desde já se puder me aconselhar nessa parte da especialização.

    Abraços