InícioAnimais & PlantasA incrível mariposa que interfere na ecolocalização dos morcegos

A incrível mariposa que interfere na ecolocalização dos morcegos

Diversas espécies de morcegos, se não a maioria, se alimenta de insetos. Dentre suas presas, as mariposas e borboletas são um dos grupos mais consumidos por estes mamíferos voadores. Porém, alguns morcegos acabam sendo vencidos pelas mariposas, mas, de uma forma extremamente intrigante de tão interessante que é!
Os morcegos usam a ecolocalização – um tipo de pulsos ultrassônicos – para se orientar e também para encontrar possíveis presas. Porém, uma espécie de mariposa acaba interferindo nessa ecolocalização, deixando os morcegos perdidos, evitando a predação. Esta borboleta é a borboleta-tigre de nome científico Bertholdia trigona.
Porém, existem várias espécies de borboletas que também interferem na ecolocalização. Elas produzem pulsos ultrassônicos próprios que já mostraram, através de estudos científicos anteriores, ter basicamente duas funções. Algumas mariposas que são tóxicas usam o pulso para avisar os morcegos, para que fiquem longe delas. Outras assustam os morcegos com seus cliques, dando tempo de escapar.
Aaron J. Corcoran e William E. Conner, da Universidade Wake Forest, e Jesse R. Barber, da Universidade Estadual do Colorado, mostraram que para a espécie Bertholdia trigona, os cliques exercem uma terceira função. Eles mantêm os morcegos do gênero Eptesicus, que normalmente se alimentariam da B. trigona, acuados ao interferirem em seu sonar.
Os pesquisadores montaram experimentos que eliminavam outras possíveis funções. Por exemplo, se os cliques servissem para alertar os morcegos de que as mariposas eram tóxicas, seria esperado que os morcegos capturassem alguns insetos antes de aprenderem a evitá-los. Isso não ocorreu. Se houvesse um efeito de susto, isso desapareceria à medida que os morcegos se acostumassem com os sons. Mas os pesquisadores descobriram que os cliques ultrassônicos das mariposas funcionavam no longo prazo.
Gravações de áudio mostraram que os cliques das mariposas perturbavam o ciclo de ecolocalização dos morcegos, que normalmente aumenta à medida que o morcego se aproxima de seu alvo. Isso, os pesquisadores dizem, sugere que os morcegos ainda estavam tentando capturar a presa, mas foram confundidos pelos cliques das mariposas.
Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -