spot_img
InícioAnimais & PlantasBiólogo - Símbolo e Juramento

Biólogo – Símbolo e Juramento

JURAMENTO

“Juro pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do Biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida estimulando o desenvolvimento Científico, Tecnológico e Humanístico com justiça e paz” Juramento do Biólogo (Res. nº 3, de 2 de setembro de 1997).

SÍMBOLO

Em 03 de setembro de 2009, aniversário de 30 anos da regulamentação da profissão de biólogo, o símbolo da profissão foi revitalizado (Resolução CFBio nº 187/2009, sendo seu uso restrito ao Sistema CFBio/CRBios). O símbolo traduz conceitos que envolvem o cotidiano do biólogo e também a importância da vida para esses profissionais. Ao agregar valores de união e evolução à marca CFBio, busca-se demonstrar a forma dinâmica e proativa de relacionamento do Sistema CFBio / CRBios com o biólogo e a sociedade. O círculo foi utilizado como base para os elementos. Na simbologia das formas, o círculo representa união e perfeição, daquilo que começa e acaba em si mesmo.
Assim, ele condiz com a proposta do próprio Conselho, somando e interligando valores, laços e vínculos entre os profissionais representados por essa instituição. Também representa o movimento, a atividade, reproduzindo a busca por melhores dinâmicas entre as relações dos biólogos.

Quatro elementos recebem destaque:

1) O DNA – A estrutura do DNA traz à tona um elemento sempre presente no cotidiano do profissional da área de biologia;

2) O Espermatozóide – A base da estrutura do DNA forma um espermatozóide, que fecundando o óvulo (círculo azul) dá origem a uma nova vida, com toda sua complexidade – a essência da profissão do biólogo; 

3) A Folha – Fator de grande importância para qualquer ser vivo, sendo a base dos estudos biológicos, a natureza é representada pelas folhas da base do círculo;

4) A Espiral, que se encontra dentro das folhas. Simboliza evolução e progresso. O biólogo sempre deve buscar novos estudos e pesquisas que possam atualizar seus conhecimentos e acrescentar informações úteis a sua profissão. Esse elemento também possui uma interpretação mais subjetiva, podendo ser traduzido de diferentes formas, como por exemplo, a representação de um caracol ou da asa de uma borboleta, mostrando a interação do biólogo com a biodiversidade e o Planeta, na busca de sua conservação, manejo e sustentabilidade.

Em relação às cores, o azul, que é usado de forma mais clara no círculo, é uma cor profunda e calma, que a princípio, representa a água, mas que também passa a idéia de maturidade. O azul também é a cor da biologia. O verde, usado nas folhas, é a cor universal para a representação da natureza, passando a idéia de frescor, harmonia e equilíbrio.

GILMAR SANTANA LIMA (facebook)
Biólogo Sanitarista. Licenciado em Biologia – Faculdade de Tecnologia e Ciencias Especialista em Saúde Coletiva – Hab. Sanitarista – Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC Mestrando em Saúde Pública – Universidade das Americas
Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_img

POSTS RECENTES

- Advertisment -spot_img