InícioAnimais & PlantasQuero cursar Biologia Marinha - o que devo fazer?

Quero cursar Biologia Marinha – o que devo fazer?

Quero estudar biologia marinha, o que devo fazer? Tenho que fazer a graduação em biologia bacharelado e depois me especializar em biologia marinha, ou existem cursos de bacharel em biologia marinha, onde todas as disciplinas são focadas nesta área? Sou apaixonada pelos animais marinhos e quero ser uma bióloga marinha. Poderia me ajudar? – Patrícia Souza

Patrícia, assim como você, vários outros estudantes de ensino médio me fazem a mesma pergunta, e para ajudá-los, pesquisei à fundo e então poderei responder esta e outras dúvidas sobre o curso de biologia marinha.
EXISTEM CURSOS (GRADUAÇÃO) DE BIOLOGIA MARINHA (BACHAREL)?
Sim! Existem vários. Você estuda somente a área marinha e toda sua biodiversidade, bem como ainda as adaptações dos organismos, suas necessidades fisiológicas, evolução, etc. O curso abrange praticamente todas as disciplinas que existem nos cursos de biologia bacharel, porém, com ênfase na biologia marinha, como por exemplo, Ecologia de populações e comunidades, Evolução, Sistemática animal e vegetal, Anatomia comparada, Biologia celular, Bioquímica, etc.
Deixo abaixo alguns cursos de biologia marinha reconhecidos pelo MEC, para que possam saber mais sobre a futura profissão de vocês!
Curso avaliado como “muito bom” pelo MEC, tem duração de 4 anos e carga horária de 3.582 horas. É o curso mais conhecido. Atualmente existem 150 vagas abertas para o ano letivo de 2014, sendo 70 no período diurno e 80 noturno.
Até 2012, cerca de 2.300 profissionais em biologia marinha foram formados por várias universidades. Só a UNISANTA formou 47% desses profissionais.
>> Cursos de Ciências Biológicas com ênfase em Biologia Marinha:
– Ciências Biológicas – Biologia Marinha (UFRJ): veja as disciplinas do curso e seus objetivos (clique aqui)
APÓS ENTRAR NO CURSO, COMO FAÇO PARA DECIDIR EM QUAL ÁREA ATUAR?
Recomendo a leitura do post 5 dicas importantes na escolha de sua área de atuação, que também se aplica ao estudante de biologia marinha.
QUAIS SÃO AS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO BIÓLOGO MARINHO?
Existem muitas, assim como no curso de biologia em si. O biólogo marinho pode trabalhar como um pesquisador e docente numa universidade federal próxima do litoral, pode trabalhar em diversas ongs, com as mais variadas espécies-alvo, lutando para conservá-las, como o Projeto Tamar, Projeto Peixe-boi marinho, Projeto Baleia-Franca, Projeto Baleia-Jubarte, Projeto Golfinho-rotator, Projeto Golfinho-nariz-de-garrafa, Projeto Tubarão, e diversos outros projetos, inclusive de grandes instituições não-governamentais internacionais e reconhecidas, com ótimos salários.
Sugiro que entrem em contato com diversos profissionais que já atuam nessa área para que possam saber mais detalhes sobre as diferentes áreas de atuação do biólogo marinho. Envie emails, faça perguntas, mantenha contato.
No site “Ciências do Mar – Brasil” da Universidade Federal do Rio Grande, há todas as informações sobre o curso de biologia marinha, de forma mais detalhada, contando inclusive o histórico da profissão no pais, dentre tantas outras informações interessantes. Além disso, o site conta com os mais diversos grupos de pesquisas espalhados por todo o país. É um ótimo site, muito completo e didático. Com certeza ele irá ajudá-los.
Espero que tenha ajudado você, Patrícia, e todos os outros jovens que leram este post. Não deixem de comentar logo abaixo, toda opinião é muito últil para o blog. Nem precisa logar, é só comentar com o perfil do Facebook!
Curta a página BIODIVERSIDADE MARINHA
Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -