InícioAnimais & PlantasMaior inseto aquático do mundo é descoberto

Maior inseto aquático do mundo é descoberto

Milhões de espécies de animais e plantas ainda têm de ser identificados pela ciência, e milhares são descritas a cada ano. Não são muitos, no entanto, que são tão espetaculares como este bicho pequeno descoberto recentemente.
A espécie descoberta é um Megaloptera (significado apropriadamente de ‘grande asa’), encontrados em Sichuan, na China. Informações da nova espécie são escassas, pelo menos no idioma Inglês. Na verdade, até agora, parece mesmo que falta um nome oficial, mas temos algumas boas fotos mostrando sua envergadura de 21 centímetros. 
Como a Scientific American revela, há uma abundância de espécies que podem estar entre as maiores espécies de inseto do mundo, e dependendo de como você categorizar por peso e comprimento de envergadura,  este exemplo não pode chegar perto de qualquer um deles. Ele pode, no entanto, ser o maior inseto com um estilo de vida em grande parte aquático.

Sabemos que as outras espécies de Megaloptera passam a maior parte de suas vidas como larvas na água, deixando-a apenas quando pupa se encontra no solo úmido. A expectativa de vida dos adultos é curta e  eles estão sempre ocupados com o acasalamento. Apesar das enormes mandíbulas, os Megaloptera geralmente não são perigosos – as mandíbulas são importantes para os machos conquistarem as fêmeas e para manterem-as presas após atraí-las.
Megaloptera em geral são pouco estudados por causa de sua vida adulta curta, e sua tolerância como larvas em águas barrentas onde os seres humanos raramente vão. Esta falta de informações pode ser reforçada pela dificuldade em encontrá-los na natureza e estudá-los. No entanto, sabe-se que eles têm as menores diferenças entre a forma larval e adulta de todos os insetos que passam por metamorfose completa.
Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -