spot_img
InícioAnimais & PlantasO que os animais podem nos ensinar sobre o amor e o...

O que os animais podem nos ensinar sobre o amor e o namoro?

Pessoas à procura de um amor já podem imaginar que suas vidas amorosas serão bastante selvagem.  Mas, só entenderão o quão selvagem será se lerem o livro de Jennifer Verdolin chamado Wild Connection, que revela como nossos relacionamentos e cortejos são parecidos com muitas espécies. Você pode comprar este livro na Amazon, só custa U$15,00 – o Brasil não taxa livros de qualquer valor, então, façam suas compras meus amigos!

Galinhas da pradaria realizam um ritual de acasalamento em Cassoday, Kansas. 
Fotos por Jim Richardson, National Geographic.

Em seu livro, a pesquisador etóloga, especialista em comportamento sexual, Jennifer Verdolin, revela o quanto somos parecidos com os animais em relação ao comportamento sexual (cortejo e acasalamento).

Os frangos da padaria são muito criativos! Como em um clube de dança (dos antigos, porque hoje tudo mudou), os machos se posicionam próximos das fêmeas e realizam movimentos elaborados e vocalizações e, em muitos casos, esse cortejo dos machos podem durar até dois meses em determinados momentos.

O velho conselho que você deve conhecer alguém antes de aproximar-se como um interesse amoroso vale a pena para os babuínos também. Entre bandos de babuínos, os babuínos amarelos e verde-oliva, do baixo escalão do sexo masculino, muitas vezes, fazem amizade com as fêmeas, protegendo-as de valentões e ainda atuam como babás de sua prole, que é desejada pelos machos dominantes. Quando chega a hora de acasalar novamente, a fêmea de babuíno, muitas vezes, escolhe o seu amigo, o macho do escalão inferior.
Verdolin, que trabalha no Centro Nacional de Síntese Evolutiva, em Durham, Carolina do Norte, diz que podemos aprender muito com os animais em nossa busca para encontrar o companheiro ideal.

No site da National Geographic, a jornalista Christine Dell’Amore, que relata esta notícia, conversou com a bióloga e fez algumas perguntas sobre o seu livro.

O que a motivou a escrever este livro?
Eu sou absolutamente apaixonada por animais, e eu sempre quis dar às pessoas uma maneira de se relacionar com os animais. Não podemos conservar coisas que não aprecio. Isso é uma motivação básica para tudo o que faço, seja na ciência ou na escrita. Pensei em todas as semelhanças que os animais têm no namoro e acasalamento, e percebi que eles lidam com os mesmos problemas com que lidamos. Por exemplo, as pessoas podem pensar : “Oh, wow, alguns gansos namoram muitos indivíduos, antes de encontrar o seu ganso especial”, o que é muito parecido com nós.
Eu gosto de como você integra suas experiências pessoais, especialmente sobre o namoro, no livro. O que fez você tomar essa abordagem?
Como cientista eu faço experiências o tempo todo, por isso, tomei esta abordagem científica, o objetivo de namoro por um tempo. Toda vez que eu fui em uma encontro, eu estava tomando a perspectiva animal. Eu não tinha a intenção de incorporar minhas experiências pessoais, inicialmente, mas, em seguida, as semelhanças e paralelos eram muito claras.
Uma foto da capa do livro “Conexão selvagem” – Wild Connection,
cedida pela Prometheus Books, 2014
Quais são seus rituais de namoro e acasalamento favoritos?
Albatrozes, pois namoram vários anos antes de escolher o seu favorito. Realmente, quando se trata de amor, eles sabem se isso acontecendo. Eles se agradam uns aos outros, desenvolvem sua própria linguagem especial … eles têm uma taxa de divórcio muito baixa. Eles incorporam esse vínculo estreito.
Eu também gosto da aranha-lobo. O macho dá a sua casa, ou caverna, para as fêmeas. Eu descrevo isso no Capítulo 6, “The Choosy Bachelor”. As fêmeas que devem chegar até os machos nas tocas e em seguida mexem as pernas. Se ele gosta de como ela faz isso, ele dá a sua casa para ela e coloca-se em risco. Há uma série de exemplos em que os machos estão tendo que fazer de tudo para impressionar as fêmeas. Eu dei alguns exemplos em que a fêmea tem que fazer um pouco de trabalho.
Você menciona no livro como os homens têm muitas vezes mais resistência do que pensamos, o que parece contraditório com o que muitas vezes ouvimos. Você pode explicar mais sobre isso?
Nós não necessariamente apreciamos os riscos que os homens possuem. Eles têm diferentes tipos de pressões sociais. Muitos homens são escolhidos por quanto eles podem fornecer – que é um comportamento biológico intuitivo, uma vez que muitos machos animais protegem suas famílias. Quando um homem não é capaz de fazer isso, ele pode ser muito difícil.
Nós nunca pensamos sobre o fato de que os homens estão em intensa competição uns com os outros. Por último, a própria carga de testosterona compromete o sistema imunológico, levando a uma duração de vida mais curta. Na minha abordagem de namoro, eu desenvolvi uma apreciação muito mais profunda para as dificuldades que os homens enfrentam.
Como foi escrever o livro mudou a forma como você interage com as pessoas?
Profundamente. A maior mudança é que eu estou realmente focada mais na pessoa do que no que eles estão pensando sobre mim. Eu quero saber : “Quem é essa pessoa, e que tipo de animal ela se parece?” Se eu quero ser um albatroz e você está agindo como um esquilo muitas vezes promíscuo, eu não vou julgá-lo mais.
Eu digo: “Estou à procura de um albatroz, então eu vou seguir em frente. Mas eu desejo o melhor. “Estou muito mais clara sobre isso, isto é o que eu quero, é aqui que eu vou”. Eu também aprendi que a atração é apenas uma coisa básica e realmente não diz nada sobre a potencial para uma relação.
Você já encontrou um albatroz?
Não, ainda não. Acho que vai ficar mais difícil para mim até o momento se o livro torna-se popular, especialmente desde que eu estou no DL Hughley Show com um segmento chamado “Pense como um ser humano, aja como um animal”, onde dou conselhos de relacionamento a partir da perspectiva dos animais. Algumas pessoas podem pensar : “Uau, você tem todas as respostas de relacionamento”.
O que você quer que os leitores tirem de aprendizado sobre as relações de animais?
Compartilhamos alguns problemas comuns com os animais quando se trata de relacionamentos, e às vezes há um análogo animal que nos dá idéias e soluções criativas. No livro eu uso vários animais diferentes, porque a nossa espécie tem muita variação, não só na aparência, mas também no comportamento.
Por exemplo, os machos cardeais são vermelhos, e eles não parecem muito diferentes uns dos outros. Considerando que nas pessoas há muita variação, não há realmente alguém lá fora totalmente especial para você. Devemos compreender a variação, isto vale para tudo, desde a aparência até o fato de que você é monogâmico. Conhecer a si mesmo é importante para que você possa se dar um pouco mais de sucesso.
[Esta entrevista foi editada e condensada]

E você, que animal é?

Texto resumido do post “What Animals Tell Us About Love and Dating” escrito por Christine Dell’Amore da National Geographic.

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_img

POSTS RECENTES

- Advertisment -spot_img