InícioAnimais & PlantasMães lontras-marinhas morrem cuidando de seus filhotes

Mães lontras-marinhas morrem cuidando de seus filhotes

Não é fácil ser mãe lontra-do-mar. As mães gastam duas vezes mais energia do que as fêmeas sem filhos, de acordo com um estudo publicado no The Journal of Experimental Biology. Ecologistas começaram a estudar as lontras, quando notaram que lontras mães estavam morrendo e em má forma, com corpos mais sutis. Depois de observar jovens lontras marinhas do sul em seu habitat natural e em aquários, a equipe calculou a energia diária investida entre o nascimento dos filhotes até os 6 meses de idade, quando o desmame começa. Os pesquisadores descobriram que as mães lontras Lutris nereis (foto acima), uma lontra que vive na costa central da Califórnia, se esforçam muito até o final da lactação, chegando a usar diariamente, cuidando dos filhotes, quase o dobro da energia usada no estado pré-gestacional (96% a mais).
Mães cansadas muitas vezes não podem comer o suficiente para atender a demanda, levando à perda substancial de peso, afetando o sistema imunológico, e levando até mesmo a morte. Os resultados sugerem que as lontras do mar do sul podem ser confrontadas com algumas decisões difíceis na forma de criar seus filhotes, como abandonar os filhotes desde o início, para economizar energia (e suas próprias vidas).
Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -