InícioAnimais & PlantasDegradação ambiental e a sociedade

Degradação ambiental e a sociedade

A sociedade atualmente enfrenta sérios desafios ambientais, além de vulnerabilidades políticas e sociais, onde a natureza encontra-se ameaçada e a humanidade centrada entre conflitos e destruição.
O desenvolvimento econômico obcecado por lucros e isento de qualificação, deteriora o meio ambiente colocando em risco o equilíbrio natural de determinados ecossistemas a desigualdade social e econômica entre ricos e pobres, torna-se um dos grandes fatores responsáveis pela destruição de ecossistemas frágeis, já que na luta pela vida muitos vão buscar na natureza o sustento, mesmo ausente de qualidade de vida.
A exaustão dos nutrientes do solo, e o desmatamento das florestas, o uso exagerado das terras marginalizadas são evidências de comportamentos condicionados pela miséria. As comunidades mais pobres se defrontam com um ambiente que se deteriora drasticamente, o impacto da atividade humana sobre a ecosfera, principalmente pelas grandes empresas que desenvolvem atividades de exploração dos recursos naturais de forma desenfreada, tem provocado alteração no equilíbrio ecológico, visto que, as atividades econômicas extraem da natureza recursos naturais que alimentam a economia, mas, em contrapartida ocasionam impacto ambiental e o homem se tornou no principal agente transformador neste processo.
Com o aumento da demanda da sociedade, a falta de condições sócio-econômicas adequadas para a população, à carência na formação educativa ambiental e outros fatores de natureza antrópica, contribuem para o agravamento da problemática ambiental que a região considerada vem sofrendo. Diante deste cenário, a área rural tem sido muito explorada para atender essa demanda, principalmente através da pecuária, gerando assim uma elevada exploração do meio ambiente. O equilíbrio das inúmeras cadeias alimentares que compõe os ecossistemas ecológicos é essencial para a sobrevivência de diversos espécimes de animais, e plantas nativas além dos recursos hídricos, que estão constantemente ameaçados pela ação humana. Esses organismos são bastante sensíveis, e são essências no processo realizado dentro de cada ecossistema, onde em sua estrutura cada um tem uma função, e, dentre eles, destacam-se as plantas verdes , que são organismos produtores.
Acionadas pela luz do sol, absorvem os compostos inorgânicos presentes na atmosfera e no solo e os transformam em compostos orgânicos, processo conhecido por fotossíntese. Os animais herbívoros são organismos consumidores. Alimentam-se das plantas (os produtores) e, por sua vez, servem de alimento para os animais carnívoros, ou predadores. Quando os dejetos desses animais são lançados no solo entram em ação os chamados organismos decompositores. Eles completam o ciclo vital: decompõem a matéria orgânica presente nos dejetos animais e plantas mortas, transformando-a novamente nos compostos inorgânicos que alimentam as plantas. O equilíbrio do ecossistema depende da realização de cada uma dessas etapas da cadeia alimentar, onde nada se perde tudo se transforma.
Este post foi escrito por
GILMAR SANTANA LIMA (facebook)
Biólogo Sanitarista. Licenciado em Biologia – Faculdade de Tecnologia e Ciencias Especialista em Saúde Coletiva – Hab. Sanitarista – Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC Mestrando em Saúde Pública – Universidade das Americas
Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -