InícioAnimais & PlantasUm ataque de ácaro preservado por milhões de anos

Um ataque de ácaro preservado por milhões de anos

Eternizados por milhões de anos em um pedaço de âmbar do tamanho de uma moeda de 10 centavos, estão uma formiga e um ácaro. O fóssil, conforme foi publicano na revista Biology Letters, é o primeiro de um ácaro de um grupo cuja espécie comumente afligem hoje formigas, abelhas e vespas. 
Comprado de um colecionador que descobriu o tesouro em algum lugar nos países Bálticos, o pequeno pedaço de âmbar tem provavelmente algo entre 44 milhões e 49 milhões de anos. O ácaro (a grande bolha, acima da cabeça da formiga) é um dos apenas 14 fósseis conhecidos de um grupo de ácaros conhecido como Laelapidae, cujos parentes modernos muitas vezes vivem entre as folhas caídas no chão da floresta e parasitam formigas. Eles são raros no registro fóssil, porque eles são geralmente preservados somente quando estão nas árvores e são atingidos por resina. Os pesquisadores acreditam que outros diversos tipos de ácaros em registros fósseis, como este, possivelmente estão desconhecidos nas gavetas de museus em todo o mundo, podendo fornecer mais informações sobre a origem e a evolução desses ácaros parasitas. Isso é de interesse porque um dos parentes mais próximos modernos deste grupo é o ácaro Varroa, um parasita devastador que aflige as abelhas em todo o mundo.

Fonte Science Shot

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -