spot_img
InícioAnimais & PlantasAs abelhas estão morrendo: o mundo todo pode ficar sem alimentos. Você...

As abelhas estão morrendo: o mundo todo pode ficar sem alimentos. Você pode ajudar!

Recentemente estive acessando um site muito importante, que todos amantes da natureza e biólogos devem acessar, o The Rain Forest Site. Numa dessas visitas, eu encontrei um post muito interessante e fiquei bem feliz de saber que os estudos científicos tem sido compreendidos cada vez mais pelas pessoas, e isso acontece principalmente quando elas observam na prática a importância das espécies na natureza.
Nesse caso, houve um surto na produção de alimentos em determinadas épocas nos EUA e muitas pessoas não souberam o motivo, mas, os produtores e os pesquisadores, sempre souberam: as abelhas melíferas, ou também chamadas de abelhas-da-europa (aqui no Brasil) estavam morrendo e então os vegetais que são utilizados como alimentos, não estavam sendo polinizados! O declínio nesta espécie de abelha e vários outros polinizadores importantes foi tão grande que houve até um nome específico para isso Colony Collapse Disorder (CCD). O site até fez uma postagem falando sobre isso, mostrando um vídeo muito bacana (que está logo abaixo) e criando uma campanha para que as pessoas pudessem compreender o fato e assinar a petição, chamada “Save Hearth’s Honeybees” (que você pode ir lá e assinar agora, assim como eu fiz).
Ainda que a causa desse surto seja desconhecida, eles compartilharam um vídeo interessante explicando tudo que estava acontecendo. Ainda que esteja em inglês, vale à pena vê-lo.
Algumas semanas atrás (no mês de junho de 2014), no entanto, o presidente Barrack Obama divulgou um memorando que descreve um plano executivo para iniciar um Grupo de Trabalho de Saúde dos Polinizadores, que irá trabalhar com vários departamentos governamentais para desenvolver uma Estratégia de Saúde dos Polinizadores Nacionais, que procurará identificar e eliminar todos e quaisquer fatores que contribuem para a decadência da abelha e de outras populações de polinizadores.
Este é um enorme passo na luta para proteger essas criaturas preciosas, e nós só podemos esperar que o governo dos EUA continue a levar este assunto a sério, e que pode inspirar outras nações a seguirem o exemplo. 
Apesar de existirem muitas causas potenciais para o CCD, um fator importante parece ser o uso de pesticidas perigosos-mas-legais, nomeadamente os derivados de tabaco. A Agência de Proteção Ambiental (EPA) foi encarregada pelo presidente Obama de reavaliar a sua posição sobre o uso desses agrotóxicos, chamados de neonicotinóides – no entanto, a EPA tem historicamente ignorado os perigos desses produtos químicos em favor da proteção dos interesses corporativos e dos produtores de alimentos. 
Não podemos competir com a quantidade de dinheiro que as empresas produtoras de neonicotinóides despejam para os bolsos dos reguladores da EPA, mas podemos levantar a nossa voz para tornar a nossa posição sobre pesticidas perigosos conhecidos! Atualmente no Rainforest Site existem três petições que visam a EPA, tentando fazer com que a agência possa proibir pesticidas e neonicotinóides similares. 
Entre aqui para pressionar por uma proibição de neonicotinóides. E aqui para parar o uso do clothianidin, um produto químico perigoso. E para completar isso, assine a petição para parar o pesticida sulfoxaflor usado para matar abelhas. 
E claro, mesmo sendo uma petição de outro país, eu não pensei duas vezes e assinei. Além disso, tem uma petição muito importante global, no site da Avaaz, solicitando no mínimo R$34,00 de doação. Eu não doei, ainda, mas vou doar. Outra importante petição que assinei, foi focada especificamente para a BAYER, produtora de diversos produtos agropecuários, altamente poluentes e perigosos também para as abelhas, que atualmente já possui mais de 1 milhão de assinaturas. Peço que vocês assinem e também compartilhem. Clique aqui para assinar.
Nos EUA esse assunto tem sido bem repercutido, os pesquisadores doutores estão sendo convidados para falarem em diversos programas de TV, até o presidente se mobilizou e as pessoas estão compreendendo o fato e a importância das abelhas. Enquanto que aqui, nem os jornais sobre agricultura destacam esses acontecimentos globais. Já houveram reduções nas produções de alimento no país, e ainda assim, estamos fraquíssimos na luta contra as grandes empresas e os proprietários rurais que derramam litros e litros de agrotóxicos e produtos que matam polinizadores. Ainda que a Apis mellifera seja uma espécie exótica aqui no Brasil e em vários países, todos nós precisamos nos alimentar, correto? Então, devemos defendê-las. Além disso, não é somente esta espécie de abelha que poliniza! Nós temos várias espécies de abelhas e outros insetos polinizadores nativos e até mesmo endêmicos, e todos são prejudicados quando estes produtos são liberados na natureza.
Portanto, ainda que pareçamos fracos e inúteis só por assinar algo virtual, como se isso não fosse o suficiente, nós podemos espalhar esta informação até as pessoas em nossas redes sociais, para que elas também assinem e compartilhem todas as campanhas e petições que visam a proibição de produtos que ameassem os polinizadores de nosso planeta, e claro, de nosso país. Uma andorinha só não faz verão! Temos alguns pesquisadores envolvidos nisso aqui no país, lutando para protegerem os polinizadores, veja aqui. Além disso, temos o importante site criado por um pesquisador da USP,  Lionel Segui Gonçalves, chamado “Sem Abelhas, Sem Alimentos”, que está em busca de assinaturas para que algo possa ser feito em prol desses polinizadores.
Portando, não podemos desanimar! Eu me acho um inútil por não poder fazer nada, mas, o que eu puder fazer ajudando a levar informações até outras pessoas, eu farei. Infelizmente não podemos abraçar todas as causas no planeta, então, que cada um possa fazer a sua parte, assim como eu estou fazendo, mesmo sendo pouco.
Compartilhe com seus amigos e faça com que esta informação chegue ao maior número de pessoas que puder. Juntos, cada um pode contribuir à sua maneira e fazer com que tenhamos um mundo melhor, afinal, todos nós precisamos comer e também queremos viver num mundo onde as formas de vida sejam respeitadas, principalmente quando são tão importantes como os polinizadores.
Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_img

POSTS RECENTES

- Advertisment -spot_img