spot_img
InícioGraduação & ProfissãoBiólogo de campo: vestimenta e itens importantes

Biólogo de campo: vestimenta e itens importantes

Ser biólogo de campo não é nada fácil, especialmente quando exploramos uma série de lugares diferentes que podem nos oferecer riscos e desafios. Por mais que estejamos com os melhores equipamentos e roupas, se você não estiver com água, de nada adiantarão os restantes dos itens. Ou seja, pequenos itens, como um cantil, são fundamentais em todas as saídas de campo. Nesse post você vai aprender o que levar e como se vestir para não passar apuros, evitar complicações futuras e acidentes.
VESTIMENTA
Calças
Dê preferência à tecidos mais resistentes e confortáveis, como o algodão. Dependendo de seu trabalho no campo, é possível optar por tecidos muito leves, porém menos resistentes, como o tactel.
Camisas (manga longa)
Esse tipo de roupa é essencial, especialmente porque as mangas longas protegem o braço todo, evitando queimaduras, arranhões em galhos e ajudam muito quando a área de estudo tem muitos pernilongos.
Meiões de futebol
Por mais que fique bem tosco, o meião é essencial nas saídas de campo porque ele oferece uma grande proteção contra os temidos carrapatos, especialmente quando são ainda larvas! Você ajusta a calça na perna, dobrando-a de tal forma que fique bem justa e em seguida levante o meião todo por cima dela. A calça dobrada e bem ajustada, quando dentro do meião, impede que os benditos carrapatos acessem a perna e subam para outras partes do corpo. Além disso, se você pisar em um formigueiro, as formigas não vão entrar por dentro da sua calça e subir, o que aconteceria se estivesse sem o meião com a boca da calça aberta expondo sua perna.
Perneira
Mesmo que os acidentes ofídicos no Brasil matem menos pessoas do que quedas de cavalo, uma perneira nunca será demais. Estando no mato constantemente você aumenta a probabilidade de encontrar serpentes, ou o pior, você pode não vê-las e ser picado! Nesse caso, com uma perneira o bote de uma serpente peçonhenta em uma pessoa distraída será em vão.
Chapéu
Chapéis de palha são muito recomendados por serem leves e protegerem muito bem o rosto e a cabeça. O ruim é que não podemos guardá-los em um espaço pequeno. Chapéis de pano são muito bem-vindos, como aqueles de pescadores, pois podemos dobrá-los e guardá-los em qualquer lugarzinho dentro da mochila.
PROTEÇÃO E CUIDADOS
Protetor solar
Esse item é fundamental em todas as saídas de campo. Por mais que seja desconfortável (eu praticamente odeio passar protetor), ele evita queimaduras e, principalmente, reduz drasticamente as chances de câncer de pele.
Remédios e primeiros socorros
É fundamental levar consigo uma necessaire contento os mais variados tipos de remédio. Monte um kit de remédios para situações que lhe podem ocorrer a qualquer momento: dor de cabeça, dor no estômago, azia, ânsia de vômito, vômito, diarréia, febre, dor de garganta, infecções, etc. Fale com sua mãe, ela saberá tudo que precisa levar caso ocorra algum desses problemas comuns. Além disso, vá em uma farmácia e monte um kit de primeiros socorros.
*Não utilize medicamentos sem conhecê-los e saiba sempre quais são as doses corretas para cada um deles.
ACESSÓRIOS E EQUIPAMENTOS

Cantil
Carregar água é fundamental, todos sabem. Você pode optar por diferentes tamanhos e formas de cantils ou garrafas. Eu prefiro levar uma garrafa térmica grande (6-8 litros), mas ela reduz a minha mobilidade e exige força para carregá-la. Caso se desloque de carro, leve uma ou até mais dessas! Quando a situação exige maior mobilidade e um trabalho mais tranquilo, opto por garrafas de água mineral, cabem perfeitamente na mochila ou no colete.

Faca
Uma faca nunca é demais. Não precisa ser uma faca cara e nem de marca, mas compre uma que aguente o tranco, como por exemplo, cortar galhos ou cavar pequenos buracos. No mais, ela servirá para cortar cordas, linhas, abrir trilhas, etc.
Lanterna
Mesmo que seu trabalho seja somente durante o dia, a lanterna sempre deve estar em sua mochila. Nunca se sabe. Vai que você se perde e precisa passar a noite no mato. Como faria para achar um lugar seguro e passar a noite, sem uma lanterna?
GPS ou Bússola
Não precisa ser um GPS daqueles mais conhecidos. Existem muitos baratos e bons, basta procurar bem. Esse equipamento permite a volta para um local seguro e conhecido, além de permitir a exploração de rotas novas, dando-lhe liberdade para se mover por onde quiser. Caso não tenha grana para comprar um GPS, a bússola é um complemento importante e pode ser levado para qualquer lugar sem ocupar muito espaço. Basta aprender a usá-la (é simples)!
Pilhas
De nada vale uma lanterna ou GPS sem pilhas! Leve sempre dois conjuntos de pilhas reserva ou mais.
Espero que estas dicas tenham sido úteis!
Você tem sugestões de itens importantes a serem levados para o campo? Comente aqui!
Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_img

POSTS RECENTES

- Advertisment -spot_img