InícioAnimais & PlantasVocê conhece o ocapi ou girafa-da-floresta?

Você conhece o ocapi ou girafa-da-floresta?

Essa belíssima criatura, que mais parece uma montagem misturando um cavalo com uma girafa, na verdade existe sim e é muito respeitada pelos grandes estudiosos. Considerada um fóssil vivo, o ocapi (Okapia johnstoni) ou girafa da floresta é uma das duas espécies remanescentes da família Giraffidae,. Na família girafidae existem apenas essa espécie e a girafa (Giraffa camelopardalis).
O ocapi é uma espécie nativa do Congo e vive preferencialmente nas florestas úmidas. Até 1901 essa espécie era conhecida pelos habitantes locais. Porém, após ser considerada extinta, recentemente pesquisadores a descobriram de novo e alguns projetos de conservação foram iniciados. Esta obscuridade levou a Sociedade de Criptozoologia a adotá-lo como seu emblema.

Os ocapis têm corpo escuro, com riscas brancas bem visíveis nas patas e coxas. Essa coloração propicia um disfarce muito importante, tornando-se pouco visível para os leões. A forma do corpo do ocapi é muito parecida com o da girafa, só que o pescoço é muito mais curto. Ambas as espécies possuem uma grande língua, o que facilita a captura de alimentos mais altos, medindo aproximadamente 30. A língua do ocapi tem uma coloração azul com tonalidades arroxeadas e ela é tão longa que permite que o mesmo limpe suas pálpebras e as orelhas com ela. Os ocapis machos possuem chifres pequenos e estes são cobertos de pele. Eles podem medir até 2,5 metros de comprimento e de 1,5 a 2 metros de altura, podendo pesar cerca de 250 quilos.
Esta espécie é solitária e diurna e os indivíduos só se encontram para acasalar. As fêmeas dão à luz a apenas um filhote por vez, pesando aproximadamente 16kg. O período de gestação é de aproximadamente 420-450 dias. O filhote é amamentado até os 10 meses de idade e atinge a maturidade com aproximadamente 5 anos de idade.
O ocapi está ameaçado de extinção devido à caça e a destruição de seus habitats. Um projeto muito bacana iniciado no Congo focado na proteção dessa espécie favoreceu a criação da Reserva de fauna dos ocapis em 1992. Em novembro de 2013, a IUCN (International Union for Conservation of Nature) declarou que o ocapi entrou na lista de espécies ameaçadas.
Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -