InícioAnimais & PlantasMulher de 24 anos descobriu que não possui cerebelo

Mulher de 24 anos descobriu que não possui cerebelo

Uma mulher atingiu 24 anos sem perceber que não possuía parte de seu cérebro! Esse caso destaca o quão adaptado à sobrevivência esse órgão pode ser. A descoberta foi feita quando a mulher foi internada no Hospital Geral da Área de Comando Militar de Jinan, situado na província de Shandong, China, quando sofria de tonturas e náuseas. Ela informou ao médico que costuma enfrentar problemas para andar ao longo de sua vida e sua mãe relatou que ela não conseguia andar até os 7 anos de idade além de só conseguir atingir a fala inteligível as 6 anos. 
Os médicos realizaram um escaneamento cerebral e imediatamente identificaram o problema: seu cerebelo inteiro estava faltando! O espaço onde ele deveria estar situado estava vazio, preenchido apenas por fluido cefalorraquidiano, que amortece o cérebro e fornece defesa contra doenças. O cerebelo – algumas vezes conhecido como “pequeno cérebro” – é localizado abaixo dos dois hemisférios cerebrais. Ele aparenta ser distinto do restante do cérebro por ser constituído de dobras menores e mais compactas de tecido, representando cerca de 10% do total do volume do cérebro, apesar de conter 50% dos neurônios totais.
Embora esse não seja um caso inédito onde uma pessoa possui parte de seu cérebro ausente, seja por motivos congênitos ou devido a algum procedimento cirúrgico, a mulher faz parte de um grupo seleto de 9 pessoas que são conhecidas por terem vivido até a fase adulta sem o cerebelo. Uma descrição detalhada de como essa doença afeta a vida das pessoas é praticamente inexistente, devido a maioria das pessoas que a possuem morrerem muito cedo e o problema só ser descoberto na autópsia, conforme afirmam médicos do hospital chinês.
  Na primeira imagem, um “buraco” no lugar

  onde o cerebelo deveria estar.

O principal papel do cerebelo é controlar os movimentos voluntários e o equilíbrio, além de estar envolvido na nossa capacidade de aprender ações motoras e a fala. Problemas no cerebelo podem culminar em um grave comprometimento mental, distúrbios motores, epilepsia ou acúmulo de líquido no cérebro potencialmente fatal. Surpreendentemente, nessa mulher, a ausência de cerebelo resultou apenas em uma ligeira deficiência motora e problemas leves de fala, que comprometem sua pronúncia tornando-lhe de um pouco lenta a moderada, efeitos que os médicos consideram “muito menores do que o esperado”. O caso evidencia a notável plasticidade do cérebro. 
Casos como esse são raros e interessantes para entender como o cérebro funciona análogo a um circuito que compensa as peças em falta”, afirma Mario Manto, pesquisador da Universidade Livre de Bruxelas, Bélgica, que desenvolve estudos sobre cerebelopatias. Os médicos da paciente sugerem que a função cerebelar normal pode ter sido assumida pelo córtex e futuramente, escaneamentos cerebrais poderão revelar a resposta.
Fonte: Woman of 24 found to have no cerebellum in her brain. Disponível em: http://www.newscientist.com/.
Khadija Jobim
Khadija Jobim
Técnica em Controle Ambiental, bióloga e atual mestranda em Sistemática e Evolução (UFRN). Tem interesse em Taxonomia, Ecologia e Evolução de Microorganismos.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -