InícioAnimais & PlantasResposta Imunológica Humoral

Resposta Imunológica Humoral

Olá! Eu estou tendo aula de Imunologia e estou com dificuldade para entender a resposta Imunológica Humoral. Você poderia fazer uma postagem sobre isso, bem resumida, simples? Tenho certeza que vai ajudar eu e muitos outros colegas e acadêmicos. Obrigada! Isabela R. Souza.
Olá Isa, tudo bem? Conforme conversamos por email, aqui está o post! Então, vamos lá!

Como você já deve saber, no nosso tecido sanguíneo (sim, o sangue é um tecido) as células do sistema imunológico são extremamente importantes para nosso organismo. Elas são compostas por leucócitos, que são células diferenciadas especializadas em fagocitoses ou sinalizações celulares, com o propósito de combater eventuais invasores que possam prejudicar a saúde do organismo, como vírus, bactérias, protozoários, etc.
Dentre as possíveis respostas do organismo frente à uma infecção, está a resposta imunológica ou resposta imune humoral (RIH), que é mediada por anticorpos. Os anticorpos são proteínas chamadas de gamaglobulinas ou também imunoglobulinas (Ig), originadas dos plasmócitos, que são um tipo de linfócito B diferenciado, capaz de secretar anticorpos ativamente.
Quando nos referimos a um anticorpo imunoglobulina, indicamos a letra correspondente ao seu isótopo, ou seja, que indica a classe que esta imunoglobulina pertence, como por exemplo: IgG, IgM, IgD, etc e assim por diante. 
Os anticorpos são importantes na sinalização entre as células de defesa, eles possuem uma importante função que é neutralizar e auxiliar a eliminação do antígeno (corpo invasor) que estimulou a sua produção. Existem várias formas do antígeno ser eliminado, seja pela fixação do sistema complemento, opsionização, reação anafilática (degranulação de mastócitos), neutralização da substância, aglutinação, etc.
O que vai diferenciar a produção de gamaglobulina ou imunoglobulina é o tipo de estímulo que os plasmócitos recebem. Nas gamaglobulinas existem regiões nas moléculas que podem variar muito, dando uma característica específica contra o antígeno.
Por exemplo, se um antígeno A entra no organismo e o sistema imune o reconhece e desenvolve uma resposta humoral, as IgM’s produzidas contra o antígeno A, terão a região variável de suas moléculas especificamente para o X e irão combatê-lo. Se o antígeno for C, as regiões variáveis das moléculas dos IgM’s serão especificamente aquelas que reconhecem o antígeno C.
Quando entra em contato com o antígeno pela primeira vez, o nosso organismo desenvolve a resposta imune primária, como o próprio nome já diz. Nesse sentido, haverá produção de anticorpos específicos para o antígeno em questão. Quando o antígeno entra em contato pela segunda vez, através das células de memória (linfócitos B que produziram anticorpos para esse antígeno na primeira vez), a resposta imunológica será muito mais rápida e eficiente.
Quando um linfócito B reconhece as características de um antígeno e produz anticorpos contra ele, isso acontece porque houveram diversas sinalizações entre receptores de superfície nestas células. O anticorpo reconhece as características do antígeno expressas em sua superfície celular, e, em seguida o linfócito B fagocita o anticorpo, e, quando este chega ao núcleo inicia a produção de endonucleases, que são enzimas que vão apagar os genes de Ig não necessários, deixando só o que reconhece o antígeno em questão, fazendo estes serem liberados pelos linfócitos B.
Cabe lembrar que a resposta imunológica humoral não é realizada somente por células B, mas também necessita da participação de diversas células, como linfócito T auxiliares, que vão regular a atividade da resposta por meio das interleucinas, sendo muito importantes nesse processo. Além disso as outras células fagócitos mononucleares são importantes na apresentação do antígeno para os linfócitos T auxiliares, contribuindo em conjunto com toda a resposta imunológica humoral. [Portal Educação]
Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -