InícioAnimais & PlantasSistema de determinação do sexo: XY, X0 e ZW

Sistema de determinação do sexo: XY, X0 e ZW

SISTEMA XY
Em muitas espécies dióicas, as fêmeas possuem um par de cromossomos sexuais homólogos. Já os machos possuem um cromossomo correspondente ao da fêmea e um outro cromossomo característico masculino. O cromossomo sexual presente tanto nas fêmeas quanto nos machos é o cromossomo X. O cromossomo sexual presente apenas em machos é o cromossomo Y. Nessas espécies, as fêmeas apresentam 2 dois cromossomos sexuais X (XX) e machos apresentam um X e um Y (XY). Esse tipo de determinação cromossômica do sexo é chamado de sistema XY.
Nas espécies de mamíferos a determinação do sexo masculino depende de um gene específico localizado no cromossomo Y, o chamado gene SRY – Sex-Determining Region Y. Nesse gene uma proteína é codificada e ela induz no embrião a produção dos testículos e aparentemente pode ativar uma série de outros genes em vários cromossomos. A testosterona e outras substâncias produzidas nos testículos atuam no desenvolvimento de órgãos genitais e de outras características típicas do sexo masculino. Algumas mutações no gene SRY causam deficiência na produção dessas substâncias, de tal forma que mesmo sendo do sexo masculino, o bebê nasce e se desenvolve com características femininas. Embriões de mamíferos sem o cromossomo Y não possuem o gene SRY e como consequência, desenvolve-se um indivíduo de fenótipo feminino, como no caso da Síndrome de Turner em humanos, onde as pessoas afetadas apresentam cariótipo de 45 cromossomos e X0.
SISTEMA X0
Em algumas espécies não há cromossomo Y. Os machos possuem um cromossomo X único enquanto que as fêmeas possuem XX. Nessas espécies, os machos tem número ímpar de cromossomos no cariótipo, um a menos que as fêmeas, e, por esta razão, esse sistema de determinação de sexo é denominado sistema X0. As espécies mais conhecidas que apresentam sistema X0 são as de gafanhotos, bem como várias outras espécies de insetos.
SISTEMA ZW
As espécies que apresentam o sistema de determinação do sexo ZW são aves, diversas espécies de répteis e algumas espécies de peixes e insetos (como borboletas e mariposas). Machos e fêmeas se diferem do mesmo modo como nos mamíferos, porém, são as fêmeas que possuem dois cromossomos diferentes e não os machos. O cromossomos sexual presente tanto em fêmea quanto em machos é o cromossomo Z, enquanto o cromossomo sexual W está presente somente em fêmeas. Nesse caso, machos são ZZ e fêmeas ZW.
Recomendo a leitura do post Sexo homogamético e heterogamético.
Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -