InícioAnimais & PlantasFungo amigo combate a candidíase e ainda produz um poderoso fungicida de...

Fungo amigo combate a candidíase e ainda produz um poderoso fungicida de amplo espectro

O bom da biologia é isso! Nós podemos atuar nas mais diversas áreas, incluindo as biomédicas! Eu sempre me fascino por estes assuntos, mesmo querendo ser um ecólogo e trabalhar definitivamente no mato. A biologia é uma ciência incrível e olhem só o que eu acabei de ler na Science e resumi pra vocês!

Pesquisadores recentemente descobriram que pessoas que possuem mais bactérias e fungos na boca possuem consequentemente menos probabilidade de serem afetadas pela candidíase (doença causada pelo fungo Candida sp).

Geralmente esta doença causa diversas aftas ou o famoso “sapinho” nas pessoas, e, ela é muito mais comum principalmente em pessoas com HIV.

Os pesquisadores fizeram o seguinte: eles analisaram amostras de células e saliva da boca de 24 pessoas, sendo que 12 eram portadoras do HIV e outras 12 eram pessoas saudáveis (grupo controle).

(A) Candida sp no camundongo (pontos pequenos rosados). (B) Nota-se a redução drástica de Candida sp após ação do “fungo amigo” Pichia sp.
 
Os resultados demonstraram que as pessoas saudáveis possuíam mais bactérias e muitos mais fungos na boca do que as pessoas acometidas com o HIV. E estas ainda possuíam um fungo da espécie Pichia sp em maiores quantidades. Os pesquisadores suspeitaram que este fungo inibia o estabelecimento do fungo Candida sp tendo em vista que as bocas com mais fungos desta espécie tinham menos Candida. Em pessoas com HIV, Pichia sp não era capaz de inibir os efeitos de Candida sp.
 
Em um experimento em culturas de laboratório, os pesquisadores colocaram as duas espécies juntas num meio de cultura. E adivinhem? A espécie Pichia sp realmente inibiu o crescimento de Candida sp. Deste modo, os pesquisadores chegaram a conclusão de que a Pichia sp produz um composto altamente nocivo para Candida sp e que de fato, ele é um poderoso fungicida.
Se você pretende estudar fungos ou ampliar seus conhecimentos nessa área, talvez você se interesse pelo curso online (reconhecido pelo MEC e válido como horas complementares) Fungos: Morfologia, Classificação e Diversidade.
Segundo o líder do grupo de pesquisas, o médico micologista Mahmoud Ghannoum da Case Western Reserve University em Cleveland – Ohio, este composto produzido é capaz de inibir as formações de biofilme produzidas pela Candida, sendo um forte competidor. Em outro experimento, quando camundongos infectados com Candida sp receberam o fungo Pichia sp, o resultado esperado de fato ocorreu: Candida sp foi eliminada. 
 
Os pesquisadores observaram também que o composto produzido pela Pichia sp é na verdade muito mais eficaz no combate à candidíase do que o próprio tratamento padrão que usa um antifungo chamado nystatin. Mahmoud Ghannoum ainda disse que “a outra coisa fascinante é que Pichia sp foi capaz também de inibir outros fungos causadores de doenças, como o Aspergillus sp e Fusarium sp.”.
 
Os pesquisadores disseram que este composto pode ainda ser usado na indústria farmacêutica para oferecer melhores condições de vida para pessoas portadoras do HIV que sempre sofrem com a candidíase e que este pode também ser usado como um fungicida de ampla gama.
 
 
Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -