spot_img
InícioAnimais & PlantasA incrível aerodinâmica do vôo de mergulho do falcão peregrino

A incrível aerodinâmica do vôo de mergulho do falcão peregrino

O falcão peregrino (Falco peregrinus) é a espécie mais rápida dentre todas as espécies de aves do planeta!
Voando na horizontal esta ave pode ultrapassar os 150 km/h, e, muitas vezes quando persegue espécies de aves-presas, podem alcançar os incríveis 320 km/h!
Esta espécie possui um conjunto de diversas características aerodinâmicas que possibilita o alcance de altas velocidades em diversos tipos de voos.
Foi justamente essas adaptações aerodinâmicas que os cientistas Benjamin Ponitz, Anke Schmitz, Dominik Fischer, Horst Bleckmann e Christoph Brücker estudaram e posteriormente publicaram na revista Plos One, num artigo com o título “Diving-Flight Aerodynamics of a Peregrine Falcon (Falco peregrinus)” no dia 05 de feveiro de 2014.
COLETANDO OS INDIVÍDUOS
Para realizar a pesquisa com base nos experimentos de voo, os cientistas coletaram 2 indivíduos adultos (um macho e uma fêmea) de uma organização legal que realiza a prática de falcoaria (Greifvogelstation & Wildfreigehege Hellenthal GbR). Após treinados e preparados para o teste, os falcões foram levados para o local do experimento.
ORGANIZANDO O EXPERIMENTO
Para a realização do experimento, foram utilizados 3 elementos básicos: os falcões peregrinos, duas câmeras, e, a presa.
Os falcões foram posicionados em uma barragem que possui 60 metros de altura. Logo abaixo, rente ao solo, uma determinada presa foi posicionada, e, as duas câmeras enquadraram o ângulo de descida das aves até a presa, uma de cada lado da margem, como mostra a figura abaixo:
Clique na imagem para ampliar
As duas câmeras utilizadas são profissionais, especialmente projetadas para registros de imagens em alta velocidade, associadas a um medidor de velocidade e sincronizadas. Deste modo, o experimento ficou assim:
Como era de se esperar, após este experimento incrível, os autores geraram várias imagens com os padrões notáveis da estrutura e aerodinâmica da ave e também as suas inter-relações em cada “momento” da descida, onde foi possível observar uma série de manobras específicas da ave em um curto período de tempo, para capturar a presa o mais rápido possível sem sair da trajetória reta. Observe as imagens abaixo:
Clique nas imagens para ampliar
De acordo com as observações em vídeo e os experimentos também realizados em laboratório, foi possível observar exatamente os principais pontos de ganho de velocidade, bem como os momentos onde a velocidade chegou ao seu ápice, e também os momentos onde a velocidade foi menor. As diferenças na velocidade dos indivíduos amostrados é observada nestes gráficos abaixo.
Clique para ampliar
Note que na faixa dos 25 primeiros metros de descida, ou seja, do ponto 60 até 35 metros de altura no eixo vertical do gráfico, é possível observar que a espécie alcança a velocidade “laranja” ou seja, ela rapidamente alcançou os 20 metros por segundo.

Ao longo da descida, dos 25 metros até os 35 restantes, aproximando-se dos 5 metros, a ave alcança a maior velocidade, representada, pela linha vermelha no gráfico, o que indica 22 metros por segundo. Porém, antes mesmo de se aproximar da presa, cerca de 10 metros antes, ela realiza manobras que reduzem rapidamente a sua velocidade. Em seguida, já bem próxima do solo, ela captura a presa.

Observe que a linha fica “azul” somente quando a ave pousou e capturou a presa, o que indica na legenda do gráfico o valor de 0 metros por segundo. Porém, ao iniciar o voo, a ave já o faz com velocidade entorno dos 13 metros por segundo, como mostra a cor verde no começo da descida da ave. Este fato revela, que a propulsão para iniciar o voo é rápida o suficiente, possibilitando que a ave saia do chão com certa velocidade favorável à sua descida e consequente aumento rápido de velocidade.

Ao final do experimento, os pesquisadores observaram que a velocidade máxima obtida pelo falcão peregrino foi de 22,5 metros por segundo. Devido à baixa altura da barragem, os falcões puderam atingir somente 80 km/h, e as suas asas não estavam completamente rente aos seus corpos, diferentemente do que é observado em ambientais naturais e em velocidades muito maiores. Deste modo, se fazem necessários outros estudos para analisar exatamente o conjunto de fatores que influenciam na aerodinâmica e desenvolvimento do voo do falcão peregrino.
Os pesquisadores concluíram que a forma típica apresentada pela ave no momento de altas velocidades é o padrão em “V” e que algumas outras estruturas associadas na aerodinâmica do voo são fundamentais no ganho de velocidade, o que não pôde ser observado claramente neste experimento.
Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_img

POSTS RECENTES

- Advertisment -spot_img