spot_img
InícioAnimais & PlantasDr. Alan Rabinowitz: um dos maiores especialistas em felinos do mundo

Dr. Alan Rabinowitz: um dos maiores especialistas em felinos do mundo

Eu sou extremamente fascinado pelos felinos e à todo momento estou acompanhando diversas pesquisas relacionadas a estes animais incríveis. Um dos sites que mais acesso é o da ong Panthera que foca todos os seus estudos na conservação das mais variadas espécies de felinos por todo o mundo. Ao longo dos 3 anos que conheço este site, eu venho acompanhando o trabalho do Dr. Alan Rabinowitz, um biólogo mestre em Zoologia e Doutor em Ecologia da Vida Selvagem.

O Dr. Alan é considerado um dos maiores líderes em estudos de felinos do mundo e vem desenvolvendo grandes projetos e contribuindo de forma significativa na conservação dos felinos. Ele até foi chamado de “O Indiana Jones da conservação da vida selvagem” pela revista TIME.

Créditos das imagens (Steve Winter / Robert Euwe)

Antes de participar como co-fundador da ong Panthera, ele atuou como Diretor Executivo de Ciência da ong WCS – Wildlife Conservation Society.

Ele tem viajado o mundo inteiro em nome da conservação da vida selvagem, estudando onça-pintada, leão da montanha (onça-parda), leopardos, tigres, leões, leopardo-da-neve e diversas outras espécies de felinos muitas vezes extremamente ameaçadas de extinção. Além disso ele também desenvolve projetos com várias outras espécies de mamíferos, incluindo ursos, gambás, guaxinins, rinocerontes, etc.

Através de seu trabalho em Belize, foi criado o primeiro santuário de onças-pintadas do mundo; seu trabalho em Taiwan resultou na criação da maior área protegida da floresta de planície; seu trabalho no Himalaia proporcionou a criação da maior reserva de tigres do mundo, no Vale do Hukaung, além de vários outros estudos que proporcionaram a criação de várias unidades de conservação da biodiversidade.

O Dr. Alan já publicou mais de 100 artigos científicos e escreveu 6 livros, incluindo o “Jaguar: One Man’s Struggle To Establish The World’s First Jaguar Preserve”, “Chasing the Dragon’s Tail: The Struggle to Save Thailand’s Wild Cats” e o seu último “Beyond the Last Village: A Journey Of Discovery In Asia’s Forbidden Wilderness”. Além disso ele também já apareceu em várias revistas e jornais importantes, como o The New York Times, Scientific American, Audubon, Mens’s Journal, Newsweek, Outside, Explorer, The Jerusalem Report, The Weather Channel e diversas outras.

Ele tem dedicado sua vida realizando estudos em vários lugares selvagens do mundo, com o objetivo de preservar os habitats selvagens e proteger os diferentes tipos de ambientes, em larga escala, por meio dos estudos de alguns das espécies de mamíferos mais ameaçadas do mundo. Seu foco em felinos é baseado na conservação dos predadores de topo, que afetam ecossistemas inteiros. Ao salvar os felinos, os impactos são de longo alcance e conservam vastas paisagens sobre a qual muitas espécies dependem, incluindo seres humanos.

Uma das maiores conquistas do Dr. Rabinowitz foi a conceituação e implementação do “Corredor Jaguar” – uma série de corredores biológicos e genéticos para as onças-pintadas em toda a sua gama de ocorrência do México à Argentina. Dr. Rabinowitz também iniciou um projeto semelhante de Corredor Tigre, um esforço para identificar e proteger os últimos remanescentes de grandes paisagens de ocorrência dos tigres que estão interconectadas, com foco principal na região Indo-Himalayan, remota e acidentada da Ásia.

O que o Dr. Rabinowitz me ensinou e vai ensinar a você?
Este grande biólogo pesquisador me ensinou que não devemos desistir de nossos sonhos, jamais. Assim como nós, aqui no Brasil, sofremos preconceitos por escolhermos a biologia como uma profissão, os biólogos dos EUA e de vários outros países podem sofrer o mesmo que nós. Porém, quando fazemos o nosso trabalho com amor e dedicação, não há barreira alguma que nos atrapalhe, mesmo que muitas pessoas tentem nos desanimar.
O amor pela sua profissão, pelos felinos, mamíferos e os ambientes naturais é uma prova gigante de que só assim poderemos realizar grandes feitos em nossas vidas, contribuindo de forma significativa na conservação da biodiversidade do planeta, independentemente da área de atuação que escolhermos.
O Dr. Alan, assim como vários outros pesquisadores apaixonados pela ciência conservação, nos ensinam muito sobre o que é realmente ser biólogo e como podemos ser grandes em nossas respectivas áreas de atuação, sempre realizado nosso trabalho com competência e seriedade, agindo não em busca de fama e dinheiro fácil, mas sim, por amor à vida.
Eu aprendi com ele, com meus professores e pesquisadores conhecidos, e também através dos grandes pesquisadores brasileiros, que, se não houver amor naquilo que fomos fazer, mesmo que haja muito dinheiro, jamais seremos bons profissionais e muito menos biólogos verdadeiros. Um grande biólogo faz um bom trabalho e ainda ganha muito bem.
Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_img

POSTS RECENTES

- Advertisment -spot_img